Buscar

Micotoxicoses

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plan1
	Nome da micotoxicose	Fungo causador	Princípio tóxico	Alimentos onde é encontrada	Órgão alvo	Espécies mais susceptíveis	Alterações no órgão alvo	Sinais clínicos
	Aflatoxicose	Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus	Aflatoxina (B1, B2, G1, G2, M1 e M2)	Amendoim, sementes de algodão, castanhas, milhos, soja, coco, leite e subprodutos, ovos e carne.	Fígado	Gado, cães, aves e suínos.	Esteatose, necrose, fibrose e hiperplasia extensiva dos ductos biliares.	Inapetência e ganho de peso reduzido.
	Ergotismo	Claviceps purpurea	Derivados do ácido lisérgico (ergotamina) e Alcalóides clavínicos (ergoclavina)	Gramíneas contaminadas (centeio)	Membros e Sistema Nervoso	Bovinos, ovinos, suínos e aves.	Membros: mumificação ou gangrena úmida. Inflamação.	Formigamento, convulsões, redução no consumo de alimento, ganho de peso e na produção de leite, ataxia e paralisia.
	Ocratoxicose	Aspergillus ochraceus e Penicillium viridicatum	Ocratoxina A	Milho, trigo, cevada, aveia, centeio, sementes de café e amendoins.	Rins	Aves e suínos.	Rins aumentados e pálidos. Degeneração dos túbulos proximais, atrofia do epitélio tubular e fibrose intersticial do córtex.	Polidipsia (aumento da ingestão de água) e poliúria (aumento da eliminação de urina)
	Síndrome estrogênica	Fusarium graminearum	Zearalenona (Toxina F-2) e Deoxinivalenol (Vomitoxina)	Milho contaminado durante a estocagem.	Genitais e órgão reprodutivos	Suínos e bovinos.	Aumento do útero e glândulas mamárias, atrofia dos ovários. Trato vaginal: edema e hipertrofia e hiperplasia celular	Vulva inchada, hiperêmica e edematosa. Glândulas mamárias inchadas. Prolapso retal e vaginal. Infertilidade.
	Síndrome emética e de recusa de alimentos	Fusarium graminearum	Deoxinivalenol (Vomitoxina)	Milho contaminado durante a estocagem. Cevada e trigo.	Suínos.	Síndromes eméticas e recusa de alimento. Diminuição no ganho de peso e taxas de crescimento.
	Leucoencefalomalácia equina	Fusarium moniliforme	Fumonisinas A1, A2, B1, B2 e B3.	Milho contaminado.	Substância branca	Equinos	Necrose de liquefação na massa branca de um ou ambos hemisférios cerebrais, apresentando-se como grandes espaços vazios e irregulares. Matéria branca severamente rarefeita e os vasos sanguíneos demonstram hemorragias perivasculares e edema.	Apatia, aparência sonolenta com protrusão da língua, relutância para se mover para trás, andar desproposital e ataxia (desordem do movimento - locomoção, equilíbrio, deglutição...); delírio.
	Eczema facial	Pithomices chartarum	Esporodesmina	Gramíneas (braquiária)	Fígado	Ovinos (principalmente), bonivos e caprinos.	Cirrose interlobular, colangite, fibrose periductal, necrose do epitélio do ducto biliar e a proliferação do ducto biliar.	Fotossensibilização e acumulação de bilirrubina (icterícia).
Plan2
Plan3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais