gestao ambiental-av1
4 pág.

gestao ambiental-av1

Disciplina:Gestão de Projetos Tecnológicos1.796 materiais6.470 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Professor:
	SIMARA FERREIRA BRUNO
	Turma: 9003/C

	Nota da Prova: 2,5 de 8,0        Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 05/10/2013 08:08:56

	

	 1a Questão (Ref.: 201201838164)
	Pontos: 0,0  / 0,5

	A Lei Federal nº 6938/81, da Política Nacional do Meio Ambiente, criou o SISNAMA ¿ Sistema Nacional do Meio Ambiente ¿ que é constituído de órgãos e entidades da União, dos Estados dos Municípios e do Distrito Federal e das Fundações instituídas pelo Poder Público. É formado:

		

	 
	por representantes legais do Ministério do Meio Ambiente e das secretarias estaduais e municipais de meio ambiente.

	
	por representantes da sociedade civil organizada.

	 
	pelo Conselho do Governo, Conselho Nacional do Meio Ambiente, Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Instituto Chico Mendes e pelos órgãos seccionais e locais.

	
	por universidades, organizações-não-governamentais, entidades de classe e representantes da sociedade de todos os estados brasileiros.

	
	pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente e pelos conselhos estaduais e municipais.

	

	

	 2a Questão (Ref.: 201201841861)
	Pontos: 0,0  / 1,0

	O ICMS Sócio-Ambiental tem representado um grande avanço na tentativa de encontrar um modelo de gestão ambiental entre as unidades federativas e os municípios no Brasil. Sobre o referido tributo, é INCORRETO afirmar.

		

	
	Considera-se Unidade de Conservação: porções do território nacional, incluindo as águas territoriais, com características naturais de relevante valor, sem uso econômico, de domínio público ou privado, legalmente instituídas e reconhecidas pelo Poder Público, no âmbito federal, estadual ou municipal.

	
	O ICMS Sócio-ambiental no estado de Pernambuco contempla os municípios que investem, dentre outros, na saúde e na educação.

	
	A legislação do ICMS Sócio-ambiental incentiva os municípios a unirem esforços para a construção de aterros sanitários, por meio de consórcios municipais.

	 
	Os recursos destinados aos municípios, em virtude da sua participação na receita do ICMS Sócio-ambiental, obtiveram um crescimento considerável entre 2003 e 2004, em relação aos resíduos sólidos, apresentando um aumento de 2% para 5%.

	 
	Com relação ao repasse do ICMS sócio-ambiental aos municípios, apenas 2% serão distribuídos com base no critério relativo à área de educação.

	

	

	 3a Questão (Ref.: 201201805961)
	Pontos: 0,0  / 0,5

	Assinale a alternativa abaixo que complementa a frase: __________________representa toda e qualquer obrigação de curto e longo prazo, destinadas única e exclusivamente a promover investimentos em prol de ações relacionadas à extinção ou amenização dos danos causados ao meio ambiente, inclusive percentual do lucro do exercício, com destinação compulsória, direcionado a investimentos na área ambiental.

		

	 
	Passivo ambiental

	
	Responsabilidade civil

	
	Biodiversidade

	 
	Gerenciamento ambiental

	
	Auditoria ambiental

	

	

	 4a Questão (Ref.: 201201840728)
	Pontos: 1,0  / 1,0

	O procedimento de licenciamento ambiental obedece a um conjunto de etapas. Sobre essas etapas, considere as afirmativas a seguir:
1. Definição pelo órgão ambiental competente, sempre sem a participação do empreendedor, para garantir independência, dos documentos, projetos e estudos ambientais necessários ao início do processo de licenciamento correspondente à licença a ser requerida.
2. Requerimento da licença ambiental pelo empreendedor, acompanhado dos documentos, projetos e estudos ambientais pertinentes, dando-se a devida publicidade.
3. Audiência pública, de acordo com a regulamentação pertinente.
4. Emissão de parecer técnico conclusivo e, quando couber, parecer jurídico.
 Assinale a alternativa correta.

		

	
	Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras

	
	Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras

	
	Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras

	 
	Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras

	
	As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras

	

	

	 5a Questão (Ref.: 201201840735)
	Pontos: 0,0  / 0,5

	O estudo de impacto ambiental deverá obedecer a algumas diretrizes gerais impostas pela legislação. Sobre essas diretrizes, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização do projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto.
( ) Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação, operação e desativação da atividade.
 ( ) Definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfica na qual se localiza.
( ) Considerar os planos e programas governamentais propostos e em implantação na área de influência do projeto, assim como sua compatibilidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

		

	
	V - V - V - F

	 
	V - F - V - V

	
	F - F - V - V

	 
	V - V - F - V

	
	F - V - V - F

	

	

	 6a Questão (Ref.: 201201806150)
	Pontos: 0,0  / 1,0

	Analise as proposições sobre resíduos gasosos. I. Na indústria petrolífera, a eliminação de gases por combustão deve garantir, no mínimo, uma altura mínima do solo de 50 m, distância de alojamentos igual ou maior que 100 m, temperatura máxima medida no solo de 30°C, temperatura máxima no alojamento de 25°C e índice de monóxido de carbono menor que 100 ppm imediatamente após o processo de combustão. II. Deverão ser eliminados dos locais de trabalho através de métodos, equipamentos ou medidas adequadas, sendo proibido o lançamento ou a liberação nos ambientes de trabalho de quaisquer contaminantes gasosos sob a forma de matéria ou energia, à exceção das atividades de refino de derivados de petróleo, gás e biocombustíveis. III. Os limites de temperatura devem, obrigatoriamente, serem medidos através de índice de bulbo úmido termômetro de globo −IBUTG − que leva em consideração a temperatura de bulbo úmido natural, a temperatura do globo e a temperatura do bulbo seco, aplicados a ambientes internos ou externos sem carga solar. Está correto o que se afirma em

		

	
	I e II, somente.

	 
	III, somente.

	
	I e III, somente.

	 
	I, II e III

	
	II e III, somente.

	

	

	 7a Questão (Ref.: 201201841392)
	Pontos: 0,0  / 1,0

	Surge a necessidade de averbar a Reserva Legal no Registro Imobiliário, quando existe a pretensão do proprietário em explorar a propriedade suprimindo vegetação nativa ou florestas já existentes. No que tange a finalidade da averbação da reserva legal, assinale a altermativa Falsa.

		

	
	A averbação da Reserva Florestal não é pré-requisito para o ingresso de qualquer título no Registro Imobiliário, nem para o lançamento em forma de registro ou averbação nas matrículas dos imóveis;

	 
	Surge a necessidade de averbar a Reserva Legal no Registro Imobiliário, quando existe a pretensão do proprietário em explorar a propriedade sem suprimir a vegetação nativa ou florestas já existentes.

	 
	Surge a necessidade de averbar a Reserva Legal no Registro Imobiliário, quando existe a pretensão do proprietário em explorar a propriedade suprimindo vegetação nativa ou florestas já existentes.

	
	A finalidade da averbação da Reserva Legal na matrícula do imóvel é registar a reserva legal, para que futuros proprietários saibam onde está localizada e seus limites, já que essas áreas podem ser demarcadas em qualquer lugar da propriedade. Uma vez demarcada, fica proibida a sua alteração por qualquer motivo.

	
	A Reserva Legal é pré-requisito para a exploração da Floresta ou outra forma de vegetação nativa existentes no imóvel rural,