psicologiaav1
31 pág.

psicologiaav1

Disciplina:Psicologia na Educação3.376 materiais194.207 seguidores
Pré-visualização8 páginas
sala de aula da quinta série do primeiro grau é composta por 40 alunos. Os professores reclamam da indisciplina da sala e da impossibilidade de ministrar aulas na sala, afirmam ainda que os alunos não são respeitados pelos professores e nem pelos colegas. Segundo a perspectiva do ensino significativo, qual deve se o procedimento dos professores?

		

	
	Selecionar alguns alunos da sala, para que eles possam auxiliar o professor a identificar os alunos problemas, para garantir uma punição eficaz.

	
	Punir de forma mais adequada os alunos, para garantir o maior controle da sala.

	
	Punir os alunos que estão desrespeitando o professor, para que eles sirvam de exemplo aos outros .

	 
	Construir junto aos outros professores regras mais rígidas e informar estas regras e as punições.

	 
	Construir junto aos alunos as regras e as possíveis sanções

	

	

	 8a Questão (Ref.: 201307223760)
	Pontos: 0,8  / 0,8

	Um aluno numa instituição de ensino apresenta dificuldade de compreensão de leitura e de resolução de problemas, mas tem desempenho levemente acima da média com ortografia, grafia e produção textual. A instituição possui um sistema próprio de categorização. Considerando que todas as alternativas abaixo representam categorias válidas no sistema de classificação da instituição, qual delas representa pelo menos um dos transtornos deste aluno:

		

	
	Automaticidade;

	
	Fluência verbal;

	
	Anitipismo evolutivo.

	 
	Raciocínio lógico;

	
	Expressão escrita;

	

	

	 9a Questão (Ref.: 201307234383)
	Pontos: 0,0  / 0,8

	Ao construir a sua proposta político-pedagógica, a Escola Gente Feliz pensa em introduzir metodologias de interação que levem à promoção da autonomia moral. Marque a única alternativa em que todas as ações fazem parte de uma proposta educativa para a autonomia moral das crianças do ensino fundamental.

		

	 
	Os gestores que são as melhores pessoas para planejar o cotidiano de uma escola que se destina à educação moral permitem que as turmas se autorregulem diariamente, mas se algum planejamento der errado, as crianças são punidas com a suspensão de todos os diretos de recreação.

	
	A rotina das crianças é planejada pelos coordenadores que já entregam o planejamento pronto para o educador executar e ao final do dia, crianças e educadores são avaliados quanto ao seu rendimento e produtividade.

	
	Todos os dias as crianças conversam sobre o planejamento de sua rotina, registram suas escolhas e são avaliados por um professor que confere quantitativamente qual o resultado que cada criança alcançou dentro de suas metas estabelecidas.

	
	As crianças são incentivadas, todos os dias, a punir os colegas que não respeitaram as regras, pois na democracia, é necessário que haja um forte sistema de punição para todos aqueles que não respeitam as regras.

	 
	Todos os dias as crianças planejam a sua rotina juntamente com o educador, registram os encaminhamentos e fazem uma autoavaliação e avaliação da participação do grupo para o bom andamento das atividades.

	

	

	 11a Questão (Ref.: 201307272710)
	Pontos: 0,8  / 0,8

	Leia o relato desta mãe: Meu filho não consegue aprender a ler! Pedro já está cursando o 1º. ano do ensino fundamental pela terceira vez e ainda não aprendeu a ler. Suas professoras me deram explicações diferentes para a sua dificuldade. No primeiro ano de reprovação a professora me explicou que ele era imaturo para acompanhar a turma. No segundo ano de repetência, a professora explicou que ele não tinha feito educação infantil e, por isso, não tinha coordenação viso-motora, concentração e desenvolvimento de letramento para aprender a ler. Na última reunião, a professora disse que aos 9 anos de idade e sem saber ler, ele só poderia ser uma aluno com dificuldade ou com transtornos de aprendizagem e, por isso, deveria ficar reprovado novamente. Eu como mãe me pergunto: - "O que a escola e as professoras fizeram para ajudar meu filho em seu processo de aprendizagem cheio de dificuldades?".
Dentro das possíveis explicações para o fracasso deste aluno, cite e explique dois argumentos que poderiam ter sido usados pela concepção inatista de desenvolvimento e aprendizagem para explicar as sucessivas reprovações desse aluno.

	

	Gabarito: Para a concepção inatista de desenvolvimento e aprendizagem, Pedro nasceu com dificuldades de aprendizagem porque herdou de seus pais a mesma dificuldade. O professor e a escola pouco poderão fazer para solucionar o problema dele, pois o que vem estabelecido geneticamente não consegue ser transformado pelo ambiente, determinado está.

 5a Questão (Cód.: 11021)
7a sem.: Desenvolvimento
Pontos: 1,0  / 1,0

Os mecanismos de defesa são os diversos tipos de processos psíquicos, cuja finalidade consiste em afastar um evento gerador de angústia da percepção consciente. São tipos de mecanismos de defesa, EXCETO:
 Identificação.
 Sublimação.
 Isolamento.
 Condensação.
 Projeção.

 7a Questão (Cód.: 27632)
3a sem.: Tese da hereditariedade
Pontos: 0,5  / 0,5

Pensando na concepção de desenvolvimento e aprendizagem inatista, como você explicaria o aumento da delinquência juvenil no Brasil?

 o fato de o crime organizado estar muito próximo dos jovens produz modelos de imitação que não possibilitam outra forma de vida para os jovens.
 o consumo de drogas ocorre devido a conflitos familiares.
O aumento do uso de drogas por parte dos pais tem elevado o nascimento de crianças com potencial para a marginalidade.
 o aumento do tráfico de drogas nas comunidades e evasão escolar tem elevado a marginalidade.
 a falta de escola e oportunidade de emprego gera o aumento da delinquência juvenil.

 10a Questão (Cód.: 10988)
1a sem.: Introdução à Psicologia
Pontos: 0,5  / 0,5

Sobre a Psicologia as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:

 A psicologia é o estudo da mente e da alma humana.
 Os psicólogos estudam funções básicas tais como aprendizagem, memória, linguagem, pensamento, emoções e motivações.
 A subjetividade é a maneira de sentir, pensar, fantasiar, sonhar, amar e fazer de cada um.
 Os psicólogos sociais concentram-se nas influências que os grupos e a sociedade exercem sobre os indivíduos.
 O senso comum e a ciência são as únicas formas de conhecimento que o homem possui para descobrir e interpretar a realidade.

	

	 2a Questão (Cód.: 47464)
	4a sem.: processo de aprendizagem
	Pontos: 1,5  / 1,5

	Um dos enganos da Psicologia foi o de pretender, através de "testes", medir habilidades/características de seres humanos como "dados", como "coisas objetivas" que podem ser comparadas, mensuradas, classificadas. A inteligência, assim concebida, resulta de pontuações/cálculos matemáticos realizados por especialistas na área da psicometria; os alunos passam a receber rótulos de normais ou anormais, capazes ou incapazes. Tais classificações ainda podem ser facilmente encontradas no âmbito das escolas públicas, destinadas às camadas populares, apesar da difusão de importantes teorias e estudos sobre os aspectos biopsicossociais do ser humano, a partir, principalmente, de meados do século XX.
Assim, analise a importância de o professor conhecer o contexto sociocultural dos alunos e princípios básicos de processo pedagógico que vise à emancipação humana.
 

	

Gabarito:
Torna-se fundamental o professor conhecer, investigar a história de vida do aluno, legitimando "outros" saberes tão importantes quanto o domínio cognitivo, e que também são formativos (formação integral), rompendo com o determinismo, com a visão fatalista de mundo, própria da tese da hereditariedade e da psicometria, cuja responsabilidade pelo fracasso ou sucesso escolar e na vida é do indivíduo, se ele apresenta ou não dotes naturais medidos via instrumentos de medida; tendo como finalidade maior, no processo de avaliação escolar,