Buscar

ARTES: FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/3
Com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, em 1997, o ensino de Arte sistematizou-se como área do conhecimento, com conteúdos específicos constitutivos do currículo escolar.Nesse sentido, discorra sobre a importância dessa área do conhecimento para o processo de desenvolvimento e de aprendizagem dos alunos e alunos da educação básica. 
Nota: 33.3
	Expectativa de resposta: O ensino da arte instiga os alunos a recuperarem os valores perdidos na sociedade moderna e a refletirem o para que e o porquê de produzirem esses conhecimentos. Através desse ensino é possível que o aluno recupere a visão do todo utilizando, dessa forma, práticas que envolvem simultaneamente razão, sensação, sentimentos e intuição; o aluno é visto como um ser pleno, com potencialidades para se desenvolver completamente e direciona a aprendizagem para o crescimento da pessoa. Nessa perspectiva o aluno é corresponsável pela sua própria aprendizagem, tornando-se sujeito do processo, atuando como questionador e investigador, detentor de raciocínio logico e criatividade.
Resposta:A arte é um grande agente transformador e pode igualmente exercer um papel de inclusão social. Por meio da aprendizagem em artes podemos estimular nossos alunos a ampliar a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles,Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas. Estimular a prática artística deve ser um dos objetivos de todo professor, tendo em vista os conhecidos benefícios que isso traz para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.
Questão 2/3
Por volta dos anos 1960 imperava no Brasil o tecnicismo educacional, em que todo o sistema estava voltado à formação de profissionais prontos para entrar no mercado de trabalho, como se pode observar em disciplinas pertences ao currículo dessa época, as quais envolviam técnicas industriais e comerciais, por exemplo.A partir deste contexto, explique como era a relação entre professor e aluno no ensino de Artes nos anos 1960, na perspectiva da Pedagogia Tecnicista?
Nota: 26.7
	Expectativa de resposta:
O aluno e o professor ocupavam um lugar secundário, porque o elemento principal era o sistema técnico. No tecnicismo educacional, o professor pensa e age como técnico; sendo assim, privilegia o produto do trabalho artístico, em detrimento do processo de sua execução. Nas aulas de artes, os professores davam importância ao “saber construir”. O aluno era paciente de um processo que visava adequar seu comportamento frente às exigências do modelo econômico vigente. Ele representava uma matéria-prima a ser trabalhada, tendo em vista os moldes de reprodução (p. 22).
Resposta:A relação professor e aluno era bem distante. o professor não era valorizado. O professor passava verdades aos alunos incontestáveis, não se criava alunos críticos.Os alunos não tinham liberdade de expressão. Era o professor de educação artística, apesar de ter recebido, o nome de polivalente, acabava optando pelo ensino da modalidade artística com a qual tinha mais afinidade e cujos conteúdos dominava mais.
Questão 3/3
.A arte se manifesta em diversas linguagens, propostas para o ensino de forma aberta e não limitada. Com base no que você estudou na disciplina, escreva quais são as quatro linguagens artísticas a serem trabalhadas no ensino de Artes conforme propõem os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental.
Nota: 33.3
	Expectativa de resposta: artes visuais, dança, música e teatro (p. 32).
Resposta:Artes visuais, teatro, música e dança.Cabe às escolas, entretanto, escolher as linguagens artísticas que farão parte de seus currículos, bem como organizar os conteúdos a serem trabalhados de acordo com suas possibilidades e características.

Outros materiais