Prova objetiva Avaliação, Educação e Sociedade
14 pág.

Prova objetiva Avaliação, Educação e Sociedade

Disciplina:Pedagogia24.604 materiais252.994 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Questão 1/10
Leia o texto:

Por que então, a escola não pode trazer, para sua experiência de ensino-aprendizagem, a compreensão da vida vivida, através de novas vivências, ao invés de se transformar numa transmissora de súmulas formais de conceitos, muitas vezes, incompreensíveis e enfadonhos para crianças e adolescentes?

Fonte: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2000, p. 75-76

Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, a cerca dos componentes avaliativos: competência, capacidade e habilidade, leia as sentenças a seguir, analisando-as:

I. ( ) É possível utilizar essa tríade: competência, capacidade e habilidade para atender às exigências do processo de ensino-aprendizagem e da realidade social .

II. ( ) Competência, capacidade e habilidade acrescida da convivência, vêm sendo concebidas em nível educacional, social e profissional, no meio acadêmico e fora dele.

III. ( ) As funções de competência, capacidade e habilidade desembocam na convivência, na forma de manifestações positivas explícitas de desempenho por parte do educando.

IV. ( ) Os conceitos de competência, capacidade e habilidade estão em processo de pesquisa e discussão no campo educacional.

Agora, marque a sequência correta:
	A	
F, V, F, V
	B	
F, V, V, V
	C	V, V, V, F
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são verdadeiras, pois muita teoria tem se apresentado em torno dessa tríade de componentes avaliativos: competência, capacidade e habilidade, no entanto, é possível entendê-la e usá-la no meio escolar e extracurricular de forma mais pertinente, com vistas às exigências do processo de ensino-aprendizagem e da realidade social.
A afirmativa IV é falsa, pois, muita teoria se tem apresentado e muita produção se tem comercializado em torno desta tríade de componentes avaliativos: competência, capacidade e habilidade. (Livro-base, p. 117)
	D	
V, F, V, F
	E	
F, F, V, V
Questão 2/10
Leia o fragmento :

Uso da avaliação da aprendizagem como disciplinamento social dos alunos. A utilização de provas como ameaça aos alunos, por si só, não tem a ver com o significado dos conteúdos escolares, mas sim com o disciplinamento social dos educandos [...]

Fonte: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 16 ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 21.

De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, para entender melhor o papel da avaliação, é preciso compreender que o conceito de educação tem sua origem...

	A	
da valorização do sujeito, a partir dos conhecimentos adquiridos pela comunidade em que está inserido.
	B	
do verbo latino, educere, que significa trazer para fora, fazer desabrochar.
Você acertou!
Ensino, avaliação e aprendizagem não se justificam plenamente por si só, mas sempre em função de um bem acadêmico maior, o da educação. E para uma compreensão melhor do que seja educação, tem ela sua origem do verbo latino, educere, que significa trazer para fora, fazer desabrochar. (Livro-base, p. 27).
	C	
da preparação dos escravos gregos para a inserção em outros níveis de conhecimento.

	D	
do verbo tripalium, que significa capacitar para o mercado de trabalho.
	E	
tem sua origem no Egito, e significa aplicar habilidade e competências dos sujeitos.
Questão 3/10
Leia o texto:

[...] proceder à avaliação não constitui privilégio de educadores institucionais, mas, sim, parte de todo ser humano no dia-a-dia. Por isso, em avaliação não se torna possível levar ao pé da letra a máxima de que o “sapateiro não vai além da sandália” (ne sutor ultra crepidam).

Fonte: BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. rev. ampl. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 25.

Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, a cerca da interação entre avaliação e o processo de ensino e aprendizagem, leia as sentenças a seguir, analisando-as:

I. ( ) A avaliação deve permear todo o processo de ensino aprendizagem.

II. ( ) A avaliação deve ser entendida em todas as suas dimensões – avaliação do aluno, do professor, e da escola, para que a tarefa educativa seja coroada de sucesso.

III. ( ) Avaliar a aprendizagem do aluno significa, concomitantemente, avaliar o ensino oferecido.

IV. ( ) Avaliar está ligado ao objetivo maior que é identificar o quanto o aluno sabe e com que profundidade aprendeu os conteúdos.

Agora, marque a sequência correta:
	A	
F, V, F, V
	B	
F, V, V, V
	C	V, V, V, F
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são verdadeiras, pois a avaliação deve permear todo o processo de ensino aprendizagem e se for entendida em todas as suas dimensões – avaliação do aluno, do professor, e da escola, para que a tarefa educativa seja coroada de sucesso. Avaliar a aprendizagem do aluno significa, concomitantemente, avaliar o ensino oferecido, assim, se não houver a aprendizagem esperada, estamos diante de uma certeza – o ensino não cumpriu sua finalidade, a de fazer aprender.
A afirmativa IV é falsa, pois, não é objetivo maior da avaliação, identificar o quanto o aluno sabe e com que profundidade aprendeu os conteúdos, mas verificar os caminhos que o levaram a esse conhecimento. (Livro-base, p. 27, 28)
	D	
V, F, V, F
	E	
F, F, V, V
Questão 4/10
Leia o texto:

É importante haver clareza em torno do problema de que se ocupa a avaliação, seu objetivo e sua abrangência. Igualmente é preciso haver bom domínio por parte do avaliador com relação à composição e à função da avaliação como uma das metodologias de aprendizagem.

Fonte: BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. rev. ampl. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 67.

Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, a cerca das singularidades da avaliação, leia as sentenças a seguir, analisando-as:

I. ( ) O avaliador precisar ter pleno domínio sobre o caráter contínuo e cumulativo, bem como do caráter formativo e somativo em qualquer área do conhecimento.

II. ( ) Longe da avaliação representar algum obstáculo, ela visa redirecionar, realimentar e valorizar o papel do ensino em função da aprendizagem.

III. ( ) Avaliação precisa ser entendida como elemento importante e até mesmo fundamental para a tomada de posicionamentos ou de decisões a respeito de questões do cotidiano escolar.

IV. ( ) O objetivo maior da avaliação é mensurar o quanto o aluno reconhecer um conteúdo com que profundidade, e sua relação com a prática.

Agora, marque a sequência correta:
	A	
F, V, F, V
	B	
F, V, V, V
	C	V, V, V, F
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são verdadeiras, pois avaliação precisa ser entendida, principalmente por docentes, como elemento importante e fundamental para a tomada de decisões a respeito de questões do cotidiano escolar, mas sobretudo, quem avalia precisa ter pleno domínio sobre as concepções de caráter contínuo e cumulativo, bem como do caráter formativo e somativo em qualquer área do conhecimento, além de reconhecer que a avaliação visa redirecionar, realimentar e valorizar o papel do ensino em função da aprendizagem.
A afirmativa IV é falsa, pois, não é objetivo maior da avaliação, identificar o quanto o aluno sabe e com que profundidade aprendeu os conteúdos, mas verificar os caminhos que o levaram a esse conhecimento. (Livro-base, p. 27, 28)
	D	V, F, V, F
	E	
F, F, V, V
Questão 5/10
Leia o texto a seguir:

Hoje a ênfase está no aprender. Isso significa uma mudança em quase todos os níveis educacionais: currículo, gestão escolar, organização da sala de aula, tipos de atividade e, claro, o próprio jeito de avaliar a turma.

Fonte: PELLEGRINI, D. Avaliar para ensinar melhor: Da análise diária dos alunos surgem maneiras de fazer com que todos aprendam. Diretor Udemo: Projeto Pedagógico, 2008.

Considerando o texto e os
Ezenilde Oliveira fez um comentário
  • qual o ano que vc fez a prova
    0 aprovações
    a d fez um comentário
  • Quando tu fez essa prova?
    1 aprovações
    Jackeline Souza fez um comentário
  • + sobre a avalição! #top
    1 aprovações
    Carregar mais