Buscar

AMPLITUDE ARTICULAR DO PUNHO E MÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AMPLITUDE ARTICULAR DO PUNHO E MÃO
Flexão de punho 
Os músculos responsáveis pelo movimento são o flexor radial do carpo, flexor ulnar do carpo e palmar longo. Ocorrem na articulação radiocárpica, no plano sagital, nas articulações radiocárpicas e intercárpicas. Neste teste, certificar-se de que os dedos estão relaxados; evitar os desvios: radial e ulnar do punho. Amplitude articular: 0°- 90°. 
Extensão de punho 
Ocorrem no plano sagital nas articulações radiocárpicas e intercápicas. Os músculos responsáveis pelo movimento são o extensor radial longo e curto do carpo e o extensor ulnar do carpo. Neste teste, evitar a extensão dos dedos e o desvio radial e ulnar do punho. Amplitude articular: 0°- 70°. 
Desvio radial do punho (abdução) 
Os principais músculos responsáveis por este movimento são o flexor radial do carpo, o abdutor e o extensor longo polegar, o extensor radial longo do carpo, o extensor radial curto do carpo e o extensor curto do polegar. Na posição anatômica, o movimento de desvio radial no punho ocorre no plano frontal. Neste teste, evitar a flexão e a extensão do punho e a supinação do antebraço. Amplitude articular: 0°- 20° 
Desvio ulnar do punho (adução) 
Os principais músculos responsáveis por este movimento são o flexor ulnar do carpo e o extensor ulnar do carpo. Na posição teste, o movimento ocorre no plano frontal. Evitar a flexão ou extensão do punho. Evitar a pronação ou a supinação do antebraço. Amplitude articular: 0°- 45°.

Outros materiais