Buscar

Neuropsicologia e Neurociência

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Considere o seguinte fragmento de texto:
“Para podermos falar de avaliação da memória, é importante levar em consideração suas diversas características e fases, buscando, assim, uma compreensão mais ampla do termo memória também no controle da avaliação neuropsicológica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: FUENTES et al. Neuropsicologia: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 104.
Vários déficits cognitivos podem afetar a memória. Segundo o livro-base Neuropsicologia e aprendizagem, quais são eles? Marque as afirmativas corretas.
I. Alteração da atenção.
II. Velocidade lenta do processamento da informação.
III. Dificuldade de concentração.
IV. Dificuldade de autorregulação.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II, III e IV.
	
	B
	I e II, apenas.
	
	C
	II e III, apenas.
	
	D
	I, II e III, apenas.
	
	E
	II, III e IV, apenas.
Questão 2/10
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A memória declarativa se refere a lembranças que podem ser facilmente verbalizadas. A memória declarativa é também chamada de memória consciente, explícita ou cognitiva. Ao contrário das memórias emocional e procedimental, a memória declarativa exige atenção durante a lembrança”. Tem, dentre seus estágios, a memória de curso prazo e a memória de longo prazo.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: LUNDY-EKMAN, Laurie. Neurociências: fundamentos para reabilitação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. p. 370.
Sobre a memória de longo prazo, segundo os conteúdos do livro-base Neuropsicologia e aprendizagem, é correto afirmar que:
	
	A
	Faz a retenção temporária de pequenas quantidades de material sobre breves períodos de tempo.
	
	B
	Faz a codificação semântica ou profunda.
	
	C
	Codifica a informação sensorial ou de superfície.
	
	D
	Processa e armazena as informações temporariamente.
	
	E
	Está associada à memória de trabalho.
Questão 3/10
Considere o seguinte excerto de texto:
“A cada instante, somos bombardeados por uma imensa quantidade de informações das quais podemos processar apenas uma fração. O mecanismo que utilizamos para filtrar e selecionar a informação relevante é a atenção”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BUCHWEITZ, Augusto; MOTA, Mailce Borges. Linguagem e cognição: processamento, aquisição e cérebro. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2015. p. 178.
Segundo o livro-base Neuropsicológica e aprendizagem e as vídeo aulas sobre a atenção, é correto afirmar que:
	
	A
	A atenção é o ato de se concentrar intencionalmente em algo.
	
	B
	A atenção não estabelece relação com os processos cognitivos.
	
	C
	A atenção permite o acesso a todas as informações contidas no ambiente.
	
	D
	A atenção é um processo inconsciente.
	
	E
	A atenção é um processo passivo que permite a seleção de informações.
 
Questão 4/10
Considere o seguinte excerto de texto:
“A neurociência compreende o estudo do sistema nervoso e suas ligações com toda a fisiologia do organismo, incluindo a relação entre cérebro e comportamento. O controle neural das funções vegetativas – digestão, circulação, respiração, homeostase, temperatura –, das funções sensoriais e motoras, da locomoção, reprodução, alimentação e ingestão de água, os mecanismos da atenção e memória, aprendizagem, emoção, linguagem e comunicação, são temas de estudo da neurociência”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26nspe/a11v26ns.pdf. Acesso em: 08 mar. 2016.
Sobre a neurociência, é correto afirmar:
I. É um termo recente, utilizado desde a década de 1970.
II. Estuda o cérebro e seu funcionamento sob diversas abordagens.
III. Vê o cérebro como portador de áreas com funções específicas, mas que funciona pela integração coordenada de todas elas.
IV. É uma ciência bastante antiga, visto que o termo surgiu por volta de 1870.
São verdadeiras as afirmativas:
	
	A
	II, III e IV, apenas.
	
	B
	I, II e III, apenas.
	
	C
	II e III, apenas.
	
	D
	I e III, apenas.
	
	E
	 I e IV, apenas.
Questão 5/10
Considere o excerto de texto a seguir:
“A neuropsicológica é, sem sombra de dúvida, o resultado de esforços provenientes de profissionais das mais diversas áreas. Desde as últimas décadas do século passado, diversos pioneiros empreenderam esforços para produzir e aplicar conhecimentos sobre a relação entre cérebro, comportamento e cognição”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: CAIXETA, Leonardo; TEIXEIRA, Antônio Lucio. Neuropsicológica geriátrica. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. IX.
Segundo o livro-base Neuropsicológica e aprendizagem e as vídeo aulas sobre a neuropsicológica, é correto afirmar que:
I. É o ramo das neurociências responsável pelo estudo das relações entre o cérebro e o comportamento e, portanto, relaciona as funções cognitivas ao funcionamento cerebral.
II. É um instrumento que possibilita a verificação do comportamento alterado e sua correlação com o funcionamento cerebral.
III. É a capacidade que o cérebro possui de se modificar e de se transformar durante a vida toda.
IV. Pode identificar e mensurar as forças e as fraquezas presentes no funcionamento cognitivo.
Agora, marque a alternativa que contém as afirmativas corretas:
	
	A
	I, II e IV, apenas.
	
	B
	I e IV, apenas.
	
	C
	I, II, III e IV.
	
	D
	II e IV, apenas.
	
	E
	III e IV, apenas.
Questão 6/10
Leia a citação a seguir:
“Na memória declarativa participam várias regiões corticais (pré-frontal, entorrinal, parietal etc.) e, fundamentalmente, o hipocampo, uma região cortical filogeneticamente antiga localizada no lobo temporal. As memórias implícitas ou hábitos envolvem em diversos casos algumas dessas áreas, mas dependem fundamentalmente de circuitos subcorticais (núcleo caudato, pallidum) ou cerebelares”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: ORQUIZA, Sonia Maria Coutinho. Culpa: Uma abordagem nuroanatômica e funcional. Londrina: Edumed, 2003. p. 9.
A memória declarativa pode ser classificada em memória semântica e memória episódica. Segundo os conteúdos do livro-base Neuropsicologia e aprendizagem e as videoaulas sobre a memória episódica, é correto afirmar que:
	
	A
	A memória episódica diz respeito às nossas recordações mais recentes, vividas em um período quase que imediato.
	
	B
	A memória episódica reflete a incapacidade que temos de nos lembrar de fatos específicos.
	
	C
	A memória episódica diz respeito às memórias de nossa vida; às experiências vividas no nosso passado.
	
	D
	A memória episódica armazena os fatos sobre o mundo, que se tornam o conhecimento geral.
	
	E
	A memória episódica é também chamada de memória generalista.
Questão 7/10
Leia o trecho de texto a seguir:
“O jovem pré-escolar move-se rapidamente pela sala, colocando-se em tudo de uma maneira casual, caótica. Ele escala, salta e corre como que impulsionado por um motor. Em idade escolar, a criança mostra uma ampla variedade de comportamentos impulsivos e hiperativos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BENCZIK, E. P. B. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Atualização diagnóstica e terapêutica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. p. 45.
Segundo o livro-base Neuropsicologia e aprendizagem, quando uma criança apresenta ações impulsivas e falta de capacidade de dispor de atenção e de sustentá-la, como no exemplo dado no excerto, elas podem ser portadoras de...
	
	A
	transtorno de ansiedade.
	
	B
	transtorno de bipolaridade.
	
	C
	transtorno de depressão.
	
	D
	transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
	
	E
	transtorno de desatenção.
 
Questão 8/10
Leiao fragmento de texto a seguir:
“O psicólogo canadense Endel Tulving foi o primeiro a desenvolver a ideia de que a memória explícita também pode ser classificada em episódica [...] e semântica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: KANDEL, Eric R et al. Princípios de neurociências. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 1261.
Sobre memória explícita, de acordo com o livro-base Neuropsicologia e aprendizagem e as videoaulas, relacione a memória semântica e a memória episódica às suas respectivas características.
(1) memória semântica.
(2) memória episódica.
(    ) Reflete a capacidade que temos de nos lembrar de episódios específicos.
(    ) Também denominada memória autobiográfica.
(    ) Armazena os fatos sobre o mundo, que se tornam o conhecimento geral.
(  ) Para acessar essa memória, precisamos fazer uma busca da informação desejada nas nossas lembranças.
Agora, marque a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	2 – 2 – 2 – 1
	
	B
	2 – 2 – 1 – 2
	
	C
	1 – 2 – 1 – 2
	
	D
	2 – 2 – 1 – 1
	
	E
	1 – 1 – 2 – 2
Questão 9/10
Leia a passagem de texto a seguir:
“É importante ressaltar que a avaliação neuropsicológica não se restringe apenas à aplicação de testes e obtenção de resultados, mas depende sobretudo da capacidade do examinador de interpretá-los e avaliá-los corretamente. O profissional deve ser capaz de estabelecer as correlações entre estruturas cerebrais e funções, o que requer conhecimento profundo de neuropsicologia e experiência clínica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: FUENTES et al. Neuropsicologia: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 414.
Sobre a avaliação neuropsicológica, relacione, de acordo com o que consta no livro-base Neuropsicologia e aprendizagem, o tipo de avaliação às suas respectivas características.
1. Avaliação para diagnóstico.
2. Avaliação para reabilitação.
3. Avaliação seriada.
(  ) Ênfase nas habilidades de que a criança dispõe para dar conta das atividades cotidianas.
( ) O profissional verifica o nível de funcionamento cognitivo, descrevendo as forças e fraquezas cognitivas apresentadas pela criança.
(  ) Fatores como os problemas de comportamento e de aprendizagem devem contribuir para um bom planejamento e uma execução adequada.
(   ) É utilizada para verificar o progresso do tratamento.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	2 – 2 – 1 – 3
	
	B
	1 – 2 – 2 – 3
	
	C
	2 – 1 – 3 – 1
	
	D
	3 – 2 – 1 – 1
	
	E
	2 – 1 – 2 – 3
Questão 10/10
Leia o excerto de texto que segue:
“A memória de longo prazo constitui seu conhecimento total do mundo e de você mesmo. Tem capacidade quase ilimitada. Sua capacidade de recordar informações se baseia na associação entre circunstâncias de codificação e recuperação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: GERRIG, Richard J.; ZIMBARDO, Philip G. A Psicologia e a vida. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 293.
Segundo o livro-base Neuropsicologia e aprendizagem e as videoaulas, marque a alternativa correta com relação à memória de longo prazo:
	
	A
	A memória de longo prazo diz respeito à retenção de pequenas quantidades de informaçãol sobre breves períodos de tempo.
	
	B
	A memória de longo prazo codifica a informação sensorial ou de superfície.
	
	C
	A memória de longo prazo tem capacidade limitada.
	
	D
	A memória de longo prazo pode ser dividida em declarativa e não declarativa.
	
	E
	A memória de longo prazo apresenta codificação superficial ou rasa.

Continue navegando