Buscar

Av2 HISTÓRIA ANTIGA ORIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0485_AV2_ » HISTÓRIA ANTIGA ORIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: - ANDERSON FERREIRA DOS SANTOS 
	Professor:
	ALEX DA SILVEIRA DE OLIVEIRA
	Turma: 9002/AE
	Nota da Prova: 5,3 de 8,0  Nota do Trabalho:Nota de Participação: 2 Data: 11/06/2013 16:31:17
	
	 1a Questão (Cód.: 40175)
	9a sem.: Religiosidade egípcia
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	A relação dos egípcios com a vida após a morte era extremamente visível, inclusive em sua arte. Seus maiores feitos arquitetônicos são as pirâmides, obra funcional pois serviam de mausoléu. Determine os principais elementos constitutivos dessa forma peculiar de religiosidade. 
	
Resposta: a religiosidade egípcia era baseada no politeismo, eles acreditavam em vários Deuses esses deuses tinham caracteristicas antropozoomórficas. eles acreditavam no retorno após a morte, por isso cuidavam do seu corpo, por onde passavam por um processo de mumificação e eram posto nas tumbas que ficavam no interior das pirâmedes.
	
Gabarito: A religiosidade egípcia estava bastante ligada à vida após a morte. Sua crença na mentepsicose fazia com que se preocupassem com a preservação de seus cadáveres através da prática da mumificação. Essa técnica era, no entanto, bastante cara o que fazia com que ficasse restrita a poucos indivíduos, capazes de custeá-la. Acreditavam que assegurariam a volta a seus corpos preservados após passarem pelo Tribunal de Osíris, onde seus feitos terrenos seriam avaliados. 
	 2a Questão (Cód.: 36003)
	11a sem.: Hebreus
	Pontos: 0,8  / 1,5 
	Leia os textos abaixo, com atenção e a seguir responda as questões: "Os egípcios obrigavam os filhos de Israel ao trabalho: a preparação da argila, a fabricação de tijolos, vários trabalhos nos campos, e toda espécie de trabalhos aos quais os obrigavam." ( Êxodo, 1,13-14) "Então todas as tribos de Israel vieram ter com Davi em Hebron e disseram: vê! Nós somos dos teus ossos e da tua carne. Já antes, quando Saul reinava sobre nós, eras tu que saías e entravas em Israel, e Javé te disse: "És tu que apascentarás o meu povo de Israel e és tu quem serás chefe de Israel. " (2 Samuel,5-1-2) Bíblia de Jerusalém São Paulo: Edições Paulinas, 1993, p.106 e 472. a) Estas passagens do texto bíblico mencionam quais etapas da história do povo hebreu? b) Relacione a partir do texto aspectos vinculados a construção da ideia messiânica presente nos escritos proféticos de na história hebraica durante o chamado "cativeiro da Babilônia."
		
	
Resposta: a) b) O povo hebrel espera pela volta do messias, na qual para eles esta volta seria o retorno de Davi. No texto " És tu que apascentarás o meu povo de Israel e és tu quem serás chefe de Israel."reforça esta crença de que Davi é o escolhido.
	
Gabarito: Saída do Egito e ascensão de Davi; associar como Davi acaba sendo a figura que retorna, é a volta de Davi que é base do escrito.
	
	 3a Questão (Cód.: 12236)
	1a sem.: REVOLUÇÃO DO NEOLÍTICO
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	1. O texto a seguir refere-se à Revolução Neolítica, ocorrida na Pré-História : ¿A primeira revolução que transformou a economia humana deu ao homem o controle sobre o abastecimento de sua alimentação. O homem começou a plantar, cultivar e aperfeiçoar, pela seleção, as ervas, raízes e árvores comestíveis. E conseguiu domesticar e colocar sobre sua dependência certas espécies de animais, em troca do alimento, da produção e da previsão que podia oferecer. Os passos estão intimamente relacionados.¿ CHILDE, Vere Gordon. A Evolução Cultural do Homem. 5ª ed, Rio de Janeiro: Zahar, 1986, p.770. Sobre esse assunto, não é correto que(adaptada da UFSCAR):
		
	
	o cultivo da cevada e do trigo também favoreceu um aumento da produção de ali mentos e, por conseguinte, um significativo crescimento da população humana no vale do Nilo, região localizada no continente africano.
	
	O semi-nomadismo é o regime descrito pelo texto acima.
	
	há cerca de 100.000 anos, aproximadamente 25% da população humana existente no planeta passou a adotar uma economia baseada na produção de vegetais e na criação de animais, abolindo a caça e a coleta de suas atividades econômicas.
	
	a domesticação de cabras, gado de chifre, ovelhas e porcos não fez parte da Revolu ção Neolítica no Velho Mundo.
	
	o cultivo de batatas, cucurbitáceas, feijões e milhos, somando à criação de Lhamas e porcos da Índia, também marcaram a economia neolítica em algumas regiões da América do Sul.
	 4a Questão (Cód.: 86222)
	4a sem.: Mesopotâmia
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Principal governante do Império Babilônico, o rei Hamurábi (1792-1750 a.C.) destacou-se pelas conquistas territoriais e pela forma de administração dos territórios conquistados. Em seu legado, podemos incluir a
		
	
	Organização de um exército permanente, composto por guerreiros profissionais assalariados, armados com equipamento de ferro.
	
	Criação de um sistema coerente de escrita para ser utilizada nos cultos religiosos praticados no império, denominada Acádia-cuneiforme.
	
	Realização da célebre Torre de Babel, construção de altura descomunal, mencionada no Antigo Testamento.
	
	Construção de um complexo conjunto arquitetônico em seu palácio suntuoso, conhecido como os Jardins suspensos da Babilônia.
	
	Fixação, por escrito, dos costumes jurídicos num dos primeiros códigos de leis de que se tem notícia, o Código de Hamurábi.
	
	
	 
5a Questão (Cód.: 12898)
	8a sem.: Religião egípcia
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Diversos motivos levaram os homens à prática da mumificação: tentativa de ¿burlar¿ a morte, enfrentamento dos deuses ou homenagem aos falecidos. Independente da razão, esse ritual foi realizado por diversos povos. Dentre esses, os que mais se notabilizaram foram os egípcios. Especificamente sobre a mumificação egípcia podemos afirmar que: 
		
	
	os egípcios possuíam formas diferentes de mumificação, aplicadas de acordo com as posses do indivíduo.
	
	os egípcios praticavam a mumificação, mesmo depois da expansão muçulmana do século VII, sendo portanto um exemplo de permanência.
	
	a crença na reencarnação era o substrato que fundamentava a mumificação.
	
	os egípcios atingiram um nível de sofisticação tão grande que a técnica foi difundida entre os povos que viviam nas cercanias como hebreus e fenícios. 
	
	o rei Amon aboliu a mumificação por ocasião da introdução do Monoteismo no Egito. Seu sucessor resgatou a prática.
	 6a Questão (Cód.: 78191)
	9a sem.: Egito
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Desejando reduzir a influência dos sacerdotes sobre a população, o faraó Amenófis IV, no Novo Império, realizou uma reforma religiosa implantando:
		
	
	o culto a Zaratrusta.
	
	a valorização de Aton como o maior dos Deuses. 
	
	o culto a Jeová.
	
	o politeísmo.
	
	o antropozooformismo.
	 
7a Questão (Cód.: 40736)
	4a sem.: Sociedade Mesopotâmica
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	No que se referem às condições sociais, políticas e econômicas da Mesopotâmia, pode-se afirmar, CORRETAMENTE que:
		
	
	A regularidade das cheias dos grandes rios e a tranqüilidade política permitiram à Mesopotâmia a formação do primeiro reino unificado da história.
	
	Apesar de independentes politicamente, as diversas civilizações mesopotâmicas eram interdependentes economicamente, o que gerou um dinâmico processo de trocas. 
	
	Na Mesopotâmia destacou-se o modo de produção escravista, relacionado ao caráter bélico e expansionista desses povos.
	
	As estruturas geo-climáticas da região nos ajudam a compreender porque a agricultura de irrigação das civilizações mesopotâmicas eram obrigatoriamente individualistas. 
	
	Na economia da baixa Mesopotâmia, próximo à foz dos grandes rios, não existiam fomes ou crises de produção, graças à regularidade das cheias.
	
	
 8a Questão (Cód.: 12093)
	5a sem.: Egito antigoPontos: 0,5  / 0,5 
	As primeiras civilizações encontraram dificuldades para superar seus medos diante dos fenômenos da natureza. Nesse sentido,valeu a criatividade e a capacidade de invenção. Com relação aos egípcios, podemos salientar que:
		
	
	Encontraram situação mais favorável que os outros povos do Oriente Próximo,porém não conseguiram destaque abaixo ao autoritarismo dos faraós
	
	Foram hábeis artesãos embora na arte privilegiassem a pintura com técnicas e sua arte
	
	Deixou-se dominar por uma religiosidade que os impediu de desenvolver suas técnicas e sua arte.
	
	Construíram diques e canais que facilitaram a exploração de técnicas agrícolas indispensáveis para a sobrevivência
	
	Restringiram-se ao campo da arte, tendo construído obras arquitetônicas e monumentais, como pirâmides
	 9a Questão (Cód.: 15585)
	7a sem.: Arte Egípcia
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A arte voltada para os mortos. Esta afirmação é comum quando se pensa em Egito, no entanto, devemos ter alguns cuidados ao discutir a questão. Os principais fundamentos que poder ser observados na arte egípcia são a valorização da:
		
	
	da verossimilhança e do adorno.
	
	a literatura e as figuras mortas.
	
	simetria e da tridimensionalidade.
	
	matemática e as cores.
	
	as linhas retorcidas e os adornos.
	
	 10a Questão (Cód.: 12923)
	6a sem.: Egito Antigo
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Analise as afirmações seguintes: I. Pelo fato de ser o faraó identificado ao Deus, primeiro Hórus, depois Ra, mais tarde Aton, a organização política do Egito Antigo caracteriza-se como uma monarquia absoluta de direito divino. II. As prerrogativas de os faraós, por serem de origem familiar, abrangerem o domínio sobre os camponeses e os aspectos financeiro e fiscal, tanto a título privado como para o Estado, autorizam a caracterização do seu poder como de natureza feudal. III. A servidão coletiva dos camponeses nas comunidades de aldeia e a prestação de serviços à comunidade dominante de sacerdotes, militares e funcionários caracterizam o Egito antigo como modo de produção asiático. Assinale a opção que indica os números que estão errados:(Adaptada do concurso para professor de São Paulo 2009) 
		
	
	III
	
	II e III
	
	I e II
	
	I
	
	II

Outros materiais