psicologiaav1
31 pág.

psicologiaav1

Disciplina:Psicologia na Educação3.376 materiais194.207 seguidores
Pré-visualização8 páginas
mais agitados e agressivos. A professora acha que a maioria dos alunos é portadora de transtornos comportamentais, mas a orientadora educacional já explicou que apenas alguns alunos apresentam essa condição. Os demais estão com dificuldade de manterem o autocontrole, porque vivem em situação de risco e não recebem limite de suas famílias.
Como esta professora pode utilizar o sistema de fichas para melhorar o motivação, atenção seletiva e autocontrole de sua turma e assim superar a dificuldade de aprendizagem?

		

	
Resposta:

	

Gabarito: Ela pode eleger os comportamentos adequados que melhorem a concentração, a organização para os estudos e a motivação para a aprendizagem e recompensar semanalmente todos os alunos que apresentarem bons rendimentos nesta proposta comportamental.

	

	 1a Questão (Ref.: 201307153327)
	Pontos: 0,8  / 0,8

	É considerado o mecanismo de defesa mais evoluído. Os desejos afetivos, quando não podem ser literalmente realizados, são canalizados pelo ego para serem satisfeitos em atividades simbolicamente similares e socialmente produtivas. Este mecanismo de defesa chama-se:

		

	
	Deslocamento.

	
	Isolamento.

	
	Formação reativa.

	 
	Sublimação.

	
	racionalização.

	

	

	 3a Questão (Ref.: 201307156896)
	Pontos: 0,8  / 0,8

	O erro possui uma função no processo educativo na perspectiva sócio-histórica. Para Vygotski, os alunos erram porque:

		

	
	Não estão prontos para assimilar aquele conhecimento devido a um bloqueio mental.

	 
	Expressam seus pontos de vista, que são ponto de partida para o processo educativo

	
	Apresentam imaturidade neurológica, emocional ou intelectual e é preciso respeitar o ritmo de seu amadurecimento.

	
	Apresentam déficits devido ao ambiente em que vivem e interagem.

	
	Apresentam deficiências nos aspectos endógenos do processo da cognição.

	

	

	 5a Questão (Ref.: 201307153314)
	Pontos: 0,8  / 0,8

	Leia com atenção as afirmações abaixo:
I - Os psicólogos estudam funções básicas, tais como aprendizagem, memória, linguagem, pensamento, emoções e motivações.
 II - A subjetividade é a maneira de sentir, pensar, fantasiar, sonhar, amar e fazer de cada um.
 III - Os psicólogos e os psicanalistas têm como formação básica a medicina.
IV - Os psicólogos sociais concentram-se nas influências que os grupos e a sociedade exercem sobre os indivíduos.
 
 Estão CORRETAS somente as afirmações:

		

	
	II, III e IV.

	
	I e III.

	
	I, II e III.

	
	III e IV.

	 
	I, II e IV.

	

	

	 6a Questão (Ref.: 201307155035)
	DESCARTADA

	Ao descrever os efeitos discriminativos dos estímulos punitivos, Catania mostra um efeito colateral que pode ocorrer, porque os estímulos punitivos podem adquirir propriedades discriminativas, como quando uma resposta é reforçada apenas quando também é punida. Um experimento com pombos, que  foi realizado nesse estudo, ilustra a afirmativa.
Observe a figura 6.4 apresentada no texto de Catania.

 
Primeiro duas condições se alternaram: as bicadas do pombo não produziam nem alimento nem choque, ou as bicadas sempre produziam choque e, ocasionalmente, alimento. Nas sessões descritas nesta figura 6.4, nenhuma comida era apresentada
 
Assinale a alternativa correta:
 

		

	
	Para o pombo 2, as taxas de resposta permanecem baixas quando começaram a produzir um choque e aumentaram quando o choque foi descontinuado;

	
	Para ambos os pombos, as taxas de resposta, inicialmente altas, diminuíram quando começaram a produzir um choque e aumentaram aos níveis prévios, quando o choque foi descontinuado.

	
	Para o pombo 1, as taxas de resposta, inicialmente baixas, aumentaram quando começaram a produzir um choque e aumentaram, também, quando o choque foi descontinuado;

	 
	Para ambos os pombos, as taxas de resposta permanecem baixas, quando começaram a produzir um choque e aumentaram quando o choque foi descontinuado;

	 
	Para ambos os pombos, as taxas de resposta, inicialmente baixas, aumentaram quando começaram a produzir um choque e decresceram aos níveis prévios, quando o choque foi descontinuado;

	

	

	 7a Questão (Ref.: 201307165559)
	Pontos: 0,8  / 0,8

	Ao estudar os diferentes conceitos de aprendizagem e relacioná-los ao fracasso escolar, julgue os itens a seguir:
I. Pelo fato de a aprendizagem ser um processo que ocorre entre subjetividades, nunca uma única pessoa pode ser culpada pelo fracasso escolar.
II. A busca incansável e imediata pela perfeição leva à rotulação daqueles alunos que não se encaixam nos parâmetros impostos.
III. É preciso distinguir aquilo que é próprio da criança, em termos de dificuldades, daquilo que ela reflete em termos do sistema em que se insere.
IV. Aprender, fundamentado no modelo piagetiano, passa pela observação do objeto, pela ação do indivíduo sobre o meio.
Podemos afirmar que:

		

	 
	Há quatro afirmativas corretas.

	
	Não há afirmativa correta.

	
	Há apenas uma afirmativa correta.

	
	Há apenas duas afirmativas corretas.

	
	Há apenas três afirmativas corretas.

	

	

	 8a Questão (Ref.: 201307153632)
	Pontos: 0,8  / 0,8

	Sobre o behaviorismo, todas as opções estão corretas EXCETO:

		

	
	Behavior, palavra inglesa que quer dizer comportamento.

	
	Um evento psicológico começa com um estímulo e termina com uma resposta.

	
	Por serem os animais sujeitos ideais para o estudo dos comportamentos objetivos e manifestos, a maioria das pesquisas behavioristas tem sido feita com animais ou com técnicas desenvolvidas em pesquisas com eles.

	 
	Se ocupa do confronto entre a interação social e o comportamento das pessoas.

	
	Skinner, behaviorista, usava esta abordagem para modelar o comportamento humano.

	

	

	 9a Questão (Ref.: 201307156719)
	Pontos: 0,0  / 0,8

	A aproximação entre psicologia e pedagogia, por meio da psicologia escolar, em uma perspectiva crítica, caracteriza-se por:

		

	 
	Apresentar o conhecimento da natureza humana individual sobreposta às circunstâncias sociais que cercam o homem e estão presentes na sala de aula.

	
	Fazer a crítica das relações de produção que atuam na nossa sociedade

	
	Compreender as situações escolares a partir dos bloqueios, imaturidade, agressividade das crianças em seu processo de desenvolvimento social.

	
	Explicar os fatores causadores do comportamento humano, ou seja, os processos psicológicos internos: emoções, sentimentos e ideias.

	 
	Fornecer apoio na leitura das relações entre o indivíduo e a sociedade de classes, marcada pela dominação do homem pelo homem e suas consequências para o processo de escolarização

	

	 10a Questão (Ref.: 201307201491)
	Pontos: 0,8  / 0,8

	O Ensino tecnicista surgiu nos Estados Unidos na segunda metade do século XX inspirado, principalmente, nas teorias behavioristas da aprendizagem e buscava adequar a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica. No Brasil entre 1960 e 1970, chegou com o nome "tecnicismo educacional". Que práticas educacionais podem ser consideras tecnicistas?

		

	Gabarito: Práticas em que se observe o controle do meio com a finalidade de obter uma resposta desejada, no caso a aprendizagem, a boa convivência. Exemplo de controle do meio: pautas com a frequência escolar, o programa escolar, as avaliações, os recursos didáticos, dentre outros elementos utilizados visando à aprendizagem ou a boa convivência, além de exercícios de repetição, memorização, estudo dirigido, práticas punitivas quando o aluno apresentasse uma resposta "inadequada", fazendo, inclusive, com que outros alunos, apenas com a observação, não reproduzissem o ato indesejado que gerou a punição; e recompensas, mediante manifestação de um comportamento esperado.