Buscar

ATV 01 ESTATÍSTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATV 01 ESTATÍSTICA
1a Questão: Considere a seguinte afirmativa referente a uma determinada pesquisa estatística: Em um estudo recente de causas de morte em homens com 60 anos ou mais, uma amostra de 120 homens indica que 48 morreram em consequência de algum problema cardíaco. Levando-se em consideração os conceitos de Estatística e os dados obtidos pela pesquisa acima, é SOMENTE CORRETO afirmar que: 
(I) 40% dos homens com 60 anos ou mais da pesquisa morreram por problemas cardíacos. (II) Os dados sobre a causa da morte (48 morreram em consequência de algum problema cardíaco) é um dado quantitativo. (III) Os valores numéricos 120 e 48 dizem respeito ao ramo Inferencial da Estatística.
	
	(III)
	
	(I)
	 
	(I) e (II)
	
	(II)
	 
	(I), (II) e (III)
2a Questão: A estatística é a ciência que estuda métodos de coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados, para a obtenção de conclusões válidas e, principalmente, para tomadas de decisão. A estatística está dividida em três grandes grupos: 
I. Estatística descritiva, que é responsável pela coleta, organização e descrição de dados. II. Estatística inferencial, que é responsável pela análise e a interpretação dos dados: suposições no teste de hipóteses. III. Estatística das probabilidades, que é responsável pela estudo do risco e do acaso de eventos futuros e determina se é provável ou não seu acontecimento. Assinale a alternativa correta:
	
	apenas as afirmativas I e II são corretas.
	
	apenas uma das afirmativas é correta.
	 
	as afirmativas I, II e III são corretas.
	
	apenas as afirmativas I e III são corretas.
	 
	apenas as afirmativas II e III são corretas.
3a Questão: Os participantes de uma pesquisa são convidados a indicar a sua origem étnica em uma determinada lista (por exemplo, caucasiana). Este tipo de variável é classificada como:
	 
	Qualitativa nominal
	
	Quantitativa contínua
	
	Quantitativa discreta
	
	Qualitativa ordinal
	
	Qualitativa discreta
4a Questão: "H.G.Well, um escritor-filósofo inglês autor de várias obrias de ficção científica ( War of Worlds (1898), The Island od Dr. Moreu (1895),etc) profetizou que "Statistical thinking will one day be a necessary for efficient citizenship as the ability to read and write." ( isto é: Pensamento estatístico, um dia, será condição necessária para a cidadania eficiente, tanto quanto a capacidade de ler e escrever ). E, na verdade, até para ler um simples artigo de opinião na comunicação social é fundamental o domínio dos conceitos estatísticos. Sem eles, o leitor arrisca-se a ficar alienado da discussão e da real compreensão do que está a ler."Com relação aos conceitos básicos de Estatística, é SOMENTE CORRETO afirmar que:
(I) Dados Primários são aqueles publicados ou comunicados por jornais ou revistas a partir de uma pesquisa feita por organizações governamentais.(II) Dados secundários são aqueles publicados ou comunicados pela imprensa em geral, a partir da coleta de dados feita por organizações filantrópicas.(III) Dados são informações provenientes de observações, contagens, medidas ou respostas.
	
	(II)
	
	(I) e (III)
	
	(I)
	 
	(III)
	 
	(I), (II) e (III)
5a Questão: A utilização dos dados estatísticos tem sua origem na antiga Babilônia, no Egito e no Império Romano, com dados relativos a assuntos de Estado, tais como nascimentos e mortes. Na Idade Antiga, vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas das riquezas individual e social, distribuíam eqüitativamente terras ao povo, cobravam impostos. Com relação a conceitos básicos de Estatística podemos afirmar que:
 ( I ) Amostra é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse.(  II  ) População é o conjunto da totalidade dos indivíduos sobre o qual se faz uma inferência.(III  ) Amostragem é o processo de escolha da população, o conjunto de técnicas utilizadas para a seleção de uma população.
	
	Somente a afirmativa (III) é verdadeira.
	
	Somente a afirmativa (II) é verdadeira.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	 
	Somente as afirmativas (II) e (III) são verdadeiras.
	
	Somente a afirmativa (I) é verdadeira.
6a Questão: Qual das variáveis abaixo é uma variável qualitativa nominal?
	 
	Cor da pele
	
	Cargo na empresa
	
	Classificação de um filme
	
	Classe social
	
	Nível socioeconômico
7a Questão : Classifique quanto ao tipos de dados a variável: Número de defeitos por carros
	 
	Variável discreta
	
	Variável contínua
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	Variável Nominal
	
	Variável posto
8a Questão: Ao nascer, os bebês são pesados e medidos, para se saber se estão dentro das tabelas de peso e altura esperados. Estas duas variáveis são:
	 
	ambas contínuas.
	
	discreta e contínua, respectivamente.
	
	contínua e discreta, respectivamente.
	
	ambas discretas.
	
	qualitativas.

Outros materiais