psicologiaav1
31 pág.

psicologiaav1

Disciplina:Psicologia na Educação4.366 materiais225.001 seguidores
Pré-visualização8 páginas
Psicologia da Educação
	

	 1a Questão (Ref.: 201307187300)
	Pontos: 0,0  / 0,8

	A Psicologia é uma ciência bastante recente, tendo o seu início datado no final do século XIX. Para se constituir como área de conhecimento científico, a Psicologia precisou eleger objetos de estudo e construir explicações teóricas que se diferenciassem das explicações encontradas no senso comum. Marque a alternativa que apresenta uma diferença entre o conhecimento científico e o conhecimento advindo do senso comum.

		

	
	A diferença consiste na qualidade dos conhecimentos, pois o senso comum não apresenta valor no que se refere às explicações sobre o psiquismo.

	
	O conhecimento científico sempre é verdadeiro e o senso comum pode se tratar de uma ilusão, na medida em que é elaborado a partir da livre observação da realidade.

	
	Partindo da premissa que o senso comum é um conhecimento desorganizado sobre a realidade, é possível afirmar que o conhecimento científico é originado das camadas superiores da população.

	
	O conhecimento científico é verificado, transmitido e passível de refutação por outras teorias. Já o senso comum é uma tradição que faz parte da nossa cultura e nem sempre é questionado quanto a sua veracidade.

	
	O conhecimento científico é informal escolarizado e o senso comum é formalmente escolarizado.

	

	 2a Questão (Ref.: 201307175116)
	Pontos: 0,0  / 0,8

	Sobre a Psicologia todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:

		

	
	No século XIX surge a chamada psicologia experimental.

	
	O estudo da hipnose influenciou muitos médicos e cientistas.

	
	Charles Darwin foi o fundador da psicologia experimental.

	
	A medicina e a psiquiatria influenciaram muito o desenvolvimento da psicologia como ciência.

	
	Sigmund Freud é considerado o pai da psicanálise.

	

	 3a Questão (Ref.: 201307179763)
	Pontos: 0,0  / 0,8

	O condicionamento operante é utilizado nas escolas com o objetivo de moldar os alunos às expectativas do professor. Assinale a alternativa correta:

		

	
	O professor apresenta estímulo negativo ou aversivo após o comportamento de um aluno com o objetivo de aumentar a frequência daquele comportamento.

	
	Quando o professor quer que o aluno aumente a frequência de um comportamento desejado, como, por exemplo, ficar em silêncio na sala, ele não deve apresentar nenhum tipo de estímulo.

	
	O professor apresenta estímulo positivo após o comportamento de um aluno com o objetivo de aumentar a frequência daquele comportamento.

	
	Quando o aluno tira uma nota ruim, o professor deve apresentar um estímulo positivo com o objetivo de diminuir a frequência deste comportamento.

	
	Quando o aluno atrapalha a sala de aula, o professor deve apresentar um estímulo aversivo para o aluno com o objetivo de aumentar a frequência daquele comportamento.

	

	

	 4a Questão (Ref.: 201307178722)
	Pontos: 0,0  / 0,8

	Manutenção da atenção: direciona e mantém o raciocínio e o pensamento em uma determinada atividade denominada:

		

	
	Concentração.

	
	Atenção.

	
	Inteligência.

	
	Memória a longo termo.

	
	Cognição

	

	

	 5a Questão (Ref.: 201307187320)
	Pontos: 0,0  / 0,8

	De acordo com Gustavo Teixeira (2006), a depressão infantil é um problema de saúde pública e pode comprometer seriamente a vida acadêmica e relacional de crianças das mais diferentes inserções socioculturais por apresentar os seguintes sintomas:

		

	
	Alterações de humor, acompanhadas de estereotipias, interesses restritos, dificuldade de interação social e prejuízo na compreensão da linguagem.

	
	Queda do rendimento escolar, irritabilidade, isolamento em sala de aula e no recreio, tristeza, falta de motivação, choro fácil, queixas físicas (dores de cabeça, dores musculares), pensamentos recorrentes de morte.

	
	Comportamentos hostis e agressivos, dificuldade acadêmica causada pela intolerância às regras institucionais, oposição aos professores.

	
	Déficit de atenção e de memorização, comportamento hostil com colegas, atitudes de perseguição, difamação e agressão aos colegas.

	
	Queda no rendimento escolar, estereotipias, baixo nível de concentração e memorização, dificuldade na compreensão das metáforas e interesses restritos por alguns temas que nem sempre são os temas trabalhados na escola.

	

	

	 6a Questão (Ref.: 201307187386)
	Pontos: 0,0  / 0,8

	A ideia de que "as crianças constroem os seus conhecimentos ativa e socialmente" está relacionada à seguinte alternativa:

		

	
	estímulo consequente, condições ambientais

	
	behaviorismo; fatores ambientais, reforço positivo

	
	interacionismo, ambiente histórico

	
	ambientalismo, destino individual, embriologia

	
	inatismo, possibilidades naturais

	

	

	 7a Questão (Ref.: 201307178530)
	Pontos: 0,0  / 0,8

	No decorrer dos anos 1970, as pesquisas indicavam a crescente participação do próprio sistema escolar na produção do fracasso escolar, o que possibilitou teoricamente a superação da noção de:

		

	
	Escola como reprodutora das desigualdades sociais

	
	Escola inadequada, por agir na perspectiva de um aluno ideal

	
	Relação professor-aluno problemática, por ser perpassada por questões de classe social.

	
	Aluno-problema, por ser portador de dificuldades que lhe eram inerentes

	
	Professor-problema, por desconhecer os padrões culturais da criança pobre.

	

	

	 8a Questão (Ref.: 201307178711)
	Pontos: 0,0  / 0,8

	Em relação às explicações para o fracasso escolar, a psicologia escolar desenvolvida nas últimas duas décadas reconhece como mitos frequentes no pensamento educacional:

		

	
	Má alimentação; configuração familiar não tradicional e carência cultural.

	
	Má alimentação; reprodução da luta de classes no interior da escola; carência cultural

	
	Política econômica; reprodução da luta de classes no interior da escola e não acesso à cultura letrada.

	
	Pobreza; divisão social do trabalho e não acesso à cultura letrada

	
	Má alimentação; configuração familiar não tradicional e política econômica.

	

	

	 9a Questão (Ref.: 201307187375)
	Pontos: 0,0  / 0,8

	Pensando no professor que fundamenta suas ações no modelo construtivista, e diante de uma situação de distúrbio da aprendizagem, marque a única resposta que indique como o professor NÃO deve agir:

		

	
	Evitar que o aluno se sinta inferior.

	
	Considerar o problema de maneira serena e objetiva.

	
	Relegar ou ignorar a criança que não consegue superar sua dificuldade.

	
	Estimulá-lo a enfrentar o problema, procurando superar-se.

	
	Avaliar o desempenho do aluno pela qualidade de seu trabalho.

	

	

	 10a Questão (Ref.: 201307223307)
	Pontos: 0,0  / 0,8

	Apesar de poder ser utilizada em sala de aula e em situações do dia a dia, a aprendizagem por condicionamento é alvo de diversas críticas. Cite, pelo menos, duas críticas à aplicação da teoria comportamental (behaviorismo) em sala de aula.

		

	
Resposta:

	

Gabarito: Torna o ensino "massante", sem sentido, empobrecendo a relação pedagógica, funcionando como falsa motivação (extrínseca), de fora para dentro, uma vez que não envolve o aluno com o objeto de estudos, e este é visto como sujeito passivo no processo de conhecer.

	

	

	 11a Questão (Ref.: 201307214231)
	DESCARTADA

	Observe esse relato e responda ao que é pedido no final no texto. Algumas crianças da turma 301 têm dificuldade de aprendizagem e como não conseguem acompanhar os conteúdos trabalhados nos livros didáticos apresentam baixo grau de motivação e compreensão. A professora tem deixado-os sem recreio por vários dias seguidos, mas o comportamento e a concentração dos mesmos não melhoram. Aliás, ficam