Buscar

Súmula Vinculante Lei 11.417/2006

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Lei 11.417/2006
Súmula Vinculante
Requisitos:
Reiteradas decisões sobre matéria constitucional;
Exigência a partir da sua publicação no Diário Oficial;
Feitos em face dos demais órgãos do Poder Judiciário e administração pública direta e indireta nas três esferas de poder;
Pode ser editada de ofício ou por provocação;
Objeto da SV: busca a validade, a interpretação e a eficácia de normas determinadas, sobre controvérsias que acarretem grave insegurança jurídica e relevante multiplicação de controvérsias semelhantes.
PGR: deve se manifestar previamente à edição, revisão ou cancelamento, caso não seja o proponente.
Quórum: 2/3 dos membros do STF em sessão plenária.
Prazo para publicação: no DJ e no DOU, 10 dias após a sessão.
Legitimados: mais abrangente do que os legitimados da ADI e ADC. Além dos legitimados para ADI, acrescenta-se o Defensor Público-Geral da União, Tribunais Superiores, TJs dos Estados e do DF, TRFs, TRTs, TREs e TMs.
Municípios: a lei confere tratamento diferenciado. A legitimidade é incidental ao processo em que for parte, não autorizando a suspensão do processo.
Terceiros: não possuem legitimidade. Podem ser admitidos durante o processo por decisão irrecorrível do Relator nos termos do RISTF.
Eficácia: em regra, é imediata. Exceção quando houver razões de segurança jurídica ou excepcional interesse público, oportunidade em que o STF, por decisão de 2/3 de seus membros, restringirá seus efeitos ou decidirá que terá eficácia em outro momento.
 Revogação ou modificação da lei: acarretará a revogação ou cancelamento da SV pelo STF conforme o caso, seja por provocação, seja de ofício.
Suspensão dos processos com questões idênticas: não ocorre. Os processos mantêm seu curso normal de andamento.
Contrariedade, negativa de vigência ou aplicação indevida da SV: seja ato judicial, seja ato administrativo, acarretará reclamação perante o STF, sem prejuízo dos recursos ou outros meios de impugnação.
Obs.: Contra omissão ou ato da administração pública, o uso da reclamação só será admitido após esgotamento das vias administrativas.
 Procedência da reclamação: acarretará a anulação do ato administrativo ou cassação da decisão judicial impugnada, com determinação de que outra seja proferida, com ou sem a aplicação da súmula.
Consequência do não atendimento da reclamação: responsabilização pessoal nas esferas civil, criminal e administrativa.
RISTF: aplicação subsidiária.

Outros materiais