psicologiaav1
31 pág.

psicologiaav1

Disciplina:Psicologia na Educação2.813 materiais171.257 seguidores
Pré-visualização8 páginas
11a Questão (Ref.: 201307203844)
	Pontos: 0,8  / 0,8

	O filme Orquestra dos Meninos (2009), dirigido por Paulo Thiago, apresenta uma produção baseada em fatos reais, com história passada nos anos de 1980 em Pernambuco, sobre o maestro Mozart Vieira. Na história, Mozart é um jovem que decide ensinar música para crianças e adolescentes que trabalham no campo e que tem como resultado de sua ação: a ira de alguns políticos locais e o sucesso na formação sensível e apurada dos jovens músicos. Os jovens transformaram completamente sua vida, seus comportamentos e sua forma de estar no mundo, pois através da música tornaram-se mais críticos e fortalecidos subjetivamente. Como explicar, utilizando a concepção sociointeracionista do desenvolvimento e aprendizagem, o sucesso das crianças lavradoras em conseguirem atingir esse nível de desenvolvimento?

		

	Gabarito: Ninguém nasce pronto, todos se constituem ao longo da vida e dependendo das interações sociais que participar. Neste caso, a atuação do maestro serviu como uma importante mediação para a construção de funções cognitivas e psicológicas bem diferentes daquelas aprendidas no trabalho do campo.

	

	 1a Questão (Ref.: 201307449013)
	Pontos: 0,8  / 0,8

	A escola contemporânea democrática está sempre em defesa do humanizar, assegurando a aprendizagem. Nessa perspectiva de atender aos desafios, a escola se organiza internamente reconhecendo, admitindo e respeitando as(os):

		

	
	convênios, discriminação, individualismo.

	
	qualidades, desigualdade social, fisiologias.

	
	diversidades, fisiologias, articulações políticas partidárias.

	 
	diversidades, diferenças sociais, potencialidades.

	
	fisiologias, preconceito, analfabetismos.

	

	 2a Questão (Ref.: 201307484939)
	Pontos: 0,8  / 0,8

	Em uma sala de aula da educação infantil, um aluno chegava sempre empolgado para mostrar a tarefa de casa à professora. Ela não dava muita atenção e dizia que depois olharia e, muitas vezes, nem olhava. Com o tempo o aluno deixou de ter esse comportamento. Qual o nome desse mecanismo de condicionamento? Justifique:

		

	Gabarito: Trata-se da extinção de um comportamento, que ocorre quando o mesmo não é reforçado.

	

	 3a Questão (Ref.: 201307455689)
	Pontos: 0,8  / 0,8

	Qual das sentenças abaixo correspondem a uma sequência de situações em que foi utilizado:
1) reforço positivo, 2) reforço negativo e 3) extinção de comportamento?

		

	
	1) a criança foi ignorada; 2) a criança foi premiada por ter obedecido e 3) a criança ficou de castigo por não ter cumprido o prazo para entrega da tarefa.

	 
	1) a criança chorou até ganhar o sorvete; 2) a criança ficou sem ver televisão, pois não estudou; e 3) a criança berrou, mas ninguém lhe deu ouvidos.

	
	1) a criança berrou até dormir;  2) a criança ganhou um presente depois que fez o dever; e  3) a criança levou um tapa por não estudar.

	
	1) a criança chegou atrasada na escola, mas entrou; 2) a criança pediu ajuda, mas ninguém lhe ouviu; e 3) a criança caiu depois de não obedecer.

	
	1) a criança comeu a comida e ganhou a sobremesa; 2) a criança fez birra e a mãe não lhe deu atenção; e 3) a criança não fez o dever de casa e a mãe não deu atenção.

	

	

	 4a Questão (Ref.: 201307436700)
	DESCARTADA

	A estrutura de personalidade descrita por Freud que dá juizo de realidade é:

		

	
	Id

	 
	Ego

	
	Alterego

	 
	Superego

	
	Consciente

	

	

	 5a Questão (Ref.: 201307440351)
	Pontos: 0,8  / 0,8

	Freud considera que o desenvolvimento psicossexual se desenrola em qual sequência:

		

	
	Fase anal, oral, latência, fálica e genital

	
	Fase oral, anal, genital, latência e fálica

	
	Fase oral, latência, anal, genital e fálica

	
	Fase anal, oral, genital, fálica e latência.

	 
	Fase oral, anal, fálico, latência e genital

	

	

	 6a Questão (Ref.: 201307441320)
	Pontos: 0,8  / 0,8

	Imagine um garoto institucionalizado, com um atraso de desenvolvimento, e que frequentemente se engaja em comportamentos autolesivos, tais como bater a cabeça ou enfiar o dedo nos olhos. Suponha que este comportamento está sendo mantido, em grande parte, pelos atendentes da instituição, e funciona como um reforçador. Um procedimento adequado, neste caso, seria empregar a atenção para reforçar uma resposta alternativa que seja incompatível com o comportamento autolesivo, que diminuirá à medida que a resposta alternativa aumentar de frequência. Esse procedimento é denominado:

		

	
	Reforçador condicionado de comportamento análogo;

	
	Reforçador arbitrário intrínsico;

	
	Reforçador incondicionado e independente direto;

	 
	Reforço diferencial de outro comportamento;

	
	Reforçador generalizado intrínsico;

	

	

	 7a Questão (Ref.: 201307437092)
	Pontos: 0,0  / 0,8

	Sobre Vygotsky, todas as afirmações estão corretas, EXCETO:

		

	 
	Segundo Vygotsky o aprendizado vem antes do desenvolvimento.

	
	Vygotsky leva em consideração dois tipos de desenvolvimento: real e proximal.

	 
	Vygotsky apresentou uma visão interacionista.

	
	Vygotsky levantou a questão da relação entre ensino e a aprendizagem escolar e desenvolvimento cognitivo.

	
	Vygotsky afirma que a criança deve ser ativa na aquisição dos conhecimentos.

	

	

	 8a Questão (Ref.: 201307438486)
	Pontos: 0,0  / 0,8

	"É possível que as correlações acidentais no tempo entre as respostas, os estímulos e os reforçadores não exerçam controle sobre o comportamento?... Uma das características das correlações acidentais entre os eventos comportamentais e ambientais é a variabilidade. Cada aspecto do comportamento pode variar e, contudo, ser contíguo com um reforçador. Se os animais forem sensíveis a essa diferença, eles poderão detectar aqueles eventos sobre os quais seu comportamento não tem controle real." (Herrnstein, citado por Catania, Artmed, p.185). 
Esta citação sugere que: 

		

	
	a relação entre os estímulos e o eliciador da resposta pode ser afetada de maneira diferente por contiguidades referentes somente à resposta-reforçador causais;

	 
	a relação entre as respostas e o reforçador pode ser afetada de maneira diferente por contiguidades resposta-reforçador causais ou acidentais;

	
	a relação entre os estímulos e o eliciador da resposta pode ser afetada de maneira diferente por contiguidades referentes somente à resposta-reforçador acidentais;

	
	a relação entre os estímulos e o eliciador da resposta pode ser afetada de maneira diferente por contiguidades resposta-reforçador causais ou acidentais;

	 
	a relação entre as respostas e o reforçador pode ser afetada de maneira diferente por contiguidades referentes somente à resposta-reforçador causais.

	

	

	 9a Questão (Ref.: 201307440344)
	Pontos: 0,0  / 0,8

	As concepções de fracasso escolar de Perrenoud e Patto diferem entre si. Para Patto, fracasso escolar refere-se:

		

	
	À não realização do ideário liberal de que a universalização e a diversificação do ensino promoveriam a igualdade de oportunidades, garantindo um regime democrático

	
	Ao fracasso na realização de uma utopia de escola, em que cada um aprenderia livre e inteligentemente coisas úteis para a vida.

	 
	À ação pedagógica que não alcançou sua meta em uma escola cuja organização impede que se tente tomar medidas específicas efetivas

	 
	À repetência e à evasão em altos índices ou, mais recentemente, à permanência na escola dos excluídos, cujo âmbito abrange o sistema educacional brasileiro marcado pela seleção social que operacionaliza

	
	À inadequação do ensino e do alunado à consecução dos objetivos da educação nacional, compromissada com os pressupostos e as finalidades da emancipação.

	

	

	 10a