av1 etica e rep social patricia
5 pág.

av1 etica e rep social patricia

Disciplina:Ética e Responsabilidade Social3.428 materiais57.542 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...

		

		
	 
	Fechar

	Avaliação: CCE0054_AV1_201301517241 » ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

	Tipo de Avaliação: AV1

	Aluno: 201301517241 - PATRICIA BIFF

	Professor:
	WELLINGTON TROTTA
	Turma: 9081/CC

	Nota da Prova: 6,5 de 8,0        Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1,5        Data: 27/09/2013 19:11:42

	

	 1a Questão (Ref.: 201301610433)
	5a sem.: ÉTICA AMBIENTAL
	Pontos: 0,0  / 0,5

	Responsabilidade social é o termo usado para descrever a forma com que as empresas respondem na Justiça sobre seus atos. PORQUE Marketing verde está relacionado a atividades destinadas a minimizar os efeitos negativos sobre o meio ambiente físico ou melhorar sua qualidade. A esse respeito, conclui-se que

		

	
	as duas afirmações são falsas.

	
	as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

	
	a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

	
	a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

	
	as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

	

	

	 2a Questão (Ref.: 201301775952)
	1a sem.: Conceitos básicos: ética, moral, caráter, dever moral, direitos humanos
	Pontos: 0,5  / 0,5

	Na atualidade, ninguém mais discute se o estudo sobre a ética é ou não relevante para uma nova geração de indivíduos preocupados com o bem comum. Sua importância é tão óbvia como crucial. Nesse sentido, é correto afirmar que a ética como reflexão sobre o agir humano é uma disciplina:

		

	
	Moral;

	
	Científica;

	
	Religiosa.

	
	Filosófica;

	
	Antropológica;

	

	

	 3a Questão (Ref.: 201301775967)
	3a sem.: Empresa e ética: o caráter das organizações
	Pontos: 1,0  / 1,0

	Cada empresa tem a sua forma de tomar decisões, a sua maneira de fazer os seus negócios. Tem os seus hábitos, os seus costumes, que normalmente são identificados pelo mercado. Podemos entender que a integridade de uma empresa está intimamente ligada ao seu caráter, isto é, à sua forma de conduta, pensamento e ação que farão com que ela tenha uma imagem no mercado (identidade). Nesse sentido, a ideia de caráter de uma organização está intimamente ligada às pessoas que fazem parte dela. Contudo, do ponto de vista lógico quem imprime o caráter de uma empresa é o seguinte agente:

		

	
	Acionistas;

	
	Sindicato Patronal.

	
	Tesouraria;

	
	Alta Direção da Empresa ¿ CEO;

	
	Conselho Deliberativo;

	

	

	 4a Questão (Ref.: 201301610407)
	5a sem.: ÉTICA AMBIENTAL
	Pontos: 1,0  / 1,0

	10) Em casos de licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental, o empreendedor será obrigado a apoiar a implantação e manutenção de unidade de conservação do Grupo de Proteção Integral. Essa obrigação decorre do trato constitucional ao meio ambiente ¿ art. 225 da CF/88 ¿ e permite que se afirme: I. estabeleceu-se uma forma de compartilhamento das despesas com as medidas oficiais de específica prevenção em face de empreendimentos de significativo impacto ambiental; II. há ofensa ao princípio da separação dos Poderes, por configurar delegação do Poder Legislativo para o Executivo impor deveres aos administrados; III. inexiste vulneração ao postulado da razoabilidade, pois a compensação ambiental constitui instrumento adequado à defesa e preservação do meio ambiente e não existe outro meio eficaz de se atingir a finalidade da tutela ecológica prevista na Constituição da República; IV. não é incompatível com a Constituição a fixação do valor mínimo da compensação, fixado em percentual do custo total para a implantação do empreendimento; V. a normativa densifica o princípio usuário-pagador, mecanismo de assunção partilhada da responsabilidade social pelos custos ambientais derivados da atividade econômica. Está correto apenas o contido em

		

	
	I, II e IV.

	
	I, III e V.

	
	I, III e IV.

	
	III, IV e V.

	
	II, III e IV.

	

	

	 5a Questão (Ref.: 201301591925)
	2a sem.: Direitos Fundamentais
	Pontos: 0,5  / 0,5

	O exercício pleno da cidadania implica na existência de um cenário caracterizado pelo respeito aos direitos fundamentais do homem, isto é, onde haja a capacidade de se sonhar com a realização dos projetos pessoais e coletivos. Desse modo, pensar a cidadania, é compatível com:

		

	
	respeitar o direito a liberdade econômica, sendo o mesmo que a livre exploração do meio natural sem sofrer nenhum tipo de limitação, coação ou punição

	
	o respeito a dignidade do ser humano, por meio do estabelecimento de condições mínimas de vida e desenvolvimento da personalidade humana.

	
	desrespeitar o direito ao trabalho e a efetiva assistência previdenciária

	
	não respeitar a liberdade de consciência, de propriedade, livre manifestação de pensamento e de associação.

	
	não afirmar os direitos de participação política dentre os quais o direito do voto e elegibilidade

	

	

	 6a Questão (Ref.: 201301591987)
	5a sem.: Ética e legislação ambiental
	Pontos: 0,5  / 0,5

	"A legislação não pode permanecer à margem das mudanças sociais."(William J.Brennan) Através deste texto, o autor quer dizer que a legislação precisa, em relação às mudanças sociais:

		

	
	manter-se indiferente.

	
	posicionar-se de forma arbitrária e intransigente.

	
	rejeitar as propostas de mudanças no cenário social.

	
	assumir uma atitude passiva diante das mudanças sociais.

	
	estar atenta e atualizada em relação ao contexto social.

	

	

	 7a Questão (Ref.: 201301610411)
	4a sem.: RESPNSABILIDADE SOCIAL
	Pontos: 1,0  / 1,0

	Um mercado mais competitivo, clientes e comunidades que passam a valorizar cada vez mais a proteção ambiental e respeito aos direitos humanos são alguns fatores que incitaram as organizações a realizar investimentos em ações de responsabilidade social. Considerando o contexto acima, afirma-se que as empresas adotam ações de responsabilidade social com vistas a:

		

	
	implementar ações sociais e ambientais que valorize seus públicos interno e externo.

	
	priorizar ações que atendam aos anseios de seus empregados.

	
	divulgar ações comunitárias em cumprimento à legislação.

	
	gerar riqueza, emprego e renda, mantendo-se dentro da lei.

	
	praticar ações altruístas como forma de internalizar custos ambientais.

	

	

	 8a Questão (Ref.: 201301592056)
	2a sem.: Direitos Fundamentais
	Pontos: 0,0  / 1,0

	"Tornou-se costume desdobrar a cidadania em direitos civis, políticos e sociais. O cidadão pleno seria aquele que fosse titular dos três direitos. Cidadãos incompletos seriam os que possuíssem apenas alguns dos direitos. Os que não se beneficiassem de nenhum dos direitos seriam não-cidadãos. Esclareço os conceitos. Direitos civis são os direitos fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. Eles se desdobram na garantia de ir e vir, de escolher o trabalho, de manifestar o pensamento, de organizar-se, de ter respeitada a inviolabilidade do lar e da correspondência, de não ser preso a não ser pela autoridade competente e de acordo com as leis, de não ser condenado sem processo legal regular. São direitos cuja garantia se baseia na existência de uma justiça independente, eficiente, barata e acessível a todos.[...] Finalmente, há os direitos sociais. Se os direitos civis garantem a vida em sociedade, se os direitos políticos garantem a participação no governo da sociedade, os direitos sociais garantem a participação na riqueza coletiva. Eles incluem o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, à aposentadoria, etc." (CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, p. 9-10.) Considerando-se esse texto, assinale a alternativa CORRETA acerca das