Buscar

As Atribuições do Congresso Nacional - Dirley Da Cunha Jr. (Curso de Direito Constitucional 2015) - Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As Atribuições do Congresso Nacional
 Competências legislativas – Art. 48. – Dependem da sanção do Presidente da República. – Exercidas por meio das duas Casas Legislativas;
Competências Políticas – Art. 49 – Exercidas exclusivamente pelo Congresso Nacional, em sessão conjunta das casas, sem interferência do Presidente da República. 
1. COMPETÊNCIAS LEGISLATIVAS – leis federais
Matérias: 
a) Sistema Tributário, arrecadação e distribuição de rendas: instituição ou majoração de tributos federais e fixação de formas e mecanismos de arrecadação. Art. 157 e seguintes. 
b) Plano plurianual, diretrizes orçamentárias, orçamento anual, operações de crédito, dívida pública e emissões de curso forçado: Lei complementar, de Responsabilidade Fiscal - finanças públicas, dívida pública externa e interna, fiscalização financeira da administração pública direta e indireta, operações de câmbio envolvendo as entidades federativas, compatibilização das funções das instituições oficiais de crédito da União. Plano Plurianual: estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da adm. Pública Federal para despesas de capital e outras delas decorrentes e para programas de duração continuada. Lei de Diretrizes Orçamentárias: metas e prioridades da Administração Pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientando a elaboração de lei orçamentária anual, dispondo sobre legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agencias financeiras oficiais e fomento. Lei Orçamentária Anual: prevê receitas e despesas relativa aos Poderes e instituições mantidas pelo Poder Público. ART. 163 e subsequentes. 
c) Fixação e modificação do efetivo das Forças Armadas: determinar o número de integrantes da marinha, exército e aeronáutica, em atividade ou reserva. A iniciativa legislativa é do Presidente. Art. 61, §1º,I. 
d) Incorporação, subdivisão ou desmembramento de áreas de Territórios ou Estados: Art. 18, §2º e 3º.
e) Concessão de Anistia: anistia é ato político, concedido mediante lei. Apaga os crimes políticos. Indulto e comutação de penas são atribuições privativas do Presidente. Art. 84, XII. 
f) Organização Administrativa, judiciaria, MP e DPU e dos territórios, como a organização do MP do DF: lei federal, elaborada pelo CN, com sanção presidencial. Poder Judiciário e o Ministério Público do DF, competência da UNIÃO. Porém, compete à CL do DF legislar sobre a DPUDF, baseando-se nos mesmo princípios e regras constitucionais que regem a organização das DPE’s; Art. 134, §2º. Art. 48, IX. 
2. COMPETÊNCIAS POLÍTICAS – decretos legislativos
a) Resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional: compete ao Presidente celebrar tratados, convenções e atos internacionais (art. 84, VIII). Impõe-se, após a atuação do Presidente, a aprovação do CN. A efetiva integração ao direito brasileiro depende do decreto de promulgação do Presidente. É um ato subjetivamente complexo, resultante da conjugação de duas vontades homogêneas: a do CN, que resolve definitivamente mediante decreto legislativo. Art. 49, I. e a do presidente artigo 84.
b) autorizar o presidente a declarar guerra e celebrar paz: exceção – quando houver recesso das sessões legislativas-. Permitir que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente, ressalvados s casos previstos em lei complementar. Art. 84, XIX. 
c) Autorizar o presidente e vice a se ausentarem do pais por mais de 15 dias: art. 83.
d) Aprovar estado de defesa e intervenção federal – após decreto do presidente -; autorizar o presidente a declarar estado de sitio – antes da declaração -; suspender qualquer uma dessas medidas. 
e) Sustar atos normativos do Poder Executivo que exorbitem os limites de delegação legislativa: zelando pela sua competência. Atividade de controle do executivo. Art. 49, V. 
f) Julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente e apreciar relatórios sobre a execução dos planos de governo: o presidente tem que fazer essa prestação anual dentro de 60 dias após a abertura da sessão legislativa, referente as contas do exercício anterior. Caso não o faça, a câmara dos deputados faz a tomada de contas – controle externo -, auxiliado pelo TCU, mediante parecer prévio, 60 dias de prazo, após recebimento. O congresso julga as contas, se rejeitá-las, pode o Presidente responder pelo crime de responsabilidade. Artigos: 84, XXIV. 51, II, 85, V e VI. 52, I, § único. 
g) fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas casas legislativas, os atos do poder executivo, incluídos os da administração indireta: atos das autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista. 
h) atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e televisão devem ser apreciados pelo CN: limita-se aos contratos de concessão de serviços de emissoras de radio e tv, não se estendendo aos contratos de permissão tampouco aos atos unilaterais de autorização. Concessão (contrato definitivo) e permissões (revogáveis pelo poder público). 
i) composição e escolha dos ministros do TCU: 09 Ministros, sendo 1/3 escolhidos pelo presidente, com aprovação do Senado, sendo dois alternadamente dentre auditores e membros do MP junto ao tribunal, indicados em lista tríplice pelo tribunal, segundo critérios de antiguidade e merecimento; outros dois terços o CN indica. 
j) competência exclusiva para autorizar exploração e o aproveitamento de recursos hídricos e a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas. ART. 231, §3. 
l) referendo depende da autorização do congresso, enquanto o plebiscito depende da convocação do CN: referendo – após -, plebiscito – antes -. Art. 18, §§3º e 4º.
m) aprovação previa para alienação ou concessão de terras públicas com área superior a 2.500 hectares: exceção àquelas para fins de reforma agrária. Art. 188, §§1º e 2º.
3. ATRIBUIÇÕES DA CÂMARA DOS DEPUTADOS (art. 51) 
Art. 89, VII – eleger membros do Conselho da República. 
Autorizar a instauração de processo penal contra a presidente da república – extensão dada pelo STF às assembleias legislativas em relação aos governadores. Recebida a denúncia ou queixa-crime pelo STJ, dar-se-á suspensão funcional ao governador, afastado temporariamente. 
Porém, a competência da CD para autorizar a instauração de processo contra os ministros de estado somente ocorre quando os ministros cometem crimes de responsabilidade conexos com infrações da mesma natureza do presidente.
4. ATRIBUIÇÕES DO SENADO FEDERAL (art. 52). 
Competência privativa para:
I. processar e julgar o presidente e vice, ministros de estado, comandantes da marinha, exército e da aeronáutica; os ministros do STF, PGR, AGU, nos crimes de responsabilidade – impeachment.
II. aprovar previamente, por voto secreto, escolha de magistrados, governador de território, ministros do TCU indicados pelo presidente, presidente e diretores do banco central, PGF, titulares de outros cargos em que a lei determinar.
III. aprovar, previamente, por voto secreto, em sessão secreta, a escolha de chefes de missão diplomática de caráter permanente. 
IV. autorizar operações externas de natureza financeira de interesse dos entes federativos. 
V. fixar, por proposta do presidente, limites globais para o montante de dívida consolidada dos entes federativos. 
VI. dispor sobre limites globais e condições para as operações de crédito externo e interno dos entes federativos. 
VII. dispor sobre limites e condições para concessão de garantia da União em Operações de credito externo e interno. 
VIII. limites globais de divida mobiliária envolvendo entes federativos. 
IX. suspender em todo ou parte de lei declarada inconstitucional pelo STF. 
X. Aprovar, por maioria absoluta e voto secreto, a exoneração de oficio, do PGR, antes do termino do seu mandato. 
XI. elaboração de regimento interno. 
XII. dispor sobre sua organização e funcionamento.XIII. eleger membros do conselho da república, ART. 89, VIII. 
XIV. avaliar periodicamente a funcionalidade do SISTEMA TRIBUTÁTIO FEDERAL, desde estrutura a funcionamento. 
5. QUÓRUM DE DELIBERAÇÕES (art. 47). 
Regra: maioria simples ou relativa: 81 senadores. 50 presentes, maioria simples: 26. (metade +1). 
Quórum de exceção: só se aplica quando houver disposição constitucional expressa. Pode ser:
Maioria absoluta: aprovação de leis complementares. 
Maioria de 3/5: emenda constitucional
Maioria de 2/3: admissão, na CD, de acusação contra o presidente ou para o senado condená-lo pelo crime de responsabilidade.

Outros materiais