Buscar

questoes assuntos pr1/pr2

Prévia do material em texto

Nome do local anatômico onde essas bactérias são encontradas, compondo naturalmente a microbiota humana: INTESTINO
Como as bactérias da família Enterobacteriacia se classificam na coloração de Gram? NEGATIVAS
Como essa bactéria se apresenta morfologicamente na coloração de gram? BASTONETES
Como deve ser o meio utilizado em uma coprocultura? SELETIVO
De acordo com o mecanismo de virulência de determinados enteropatogenos, o que poderemos encontrar nas fezes diarréicas de um paciente com infecção por Shigella spp? SANGUE
Como são as fezes de um paciente com infecção por Vibrio cholerae? AQUOSAS
Qual seria o produto bacteriano capaz de provocar perda de água e eletrócitos pelo enterócito? TOXINA
Qual o fator de virulência que determina o surgimento de uma diarréia muco-sanguinolenta? INVASÃO
Entre as infecções extra-intestinais causadas por enterobacterias qual delas é considerada a de maior incidência? URINARIA
Qual o procedimento laboratorial é considerado indispensável quando se isola uma amostra E. coli das fezes de um paciente com infecção intestinal? SOROLOGIA
Cite uma categoria de agente antimicrobiano (antibiótico ou quimioterápico) para o qual as bactérias anaeróbicas estritas são consideradas sempre resistentes: AMINOGLICOSÍDEOS (GENTAMICINA, ESTREPTOMOCINA, AMICACINA, TOBRAMICINA)
Um adolescente de 17 anos é interno de uma instituição estatal de recuperação de menores, há 3 anos. Usuário de cocaína dos 10 anos até ser retirado da comunidade e internado. Numa campanha de vacinação, quando ele estava com 15 anos, recebeu o esquema completo para vacina contra a hepatite B e também a vacina dupla adulto. Há 1 mês, uma investigação sorológica entre os internos revelou que este adolescente apresentava HBsAG negativo, IgG anti-HBsAG positivo, IgG anti-HBcAG e IgG anti-HBeAg positivo. Esta sorologia revela que o adolescente:
Está provavelmente em fase precoce de infecção aguda, oq eu deverá ser confirmado pela repetição da sorologia em duas semanas
Teve infecção pelo vírus B, e está evoluindo para a cronicidade
Está imunizado contra a hepatite B, como conseqüência da vacinação prévia.
Teve infecção pelo vírus B, recuperou-se e está imune à doença.
Está provavelmente na fase de infecção crônica pelo vírus o que deve ser confirmado pela positividade de anti-HBeAg.
Em relação às bactérias anaeróbicas estritas correlacione as colunas:
Neurotoxina / paralisia muscular flácida: Clostridium botulinum
Neurotoxina / contrações musculares com espasmos: Clostridium tetani	
Bastonetes Gram negativos não esporulados	: Bacteroides fragilis		
Enzimas histoliticas / necrose dos tecidos:	Clostridium perfringens		
Espiroqueta anfibionte em humanos: 	Treponema denticola			
 Qual a importância dos roedores na perpetuação das leptospiras no ambiente? OS ROEDORES ELIMINAM AS LEPTOSPIRAS NA URINA, AO LONGO DA VIDA SEM JAMAIS APRESENTAR DOENÇA (LEPTOSPIROSE).
Quais são as principais características estruturais que diferenciam uma célula de bactéria Gram positiva e outra Gram negativa?
POSITIVA – ESPESSA CAMADA DE PEPTIDEOGLICANO NA PAREDE CELULAR COM ACIDO TIEICÓICOS.
NEGATIVA – FINA CAMADA DE PEPTIDEOGLICANO NA PAREDE CELULAR. MEMBRANA EXTERNA DA PAREDE CELULAR CONTENDO LIPOPOLISSACARÍDEO (LPS – ENDOTOXINA). ESPAÇO PERIPALSMÁTICO.
MCR, 24 anos, residente de pediatria, retornou ao Brasil há 7 anos após 1 mês de trabalhos voluntários no Camboja. Procura colega de residência em casa referindo febre e dores de garganta há 4 dias, tendo evoluído com piora nas últimas 24 horas. O exame físico revela intensa prostração, associada a ruídos respiratórios compatíveis com obstrução respiratória alta e presença de intensa hiperemia em orofaringe, onde se observa membrana acinzentada recobrindo as amídalas, a úvula e o palato mole. Após análise do caso acima, assinale qual afirmativa corresponde à conduta imediata a ser tomada mais adequada a situação:
Realizar a pesquisa do bacilo diftérico pelo método de Gram. Caso haja presença de bastonetes Gram prositivos iniciar antibioticoterapia.
Encaminhar o material para cultura em meio Agar sangue e caso haja crescimento de bactérias com colônias beta-hemolíticas, iniciar tratamento apropriado.
Encaminhá-la a um hospital para internação e aplicação de soro antidiftérico.
Iniciar tratamento imediato para amidalite causada por Streptococcus pyogenes.
Paciente de 3 anos apresenta quadro de febre, cefaléia e vômitos há 24 horas. Ao exame observa-se sonolência e sinais de irritação meníngea (rigidez de nuca, Kernig e Brudizinsk). Que características morfo-tintoriais poderão ser observadas no exame de líquido céfalo-raquidiano corado pelo método de Gram, em função dos agentes etiológicos prováveis para o quadro apresentado pela criança? O nome de cada agente correspondente à característica morfo-tintorial deve ser mencionado)
Cocos Gram positivos (diplococos) – Streptococcus peneumoniae
Diplococos Gram negativos – Neisseria meningitides
Bastonetes Gram negativos – Haemophilus influenzae
Qual a importância da utilização de ácido clavulânico em associação com amoxicilina no tratamento de infecçõess bacterianas? NAS INFECÇÕES CAUSADAS POR BACTERIAS PRODUTORAS DE PENICILIRIASES (BETA-LACTANASE) OCORRE A INIBIÇÃO DESTAS ENZIMAS, PERMITINDO A AÇÃO DO ANTIBIÓTICO.
Correlacione as colunas quanto ao fator de virulência bacteriano:
Toxóide		toxina atenuada (vacina)		
Exotoxina		neurotoxina tetânica
			Bacilo da difteria		
Endotoxina		bactérias gram negativas		
Hialuronidase	enzima histolítica		
Adesinas		fímbrias
Colagenase		enzima proteolítica	
	
Conceitue desinfecção e esterilização e diferencie estes métodos de controle microbiano apresentando exemplos de aplicação na prática médica.
DESINFECÇÃO – DESTRUIÇÃO OU INIBIÇÃO DE CRESCIMENTO MICROBIANO SEM ATINGIR AS FORMAS ESPORULADAS. EX: UTILIZAÇÃO DE DESINFETANTES EM SUPERFÍCIES INANIMADAS (GLUTARALDEÍDO EM INSTRUMENTOS, CLOREXIDINA EM BANCADAS, MESAS)
ESTERILIZAÇÃ – DESTRUIÇÃO TOTAL DE FORMAS VEGETATIVAS E ESPORULADAS MICROBIANAS. EX: AUTOCLAVE SOBRE PRESSÃO (121ºC/15 MIN) EM INSTRUMENTAL CIRÚRGICO ou forno de esterilização (160 graus com 2 horas ou 170 graus com 90 minutos)
 A síndrome da pele escaldada é uma infecção de lactentes onde a pele apresenta aspecto bolhoso, semelhante àquela lesionada por água fervente. Das lesões determinadas pela ação de toxina produzida por Staphylococcus áureos, podemos isolar o microganismo. A microscopia de um esfregaço do material colhido destas lesões deverá mostrar bactérias com arranjo semelhante a cacho de uva e coloração Gram positiva. Para confirmar o gênero e a espécie da bactéria devemos pesquisar respectivamente as enzimas catalase e coagulase.
Descreva de forma sucinta as etapas básicas de replicação viral.
Ligação e Adsorção – ocorre através do reconhecimento de receptores específicos 
Penetração na célula hospedeira - ocorre através de injeção, pinocitose ou fusão
Desnudamento – liberação do material genético através da digestão celular do capsídio e envelope (quando existente)
Biossíntese – síntese de cópias do material genético viral e posterior síntese de componentes estruturais e funcionais, ocorre através de mecanismos de integração, transcrição, tradução e utiliza elementos da célula hospedeira
Maturação – montagem das partículas virais
Liberação – liberação das partículas na circulação para infecção de novas células
Paciente de 28 anos, natural de Minas Gerais, apresenta quadro de febre, prostração e “dor de garganta” há 4 dias. Refere ter retornado da África há 5 dias, onde estava trabalhando como voluntário da Cruz Vermelha em um campo de refugiados. Ao exame está prostrado, desidratado 1+/4+, acianótico, anictérico. Pressão arterial= 120/70 mmHG, Freqüência cardíaca= 120 btm, Freqüência respiratória= 20 irm. Orofaringe bastante hiperemiada, com membrana acinzentada estendendo-se pelas amigdalas, úvula e pilar anterior direito. Restante do exame físico sem alteraçõesdignas de nota. O médico que presta atendimento colhe material da lesão com “swab” (cotonete).
Que exames devem ser realizados com esse material para confirmação do diagnóstico? Justifique sua resposta. Cultura em agar sangue telurito, que inibe o crescimento de microorganismo pertencentes à microbiota da orofaringe. Após o crescimento de Corynebacterium spp, deve ser realizado teste de toxigenicidade (elek), para que detecção de toxina diftérica, o que confirma infecção por Corynebacterium diphtheriae.
b)Você aguardaria o resultado dos exames confirmatórios para início da terapia específica? Justifique sua resposta. Não, pois uma vez que se suspeite de difteria o tratamento deve ser iniciado imediatamente para que a toxina ainda circulante possa ser inativada (através da antitoxina) e tente-se reduzir a gravidade e letalidade das complicações.
24- Criança de 10 anos apresenta febre e dor de garganta há 5 dias, a mãe informa que ela vêm piorando a cada dia. Ao exame você observa a criança muito prostrada, com dificuldade para respirar e ao exame da orofaringe presença de placa acinzentada na amígdala, estendendo-se para o pilar anterior e úvula. Nesse caso está incorreto afirmar:
A bacterioscopia do material de orofaringe pelo método de Albert evidenciando bastonetes com granulações metacromáticas confirma o diagnostico de difteria
O material do swab deve ser cultivado em meio de PAI ou Agar telurito
Deve ser aplicado soro antidiftérico antes do resultado das culturas
Os meios de cultura específicos visam inibir o crescimento de microrganismos como streptococcus SP.
25-Sabendo-se que existem 03 espécies de maior importância clínica dentro do gênero Staphylococcus (S. saprophyticus, S. aureus e S. epidermidis), complete as lacunas abaixo com o nome da espécie apropriada:
a) O S.epidermidis é encontrado na microbiota anfibiôntica de pele e mucosas de seres humanos e raramente causa infecções em indivíduos saudáveis. 
 b) Entre as principais infecções cutâneas causadas pela espécie S.aureus podemos destacar o abscesso e a foliculite. 
c) A intoxicação alimentar estafilocócica pode ocorrer após manipulação de alimentos por portadores nasais da espécie S.aureus produtora de enterotoxina. 
d) A espécie S.aureus poderá colonizar a nasofaringe dos membros da equipe hospitalar e, desta forma se disseminar entre os pacientes causando infecção hospitalar. 
e) O S.aureus caracteriza-se por ser o único estafilococo capaz de transformar fibrinogênio em rede de fibrina através da produção da enzima coagulase.
f) Por sua aderência facilitada ao epitélio uretral, o S.saprophyticus tem sido associado com infecção urinária em mulheres. 
g) A espécie S.epidermidis é capaz de se aderir em superfícies plásticas e, portanto, poderá causar sepse e endocardite em pacientes utilizando catéter venoso. 
h) A partir de um foco primário de infecção, o S.aureus poderá atingir a corrente sangüínea e causar sepse, artrite, osteomielite, pneumonia, meningite e infecção renal. 
i) Pela produção de toxina esfoliativa e toxina TSST-1, a espécie S.aureus poderá causar, respectivamente, as Síndromes da Pele Escaldada e do Choque Tóxico. 
j) O termo MARSA é atribuído ao S.aureus que apresenta altos níveis de resistência aos antibióticos, e por isso possui grande participação em infecções hospitalares. 
Cite 3 procedimentos importantes que devem ser seguidos para garantir resultados confiáveis numa urinocultura quantitativa realizada em laboratório de bacteriologia.
Coleta da primeira urina matinal após primeiro jato urinário
Coleta da urina em recipiente esterilizado
Transporte da urina em ambiente refrigerado
Coletar a urina em período sem terapia antimicrobiana
Quais são os principais cuidados que devem ser recomendados ao paciente no processo de coleta de urina para o exame bacteriológico?
Anti-sepsia prévia da genitália externa
Urina matinal, desprezar o primeiro jato urinário
Coletar em frasco descartável esterilizado
Cmservação em ambiente refrigerado até o momento da realização do exame
Cite um agente antimicrobiano (antibiótico ou quimioterápico) para o qual as bactérias anaeróbias estritas são consideradas sempre sensíveis e outro para o qual são consideradas sempre resistentes.
Sempre sensíveis: cloranfenicol, metronidazol, clidamicina
Sempre resistentes: aminoglicosídeos (gentamicina, amicacina), sulfax, quinolonax
A caracterização de microrganismos classificados como BAAR em esfregaços corados pela técnica de Ziehl- Neelsen é indicativo da presença de bactéria do gênero Mycobacterium e compatível com o diagnóstico de tuberculose e hanseníase, duas patologias infecciosas muito encontradas em nosso país.
Qual o significado da sigla BAAR? Para que microrganismos (gênero e espécie) são considerados patógenos para humanos é aplicada?
Bacilo álcool-ácido resistentes.
Mycobacterium tuberculosis, Mycobacterium leprae
Cite quais as duas formas clínicas polares da hanseníase (lepra) e justifique as diferenças com base na avaliação microbiológica
Forma tuberculóide: lesões pobres de bacilos e com granuloma (imunidade celular exacerbada) / forma lepromatosa: lesões com riqueza de bacilos (imunidade celular não controla a infecção.
Uma cepa de Escherichia coli enteropatogênica (EPEC) pode Sr identificada através de:
( ) padrão hemolítico na cultura em ágar sangue.
(x) teste sorológico
( ) cultura em meio seletivo e indicador
( ) provas bioquímicas de identificação
( ) perfil de sensibilidade aos antimicrobianos
Que exames laboratoriais devem ser solicitados para confirmar a suspeita clínica da sífilis secundaria num paciente?
Testes sorológicos: 1- TPI (imobilização do Treponema pallidum) / 2- ............. Treponema – absorvida / 3- VDRL
Bacterioscopia das ................ 1- campo escuro / 2- imunofluorescência / 3- ......(Fontana???) ......???
Sobre a hepatite B informe:
As vias de transmissão:parenteral, através do contato percutâneo com sangue e seus produtos; sexual e perinatal.
As formas de prevenção e controle:imunoglobulina humana anti-hepatite B, nos casos de exposição ocupacional; vacinação ativa e prevenção dos riscos (manobras de biossegurança)
Os três antígenos virais para os quais o hospedeiro produz anticorpos específicos:HBsAg; HBcAg; HbeAg
Marque V ou F:
( V ) a infecção pelo HPV (papilomavírus humano) é principal causa de câncer de colo de útero.
( V ) herpesvírus têm a capacidade de permanecerem latentes em gânglios nervosos
( V ) na mononucleose infecciosa os herpesvírus multiplicam-se em linfócitos B e T.
( F ) para a doença de inclusão citomegálica temos tratamento específico baseada na aplicação de vacinas inativadas
( F ) a varicela é uma doença viral onde o agente infeccioso tem como porta de entrada o trato gastrointestinal.
 Descreva a interação do vírus HIV no organismo hospedeiro correlacionando com os sítios de atuação das drogas antiretrovirais utilizadas para tratamento dessa infecção.
O vírus interage com a célula hospedeira através da ligação da estrutura viral gp120 com o receptor de membrana celular CD4 e o co-receptor (CCR5 ou CxCR4), dessa maneira o envelope se funde à membrana e o material viral penetra na célula. Inibidores de fusão (enfurvitida) atuam nessa etapa. O RNA viral codifica a dupla fita de DNA correspondente com a atuação da transcriptase reversa e o sítio de atuação de antivirais (inibidoras da transcriptase análogos e não análogos de nucleosideos. O RNA é destruído e o DNA formado é incorporado ao genoma da célula e se integra ao mesmo com atuação da proteína viral integrase. Esse DNA se replica juntamente com a célula e com o tempo dá origem à partículas virais através da transcrição desse DNA incorporado ao genoma, o qual codifica todas as proteínas virais, que uma vez produzidas, precisam ser clivadas para dar origem aos vírus completos. Essa clivagem é feita pela protease – etapaonde agem outras drogas antivirais (os inibidores de protease). A eliminação das partículas virais produzidas leva a destruição da célula hospedeira.
Um homem de 45 anos de idade se queixa de fadiga cada vez mais intensa há um ano. O exame físico não é digno de nota. Os exames laboratoriais revelam: bilirrubina total de 0,8mg/dL. AST = 84 U/l, ALT = 104 U/i, fosfatase alcalina = 124 U/l. Os marcadores de hepatite viral solicitados foram: HbsAg positivo, HBc IgM negativo, HBc IgG positivo, anticorpo anti HCV negativo e HAV IgG negativo. O diagnóstico mais provável é:
Hepatite A aguda
Hepatite B aguda
Hepatite B crônica
Hepatite C crônica
Hepatite B em convalescência
João, um menino de 6 anos, voltou da escola cansado e mal-humorado. Na hora do jantar, estava quente e ruborizado, e queixou-se de dor de garganta. Não quis comer e vomitou uma vez. Sua mãe o levou a uma clínica de atendimento noturno, onde foi constatada a temperatura de 39,4ºC. O médico verificou que João estava com a garganta vermelha, apresentado exudato branco-acinzentado em ambas as amígdalas, com linfonodos cervicais aumentados e dolorosos à palpação. Foi obtido um swab de garganta para ensaio imunoenzimático rápido com a finalidade de detectar o antígeno de estreptococo do grupo. O resultado foi positivo. Quais as propriedades fisiológicas e morfológicas que distinguem o gênero Streptococcus? Quais os principais grupos desse gênero?
Os estreptococos formam cadeias ao dividirem-se sempre ao longo do mesmo plano, permanecendo fixo após a divisão celular. Possuem metabolismo fermentativo. Alguns são anaeróbios estritos, enquanto outros são indiferentes à presença de oxigênio. São classificados de acordo com o tipo de hemólise (alfa, beta e gama). Os estreptococos beta-hemolíticos podem ser subdivididos em grupos (A, B, etc) de acordo com as características sorológicas de seu carboidrato C.
Correlacione as colunas
Exotoxina			toxina tetânica
Endotoxina			LPS
Enzima proteolítica		colagenase
Hialuronidase			fator de difusão de estreptococos
Penicilinase			resistência a antibióticos beta-lactâmicos
 Na investigação de pacientes com suspeita de sífilis, em que momento(s) e através de que exame pode ser confirmado o diagnóstico microbiológico?
Sífilis primária (lesão do cancro duro), sífilis secundária (roséolas) – bacterioscopia – campo escuro, impregnação pelo nitrato de prata, imunofluorscência direta.
Sífilis secundária, terciária (tardia) – testes sorológicos
Todas as alternativas sobre a coloração de Gram estão corretas EXCETO:
Escherichia coli cora-se de vermelho porque possui camada fina de peptidioglicano.
Mycobacterium tuberculosis cora-se de azul porque possui camada lipídica espessa
Staphylococcus aureus cora-se de azul porque possui uma camada espessa de peptídeoglicano.
Streptococcus pyogenes cora-se de zaul porque possui uma camada espessa de peptídeoglicano
Cite um agente antimicrobiano (atibiótico ou quimioterápico) que atue nos seguintes sítios ou estruturas celulares bacterianas:
Parede celular:penicilinas, cefalosporinas
Ribossoma:clorafenicol, aminoglcosídeos (gentamicina, amicacina), macrolídeos (eritromicina), azitromicina
DNA: quinolonas, metronidazol
Membrana citoplasmática:polimixina
Bactéria isolada de abscesso cutâneo de paciente foi cultivada em meio de cultura de Müeller-Hinton para a realização de teste de suscetibilidade a diferentes antimicrobianos (antibiograma). Observando os resultados abaixo, é correto afirmar que: 
Penicilina G (halo 21mm)
Cefoxitina (halo 19mm)
Norfloxacina (halo 9 mm)
Metronidazol (halo 9mm)
A droga de escolha para combater esta bactéria seria a penicilina G porque determinou o maior halo de inibição
A bactéria é sensível a todos os antimicrobianos, pois Ester apresentaram halos de inibição na cultura bacteriana
Embora apresentasse sensibilidade, nenhum destes antimicrobianos age sobre as bactérias que causam a doença periodontal, devido à sua substantividade reduzida.
A bactéria é mais sensível ao antimicrobiano 2 do que ao 3 porque revelou maior halo de inibição ao do 2 do que ao 3.
Num antibiograma é necessária a medição dos halos de inibição, independente de seu tamanho, uma vez que cada antimicrobiano apresenta um padrão de halo de difusão diferente.
 Cite 4 diferenças entre vírus e bactérias:
Bactérias						vírus
Possuem DNA e RNA 				possuem DNA ou RNA
Possuem metabolismo próprio		não possuem
Crescem em meios inertes			não
São sensíveis a antibióticos			não
Se multiplicam por divisão binária		não
Produzem macromoléculas			não
Não						possuem ácido nucléico infeccioso
Correlacione as colunas quanto à coprocultura realizada para diagnóstico laboratorial de infeccções gastrintestinais bacterianas:
Escherichia coli enterotoxigênica patogênica: enterobactéria lactose positiva patogênica
Salmonella: enterobactéria lactose negativa
Staphylococcus aureus: cocos gram positivos com enterotoxina
Clostridium perfingens: bactéria anaeróbia estrita com enterotoxina
Enterobacter: enterobactéria lactose positiva não patogênica
Ao atender um paciente no ambulatório, você detectou a presença de manchas acastanhadas na face e no tronco, bastante sugestivas de roséolas sifilíticas. Para dirimir dúvidas, que exames você solicitaria ao serviços de patologia clínica? Justifique.
Bacterioscopia das lesões, pois os espiroquetas estarão presentes, tanto quanto no cancro duro. Além disso, considerando que o paciente já está na fase secundária da sífilis, seria conveniente o exame sorológico que poderia ser feito por VDRL ou imunofluorescencia indireta com absorção prévia de anticorpos heterófilos (FTA/Abs)
Compare o papel dos roedores no ciclo epidemiológico da peste bubônica e da leptospirose.
Na peste bubônica os roedores sofrem a doença e morrem, permitindo a dispersão de pulgas infectadas. Na leptospirose os roedores são refratários, não sofrem a doença mas eliminam grandes quantidades de leptospiras na urina, durante toda sua vida.
Cite os principais vírus causadores de hepatite no homem. Bem como os respectivos mecanismos responsáveis pela transmissão dos mesmos.
Hepatite A e E: transmissão fecal-oral
Hepatite B: sexual, hemotransfusão, uso de drogas endovenosas, acidentes perfuro-cortantes e materno fetal
Hepatite D: depende da presença do vírus B para transmissão
Hepatite C: principalmente hemotransfusão, uso de drogas endovenosas e acidentes perfuro-cortantes, possivelmente sexual.
Qual o principal mecanismo responsável pelas neoplasias relacionadas ao papilomavírus?
A presença dos genes que codificam as proteínas estruturais E6 e E7 que anulam a ação dos genes supressores de tumores nas células hospedeiras.
Sobre a infecção pelo HIV é correto afirmar que:
A ligação do vírus na célula alvo é dependente exclusivamente da interação da proteína viral gp120 com o receptor CD4 da célula humana.
O RNA viral, ao entrar na célula, codifica proteínas que são responsaáveis pela sua integração no genoma da célula.
A ação de proteínas virais não estruturais contribui com mecanismos de escape do sistema imune, importantes para a sobrevida das partículas virais.
Outras infecções levando a ativação dos linfócitos CD4 podem diminuir a quantidade de células infectadas pelo HIV.
Cite 3 características ou propriedades que permitam diferenciar exotoxinas de endotoxinas bacterianas.
Características ou propriedades		
Natureza química			
EXO:	LPS		
ENDO: proteínas
Microrganismos onde são encontradas os produzidas
EXO: somente bactérias Gram negativas	
ENDO: Bacterias gram positivas e negativas
Transformação em toxóide (vacina)
EXO: sim
ENDO: não
Alteração pelo calor
EXO: sim
ENDO: não
Discuta o valor da bacterioscopia no diagnóstico microbiológico e apresente 2 exemplos de patologias em que esta técnica é utilizada.
A bacterioscopia pode fechar o diagnóstico em várias patologias.Ex: sífilis, hanseníase, tuberculose, gonorréia masculina
Apresente 2 patologias estafilocócicas e as respectivas enzimas responsáveis pela agressão bacteriana.
Síndrome do choque tóxico / TSST-1
Intoxicação alimentar / exotoxina estafilocócica
Síndrome da pele escaldada / toxina esfoliativa
Justifique a predominância do gênero Clostridium nas infecções exógenas causadas por bactérias anaeróbias estritas.
As bactérias do gênero Clostridium produzem esporos que sobrevivem a ação tóxica do oxigênio do ar atmosférico. Portanto, podem contaminar feridas transformando-se em células vegetativas que são capazes de produzir processos infecciosos.
Que fatores, genéticos, imunológicos, e virais influenciam no tempo de progressão da infecção pelo HIV?
Genéticos:
HLA progressores lentos
Baixa expressão de CCR5
Imunológicos:
Ação citotóxica efetiva
Produção de fatores antivirais por linfócitos CD8
Citocinas que bloqueiam CCR5 (MIP1, RANTES) e CXCR4 (SDF-1)
Virais
Infecção por formas atenuadas de vírus
Decreva o processo de replicação dos herpes vírus ressaltando as particularidades em relação ao processo geral de replicação viral.
Os vírus se ligam à célula hospedeira através de receptores específicos, ocorre adsorção e fusão do envelope viral com a membrana celular. O DNA viral segue para o núcleo e utilizando a maquinaria celular para transcrição e se replica em duas etapas: uma etapa inicial onde são codificadas enzimas que atuarão na replicação e a etapa chamada de tardia onde são produzidas proteínas estruturais permitindo a formação de partículas virais.
Que exames de laboratório devem ser solicitados para o diagóstico de sífilis em paciente que apresente a doença na fase primária? Justifique. Caso o paciente se apresente com sintomas e sinais compatíveis com a fase secundária, o que modificaria na investigação diagnóstica? Justifique.
Sífilis primária: presença de úlcera, indolor que regride espontaneamente. Diagnóstico através de raspado da lesão com bacterioscopia por nitrato de prata ou anticorpos fluorrescentes ou microscopia de campo escuro.
Sífilis secundária: sintomas sistêmicos com fecre e lesões cutâneas (roséolas) indolores, disseminadas acometendo palmas e plantas, cuja bacterioscopia revela o Treponema SP. Diagnóstico através de sorologia (VDRL – FTA/ABS)
O prontuário de um paciente com história de tosse produtiva há 3 semanas, além de febre e sudorese noturna, indica bacterioscopia positiva para BAAR. Interprete a informação laboratorial.
BAAR é a sigla para bacilo álcool ácido resistente. Esta baterioscopia, indica a eliminação de grande quantidade de Mycobacterium SP.
Casal procura PSF com relato de que a mulher está com corrimento vaginal abundante há 10 dias e que há 3 dias o marido começou a apresentar discreta ardência urinária, acompanhada de saíde de secreção purulenta, principalmente pela manhã. Que exames estão indicados para cada um dos parceiros?
Homem: é suficiente a bacterioscopia da secreção uretral pelo método de Gram, onde serão observados diplococos gram negativos, intracelulares.
Mulher: além da bacterioscopia, deverá ser solicitado cultura bacteriológica em meio seletivo (Thayer-Martin), uma vez que há presença de outras espécies de diplococos gram negativos fazendo parte da microbiota vaginal.
A Yersinia pestis, agente etiológico da peste bubônica, produz a enzima coagulase em temperaturas inferiores a 30ºC. Que implicações essa característica fisiológica traz no ciclo epidemiológico de transmissão da doença?
A temperatura corpórea das pulgas (abaixo de 30ºC) faz com que a Yersinia pestis ingerida durante o repasto sanguineo de uma fonte contaminada produza coagulase e consequentemente a coagulação do sangue ingerido, bloqueando a passagem alimentar do inseto. Assim a pulga, não só regurgita qualquer sangue ingerido, como se torna faminta procurando constantemente fontes de alimento.

Outros materiais