Buscar

SIMULADO 2

Prévia do material em texto

1.
		A III Conferência Nacional do Esporte (2010), a maior já realizada no segmento, expressou a inteligência coletiva e foi o ápice de um processo de consolidação de importantes consensos iniciado em sua primeira edição, em 2004, e mantido na segunda conferência, em 2006. A III Conferência consolida as conquistas anteriores e avança para a efetivação do esporte como direito social, conforme preceitua a Constituição Federal, que também determina que caiba ao Estado oferecê-lo como política pública. Supondo-se que um profissional de educação física tenha sido convidado para apresentar um projeto promovendo a inclusão social e o desenvolvimento humano por meio de programas de lazer, que atendam aos princípios norteadores apresentados na Carta de Brasília, julgue os itens a seguir quanto aos objetivos que devem ser formulados nesse projeto:
	
	
	
	
	
	Incentivar a realização de torneios, festivais e competições esportivas, estimulando a participação dos atletas federados, organizados por faixa etária.
	
	
	Promover atividades recreativas, artísticas e esportivas entre gerações, visando desenvolver uma cultura de solidariedade humana por meio das vivências de lazer
	
	 
	Fomentar a ressignificação dos espaços de lazer para atender aos mais diversos interesses dos participantes, respeitando a identidade da cultura local e regional.
	
	 
	Articular ações culturais para públicos diferenciados, utilizando metodologias participativas e inclusivas de planejamento e de gestão do lazer.
	
	
	Privilegiar o talento esportivo individual com premiações que contribuam para a participação dos atletas em competições nacionais e internacionais.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Com base no conceito de Prevenção e Promoção da Saúde estruturados na Carta Brasileira de Prevenção Integrada na Área da Saúde, considere as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	
	O bem-estar das pessoas está variavelmente dependente da genética e da cultura de vida das pessoas, expressa pelos estilos de vida e ambientes em que vivem.
	
	
	Todas estão incorretas.
	
	
	A prevenção e promoção da saúde não devem ser considerados conjuntamente pelas suas proximidades e raízes comuns no bem-estar de cada indivíduo.
	
	
	As ações de prevenção e promoção da saúde não consideradas estratégias positivas de intervenção na busca contínua de avanços políticos, sociais, culturais, ambientais e educacionais, sempre no sentido do desenvolvimento humano.
	
	 
	A prevenção e promoção da saúde devem ser nas perspectivas da interdisciplinaridade e da intersetorialidade, incluindo dimensões sociais , políticas, econômicas e culturais, além dos setores das diferentes áreas de conhecimento e atuação humanas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		O grande desafio da promoção à saúde enfrentado pelo Profissional de Educação Física em sua intervenção na saúde, principalmente no contexto brasileiro é a de mudança de cenário de desigualdade social onde a luta por saúde, deverá equivaler à:
	
	
	
	
	
	Prescrição de exercícios
	
	
	Transformações do ambiente sanitário com a elaboração de redes de esgoto
	
	
	Prevenção de doenças
	
	
	Reabilitação
	
	 
	Empoderamento para a melhoria da qualidade de vida
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		O que é a Educação Popular:
	
	
	
	
	
	é a pedagogia do oprimido e do abandonado.
	
	
	é a educação somente aos pobres.
	
	
	é a educação que visa o bem estar dos professores.
	
	 
	é uma educação libertadora.
	
	 
	é a educação que todos podem participar na esfera superior.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A promoção da saúde pretende reduzir as desigualdades existentes nos níveis de saúde das populações e assegurar a igualdade de oportunidades e recursos, com vista a:
	
	
	
	
	 
	Capacitá-las para a completa realização do seu potencial de saúde
	
	
	Aplicar seus princípios priorizando as mulheres.
	
	
	Limitar o acesso à informação
	
	 
	Permitir opções saudáveis sem que sejam capazes de controlar os fatores que determinam a saúde
	
	
	Produzir uma sólida implantação num meio desfavorável
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		
O Programa Academia da Saúde promove a implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para a orientação de práticas corporais, atividades físicas e lazer, e modos de vida saudáveis. De acordo com essas informações, podemos afirmar que irá contribuir para a promoção da saúde da população porque:
	
	
	
	
	
	Tem um enfoque voltado para a mudança dos estilos de vida e o Profissional de Educação Física deve preocupar-se com a ênfase na ação individual
	
	
	Os profissionais de saúde devem adotar uma perspectiva comportamental, preventivista.
	
	
	É considerada como um dos elementos do nível primário de atenção em e por isso deve ser implantada pelo medico
	
	 
	O profissional de Educação Física inserido no Programa procura reafirmar a importância da promoção à saúde e aponta, principalmente, a influência dos aspectos sociais sobre a saúde dos indivíduos e da população
	
	
	O profissional de Educação Física deve reforçar a tradição sanitária do pensamento médico social
	
	
	
		7.
		O profissional de Educação Física preocupado com capacitação de um grupo de idosas para a desenvolver seu potencial de saúde deverá:
	
	
	
	
	
	Garantir bens e serviços com igualdade independentes das necessidades individuais
	
	
	Envolver o grupo de idosas em detrimento ás famílias
	
	 
	Promover estilos de vida e oportunidades que permitam opções saudáveis
	
	
	Adaptar às necessidades locais priorizando as possibilidades nacionais
	
	
	Implantar suas ações num meio favorável sem acesso à informação
	
	
	
		8.
		A I Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde teve como principal produto a Carta de Ottawa (WHO, 1986), que se tornou, desde então, um termo de referência básico e fundamental no desenvolvimento das idéias de promoção da saúde em todo o mundo. Segundo este documento, as condições e requisitos para a saúde são:
	
	
	
	
	 
	Paz, educação, habitação, alimentação, renda, ecossistema estável, recursos sustentáveis, justiça social e eqüidade.
	
	
	Paz, educação, habitação, promoção da saúde, ambiente social, empoderamento, água potável, justiça, trânsito, família
	
	 
	Saúde, habitação, qualidade de vida, água potável, alimentação, empoderamento, equidade, educação
	
	
	Saúde, educação, organização urbana, distribuição de renda, quallidade de vida, educãção, saúde, infra-estrutura, empoderamento, segurança
	
	
	Água potável, ambiente sustentável, educação popular, assistência à mulher, harmonia familiar, rerecurso financeiro, controle da violência, recursos financeiros, infra-estrutura, lazer
	 Gabarito Comentado
IMULADO 2

Outros materiais