psicologiaav1
31 pág.

psicologiaav1

Disciplina:Psicologia na Educação3.376 materiais194.207 seguidores
Pré-visualização8 páginas
que não tem estrutura física para o jogo.

	
	Discordar da opinião do colega, argumentando a favor de sua forma de pensar o mundo.

	
	Difamar as meninas com comentários sobre a sua sexualidade, não permitir que alguns colegas façam trabalhos em grupo, não devolver material escolar que foi pego emprestado.

	
	Não emprestar material escolar, não permitir que faça trabalho em grupo e colocar apelidos em colegas de escola.

	

	

	

 7a Questão (Ref.: 201307191696)
	Pontos: 0,8  / 0,8

	A diretora de uma escola pediu a orientação de sua pedagoga para solucionar o problema dos atrasos e das faltas que vinham se tornando cada vez mais frequentes entre os profissionais de apoio - responsáveis pela limpeza e segurança da escola. A pedagoga percebeu que as faltas ocorriam principalmente no final do mês, quando os profissionais preferiam faltar para fazer um trabalho extra que fosse remunerado, porque ganhariam um valor maior que o descontado pela falta. A pedagoga sugeriu que a diretora elegesse o funcionário do mês, de acordo com os critérios de pontualidade, assiduidade e eficiência. Além disso, desenvolveu um programa de premiação que consistia em dar direito a folgar um dia no mês e ganhar uma cesta básica para o funcionário eleito. Identifique neste episódio qual a técnica adotada para condicionar o comportamento dos funcionários e sua correta explicação.

		

	
	Foi utilizado um estímulo aversivo para extinguir o comportamento de faltar no final do mês.

	
	A técnica faz parte de um condicionamento baseado na punição do comportamento de faltas para aumentar a frequência dos comportamentos adequados (pontualidade, assiduidade e eficiência).

	
	A pedagoga sugeriu uma técnica de reforço positivo para gerar uma sensação agradável e aumentar a frequência dos comportamentos de assiduidade, eficiência e pontualidade.

	
	A diretora utilizou um reforço positivo, pois retirou o estímulo aversivo que seria trabalhar na escola um dia do final do mês.

	
	Foi utilizada uma técnica de reforço negativo, pois desejavam eliminar um comportamento inadequado (faltas) e, para isso, aplicaram um estímulo aversivo, que foi gerar a competitividade entre os profissionais.

	

	

	 8a Questão (Ref.: 201307182892)
	Pontos: 0,8  / 0,8

	A repetência é a constatação de um grande número de alunos que estão em séries avançadas e não estão alfabetizados, nos impõe a necessidade de pensar na questão do fracasso escolar, hoje no Brasil. Em relação ao fracasso escolar pode-se afirmar que:

		

	
	O fracasso escolar e a aprendizagem são resultados de contextos: históricos, socioeconômicos e culturais.

	
	O problema da repetência dos alunos e do mal aproveitamento dos conteúdos é resultado da má formação do professor.

	
	O fracasso escolar é resultado de um comportamento individual e isolado.

	
	O fracasso escolar deve ser resolvido aplicando regras mais rígidas, para que o aluno perceba o valor da educação.

	
	O fracasso escolar deve ser associado às crianças e jovens provenientes dos segmentos mais empobrecidos da população.

	

	

	 10a Questão (Ref.: 201307226952)
	DESCARTADA

	(UFF/2007). Desenvolva sumariamente a seguinte questão: A contribuição da perspectiva sócio-histórica para a psicologia da educação.

		

	

	Gabarito: Vygotsky concebe a criança como um ser ativo e que constantemente cria hipóteses sobre seu ambiente. Sua visão de desenvolvimento e aprendizagem é baseada na concepção de que o pensamento é construído paulatinamente num ambiente que é histórico, e essencialmente social. Defende a idéia de contínua interação entre as mutáveis condições sociais e a base histórica do comportamento humano. Assim, espera-se que os agentes da escola, através da intervenção pedagógica, compreendam que as funções mentais mais complexas dependem da natureza das experiências sociais, incluindo as escolares, a que as crianças são expostas. Convém ainda ser ressaltado o fato de que a linguagem utilizada na interação social, especialmente na relação professor-aluno, desempenha um papel significativo na formação do pensamento complexo e abstrato do aluno.

	

	

	 11a Questão (Ref.: 201307226402)
	Pontos: 0,2  / 0,8

	Em uma sala de aula do Ensino Fundamental, após fazer no caderno diversas "continhas de dividir", passadas no quadro pela professora, um aluno foi tentar resolver uma atividade do livro com o seguinte enunciado: "Pedro, Miguel e João ganharam do dono do mercadinho 90 balas no Dia das Crianças. Chegando em casa eles foram repartir igualmente as balas. Com quantas cada um ficou?". O aluno não conseguiu resolver e perguntou para a professora: ¿É continha de quê?¿. Com base neste caso é possível afirmar que o aluno teve uma aprendizagem significativa em relação à operação de divisão? Justifique:

		

	

	Gabarito: A aprendizagem não foi significativa, visto que o aluno não consegue aplicar as operações para resolver problemas. Ele aprendeu a executar continha e não o raciocínio da divisão. Quando supostamente "aprendeu" na escola, não houve relação direta, articulação da teoria, do conhecimento, da ciência com a realidade do educando.

	

	

	 2a Questão (Ref.: 201307334404)
	Pontos: 0,8  / 0,8

	As teorias psicológicas apresentam diferentes pressupostos científicos e filosóficos que constituem diferentes modelos do desenvolvimento humano. As teorias do desenvolvimento humano explicam de maneira diferente as relações entre os fatores biológicos e sociais e sua importância no desenvolvimento do indivíduo. Sobre a temática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Na perspectiva inatista, também conhecida como apriorista, as capacidades básicas de cada ser humano, valores, comportamentos, formas de pensar e de conhecer já se encontram praticamente prontas no nascimento do sujeito. ( ) A corrente ambientalista atribui exclusivamente ao ambiente a constituição das características humanas e privilegia a experiência como fonte de conhecimento e de formação de hábitos de comportamentos. ( ) Segundo a perspectiva ambientalista, ter ou não bom desempenho é explicado pelas características hereditárias do sujeito, e não a partir da relação dialética entre condições de ensino e oportunidades de aprendizagem. ( ) De acordo com a abordagem ambientalista, o interesse é controlar o comportamento do aluno, pressupõe-se que ele seja um indivíduo passivo frente às pressões do meio, que tem seu comportamento moldado, manipulado, controlado e determinado pelas definições do ambiente em que vive. Assinale a seqüência correta.

		

	
	V, V, F , V

	
	F, F, V ,V

	
	F, V, V,V

	
	V, V, V,V

	
	F, F, F ,V

	

	

	 4a Questão (Ref.: 201307190204)
	Pontos: 0,0  / 0,8

	A afirmativa "o behaviorismo inspira práticas pedagógicas direcionadas para fins antecipadamente previstos e planejados, o que torna possível desenvolver instrumentos para obtê-los" corresponde a(à):

		

	
	Manipulação de instrumentos de acordo com o desejo dos alunos

	
	Práticas significativas baseadas no contexto sociocultural

	
	Práticas facilitadoras, construtivas e criativas

	
	Escolha de materiais pedagógicos baseados no nível de conhecimento do aluno

	
	Controle do ambiente para obtenção de respostas planejadas

	

	

	 5a Questão (Ref.: 201307183459)
	Pontos: 0,8  / 0,8

	Uma professora de educação infantil fez um contrato com sua turma de alunos de 4 anos que precisavam estar mais concentrados no momento da rodinha, pois todos queriam falar ao mesmo tempo e não estavam conseguindo ouvir os colegas. Depois de conversar sobre essa necessidade da escuta e da participação mais organizada no momento da rodinha, ela resolveu utilizar a seguinte estratégia: Cada vez que uma criança