Buscar

Fichamento - BORGES, Vavy Pacheco. Grandezas e misérias da biografia. In: PINSKY, Carla B (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
CENTRO DE EDUCAÇÃO E DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
Prática de Pesquisa
FICHAMENTO
Aluna: Mércia Santos Cardoso.
	Referência
	BORGES, Vavy Pacheco. Grandezas e misérias da biografia. In: PINSKY, Carla B (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005.
	Tema Central
	Biografia Histórica.
	
Palavras- chave
	Biografia, relato, trajetórias, memória, biografado, singularidade, métodos, documentos, entrevistas, indivíduo, paradigmas, narrativa, percurso, retorno, renovação, individualismo, identidade, pesquisa, contexto, passado, finalidade, testemunho, hermenêutica, mídia, psicanálise, literatura, sociologia, antropologia, multiplicidade, acontecimentos, margens, liberdade, normalidade, desvio, determinação, comportamento, simultaneidade, compreensão, aspectos, reconstituir.
	Objetivos:
	Refletir sobre os princípios e os limites das biografias históricas (científica).
Destacar que os desafios da pesquisa para um trabalho biográfico são análogos aos de qualquer produção historiográfica. 
Atentar para a importância da análise da relação direta entre o movimento dos atores sociais e das disciplinas acadêmicas que estudam esses indivíduos.
	Idéias-chaves
	 “Relato de vidas”, “o papel do indivíduo e da biografia”, “história de vida”, “Nova História”, “História Política”, “liberdade do indivíduo”, “representação”, “subjetividade”, “condicionamentos sociais”, “micro-história”, “impulso biográfico”.
	Comentários e Impressões de Leitura:
	O Artigo de Vavy Pacheco, trás uma abordagem metodológica e faz simultaneamente um apanhado histórico e interdisciplinar sobre o percurso das biografias na história. Nesse sentido, levanta pontos positivos e negativos basilares ao se escrever uma obra histórica biográfica. Não trás um passo-a-passo da elaboração das biografias históricas, mas, aborda conceitos fundamentais que norteiam a produção e a pesquisa. 
	Citações
	“Leis, normas e práticas existentes são constantemente desrespeitadas; a longa discussão nas ciências humanas entre o que seria “normal” e o que seria um “desvio” das práticas, dos padrões de comportamentos nos encaminham para perceber que a discussão entre o que seria normal e patológico é muito complexa. Isso deve levar o biógrafo a caminhar lenta e cuidadosamente em conclusões desse tipo.”
“(...) pode-se afirmar, também, que os problemas enfrentados são semelhantes aos que precisamos encarar em qualquer trabalho de pesquisa histórica, acrescidos dos inerentes à observação específica da vida de um indivíduo;”
“O ser humano existe somente dentro de uma rede de relações. Assim, algumas coordenadas devem ser levadas em conta pelo pesquisador: deve-se atentar para os condicionamentos sociais do biografado, o grupo ou grupos de pessoas em que atuava, em fim, todas as redes de relações pessoais que constituíam seu dia-a-dia.”
“Ao se ler sobre a biografia percebe-se de imediato quantas áreas importantes da História se cruzam ou mesmo se confundem, quantos temas estão contidos ou próximos da biografia: a micro-história, os estudos de caso, a História oral, as histórias de vida; os trabalhos sobre vida cotidiana, sobre sensibilidade, sobre sociabilidade.” BORGES, Vavy Pacheco.

Outros materiais