lista de exercícios 2
3 pág.

lista de exercícios 2

Disciplina:Direito Constitucional Positivo50 materiais961 seguidores
Pré-visualização1 página
LISTA DE EXERCÍCIOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO I

AULA DE MONITORIA 1 - DATA: 29.10.2013

CONTEÚDO: TÍTULO I - DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA REPÚBLICA

01. São falsas as assertivas:

I. (FCC/Analista - TRT 15ª/2009) Dentre os objetivos da República Federativa do Brasil está o de reduzir as desigualdades regionais.

II. (FCC/Técnico - TRT 15ª/2009) Um dos fundamentos da República Federativa do Brasil é a vedação ao pluralismo político.

III. (FCC/Técnico - TRT 15ª/2009) o Brasil rege-se nas suas relações internacionais, pela dependência nacional.

IV.(FCC/Técnico - TRT 15ª/2009) A política internacional brasileira veda a integração política que vise à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

V. (FCC/Auxiliar - TJ-PA/2009) A determinação dos povos constitui princípio que rege a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais.

VI.(FCC/Auxiliar - TJ-PA/2009) A não-intervenção constitui princípio que rege a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais.

VII.(FCC/Técnico - TRT-18ª/2008) A República Federativa do Brasil, formada pela união dissolúvel dos Estados e dos Municípios, constitui-se em Estado Democrático de Direito.

VIII. (FCC/Técnico - TRT-18ª/2008) São Poderes da União, dependentes entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

02. (FCC/Defensor-DP-SP/2009) "A teoria da 'tripartição de poderes' confirma o princípio da indelegabilidade de atribuições, por isso qualquer exceção, mesmo advinda do poder constitucional originário, deve ser considerada inconstitucional."

Está afirmação é correta¿ Fundamente.	

03. (FCC/Defensor-DP-SP/2009) "O princípio do pluralismo político refere-se à ideologia unitária da preferência político-partidária, já que nesse terreno é imperativa a aplicação da reserva da constituição."

Essa afirmativa esta correta¿ Fundamente.

04. (FCC/TCE-CE/2006) "Democracia semidireta é aquela que se caracteriza pela eleição de representantes do povo, por meio do voto, dotada de mecanismos de participação popular direta, como o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular."

Com base nos conhecimentos de Direito Constitucional, disserte sobre a afirmação.

05. (FCC/Procurador - Recife/2008) "Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa figuram entre os princípios pelos quais estabelece a Constituição que a República Federativa do Brasil se rege, em suas relações internacionais."

A afirmativa está correta¿ Fundamente.

06. Assinale a alternativa incorreta:

a) (FCC/Técnico - TRF 5ª/2008) É um princípio fundamental da República Federativa do Brasil o valor social do trabalho e da livre iniciativa.

b) (FCC/Técnico - TRF 5ª/2008) É um princípio fundamental da República Federativa do Brasil a soberania.

c) (FCC/Técnico - TRF 5ª/2008) É um objetivo fundamental da República Federativa do Brasil a dignidade da pessoa humana.

d) (FCC/Técnico - TRE-SE/2008) É objetivo fundamental da República Federativa do Brasil a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

e) (FCC/Técnico - TRE-SE/2008) É um fundamento da República Federativa do Brasil a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

07. Indique a alternativa correta e justifique.

I. (FCC/Assistente - TCE - AM/2008) Dentre os princípios constitucionais pelos quais a República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais encontra-se o da igualdade entre os Estados.

II. (FCC/Analista - TRF 5ª/2008) Nas suas relações internacionais, a República Federativa do Brasil rege-se, dentre outros, pelo princípio da solução bélica dos conflitos e da soberania.

III. (FCC/Analista - TRF 5ª/2008) Nas suas relações internacionais, a República Federativa do Brasil rege-se, dentre outros, pelo princípio da vedação de asilo político.

08.(FCC/Defensor-DP-SP/2009) "Os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil previstos no artigo 3º da Constituição Federal, são enunciados em forma de ação verbal (construir, erradicar, reduzir, promover), que implicam a necessidade de um comportamento ativo pelos que se acham

obrigados à sua realização."

A afirmativa está correta¿ Fundamente.

09. (FCC/Defensor-DP-SP/2009) "Os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil previstos no artigo 3º da Constituição Federal, possuem enunciado principialista e generalista não possuem valor normativo, daí porque o estado brasileiro descumpre-os sistematicamente."

Discorra sobre a assertiva.

10. (FCC/Defensor-DP-SP/2009) "O princípio republicano, que traduz a maneira como se dá a instituição do poder na sociedade e a relação entre governantes e governados, mantém-se na ordem constitucional mas hoje não mais protegido formalmente contra emenda constitucional."

Essa afirmativa é procedente¿

11. À luz da Carta Magna de 1988, discorra sobre a correlação entre as normas de conteúdo programático e a responsabilidade civil do Estado. (De 10 à 15 linhas)

12. No cortejo das relações federativas, correlacione o modelo de descentralização vertical positivado no ordenamento constitucional brasileiro às características primordiais desta forma estatal na experiência estadunidense. (De 15 à 20 linhas)