Buscar

Resumo aula 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo aula 7 Contabilidade
A aula 7 fala sobre das operações com mercadorias e apuração do DRE e do Balanço Patrimonial.
Inicia o tema explanando que para as operações com mercadorias devem ser colocadas em forma de inventários, no qual existem dois inventários e que são aplicados de acordo com a particularidade de cada organização.
O inventário periódico é descrito como uma forma simplificada de apuração de custos de obtenção de mercadorias onde os produtos adquiridos e vendidos são demonstrados ao final de um período que pode ser mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual, de acordo com a necessidade da empresa.
Este tipo de inventário é autorizado por legislação e muito utilizado por empresas de pequeno e médio porte. O inventário periódico não é permitido por lei ser utilizado em organizações industriais.
 O cálculo a ser inserido no inventário é realizado da seguinte forma:
CVM=EI+COMPRAS-EF, onde CVM é o custo das mercadorias vendidas, EI, Estoque inicial e EF é o Estoque final.
O outro trípode inventário é o inventário permanente, utilizado por organizações que necessitem de controles permanentes de seus estoques. Os registros são realizados imediatamente às entradas ou saídas do estoque. Neste caso as organizações industriais são obrigadas por lei em demonstrarem seus estoques através do inventário permanente.
No inventário permanente são utilizados cinco (professora, aqui o texto fala de cinco, mas só apresenta quatro métodos...)critérios de avaliação de valores das movimentações feitas no estoque:
Preço Específico - onde é utilizado para valores padronizados de mercadorias, independentemente do valor real de entrada da mercadoria em estoque. O critério de avaliação Preço Específico consiste em atribuir, a cada unidade do estoque, o preço efetivamente pago por ela. Esse critério só pode ser utilizado para mercadorias de fácil identificação física, como imóveis para revenda e veículos.
PEPS (Primeiro a entrar é o primeiro a sair) ou FIFO (First In First Out) - As primeiras mercadorias ao entrar em um estoque são também as primeiras a sair, pois assim as mercadorias remanescentes ficam sempre valoradas aos preços mais recentes, garantindo assim a rotatividade do estoque e diminuindo a incidência dos produtos estarem vencidos ou danificados.
UEPS (último a entrar é o primeiro a sair) ou LIFO (Last In First Out) - é um método que avalia os estoques de uma empresa baseado na premissa que os preços mais recentes serão levados a resultado. Neste método, o ativo que está a ser vendido é sempre o mais recentemente comprado. O material utilizado na produção é custeado pelo valor das últimas aquisições elevando portanto, o custo dos produtos, e consequentemente, reduzindo o lucro contábil. Por este motivo este método não é aceito pela legislação do IR brasileiro. 
Custo Médio Ponderado Móvel (CMPM) - As mercadorias estocadas serão sempre valoradas pela média dos custos de aquisição, sendo estes atualizados a cada nova compra efetuada. O novo custo unitário passa, então, a ser obtido pela divisão desse valor global pelo total de unidades existentes.
Resumo Aula 8
O encerramento do exercício, consiste na transferência de saldos das contas patrimoniais para o exercícios seguinte.
As contas de resultado são totalizadas em uma conta de apuração que demonstrará se o exercício teve mais receita ou despesa.
Os procedimentos para o encerramento de um exercício são na seguinte ordem:
Apuração dos saldos das contas do ativo, do passivo e do patrimônio líquido
Elaboração dos ajustes para o encerramento do exercício
Encerramento das contas de resultado
Apuração do balancete de verificação
Apuração do balanço patrimonial do DRE e de outros demonstrativos obrigatórios pela legislação.
Exemplos de contas de resultado: receitas, custos e despesas do período.Quando o exercício for encerrado, deverá ser feito o levantamento do balancete de verificação com o objetivo de conhecer os saldos das contas do razão e conferir sua exatidão.
No balancete estão relacionados todas as contas utilizadas pela empresa, sejam elas patrimoniais ou de resultado, com seus respectivos saldos credor e devedor.
As fontes mais usuais de verificação dos registros contábeis são os livros fiscais, os extratos bancários, as posições de financiamento e carteiras de cobranças, as folhas de pagamento e os controles de caixa.
Ajustes e reclassificações patrimoniais
Para elaboração do balanço devem ser efetuados ajustes e reclassificações nas contas patrimoniais e devem ser calculadas as provisões para o imposto de renda e para a contribuição social sobre o lucro líquido.
Lançamentos de encerramento do exercício
Devem ser feitos debitando-se as contas de receitas e creditando-se uma conta transitória, chamada de Apuração do Resultado do Exercício.
Regimes de competência e de caixa
O regime de competência é adotado em empresas privadas e nas empresas públicas é feito o encerramento do exercício pelo regime de caixa em parte e em outra parte pelo regime de competência.
O regime de competência nasorganizações particulares direciona os lançamentos contábeis, o reconhecimento dos fatos geradores das mutações patrimoniais e os procedimentos que envolvem o encerramento do exercício e a apuração do resultado, do balanço patrimonial e dos demais demonstrativos.
No regime de caixa, as receitas são contabilizadas apenas quando recebidas e as despesas quando há o desembolso financeiro., ou seja, devem ser contabilizados no período da ocorrência do fato gerador

Outros materiais