Buscar

Aula+01+ +Evol.+dos+Direitos+Sociais+no+mundo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Direito da Seguridade Social
Evolução dos Direitos Sociais
*
Roma
		No Império Romano, competia à família romana (pater famílias) auxiliar os servos e clientes mais necessitados, por meio da contribuição de seus membros, numa espécie de associação.
 		Também o exército romano reservava parte do soldo de seus soldados para sua posterior aposentadoria.
*
Europa Séc. XVI
	Com a falta de trabalho se generaliza na Europa ocidental a partir do século XV, os reis começaram a baixar leis proibindo a mendicância e a chamada ‘vagabundagem’, ou seja, a presença de pessoas sem trabalho.
	As medidas oscilavam entre a repressão e a ajuda pecuniária.
	Mendigos eram marcados com ferro em brasa.
*
Inglaterra
	Em 1601, foram adotadas as famosas “Leis dos Pobres” (Poor Relief Act), obrigando as paróquias pelo sustento de “seus” pobres, isto é, “dos residentes que perdiam seus meios de vida”.
Elizabeth I – governou a Inglaterra de 1558 a 1603
*
Colonização
	Para os que não tinham trabalho a solução era o banimento para as colônias além mar.
	A Austrália e o Brasil foram inicialmente povoados por degredados, mas com o desenvolvimento cada vez maior do capitalismo, surgiu uma oposição crescente à repressão ou banimento dos sem-trabalho. A idéia era submetê-los a trabalho forçado ou mesmo escravizá-los caso não aceitassem trabalhar pelos salários disponíveis (mais baixos do que os então vigentes).
*
Workhouse
(Casa do Trabalho)
	Local onde mendigos e vagabundos eram internados e postos a trabalhar.
	Na França, eram chamados de ‘hospital geral’, que abrigava enfermos, loucos, crianças abandonadas, velhos e pessoas sem trabalho capazes de trabalhar.
	Como os resultados econômicos foram insignificantes, os diretores entregaram os trabalhadores a contratistas externos, que os exploravam sem dó.
*
Revolução Industrial
	A partir da Revolução Industrial ocorreu uma vertiginosa redução das condições de vida dos trabalhadores aumentando a luta por direitos sociais. Esta luta gerou questionamentos também acerca da saúde do trabalhador.
	Um dos efeitos da Revolução Industrial foi generalizar a separação do trabalhador da propriedade dos meios de produção. 
James Watt – inventor da máquina a vapor em 1768
*
Revolução Agrícola na Grã-Bretanha
	Métodos aperfeiçoados de plantio e criação de animais e formas novas de combinar ambos aumentavam acentuadamente a produtividade do trabalho na terra, mas a sua aplicação exigia a dissolução da aldeia tradicional e das regras de cultivo coletivo então vigentes.
	A dissolução de aldeias era autorizada por atos do Parlamento, que declaravam as terras comuns propriedade individual dos nobres, levando à expulsão dos habitantes das aldeias e seu redução a proletários agrícolas!
*
Consequências da Revolução Industrial
	Os trabalhadores enfrentavam condições de trabalho enfrentavam condições de trabalho extremamente duras – longas jornadas, falta de higiene etc. – e salários insuficientes para a subsistência de suas famílias. Problemas como déficit de moradia e exploração do trabalho infantil foram evidenciados.
Criança trabalhando em mina de carvão.
*
Primeiras proteções ao trabalhador
1833 foi editado na Inglaterra uma nova Lei Fabril. Esta se restringia à indústria têxtil (exceto a da seda), limitou a jornada das crianças até 13 anos a oito horas e dos jovens até 18 anos a 12 horas. Para lutar por mais direitos os trabalhadores se organizaram e realizaram greves. 
*
Primeiras proteções ao trabalhador
Mas a cada greve os empregadores respondiam com lockout, para reabrir as fábricas exigiam que os trabalhadores assinassem “a promessa” de renunciar ao sindicato e de não dar ajuda a outros membros do sindicato.
*
Primeiras proteções ao trabalhador
A Revolução de 1848, na França, teve caráter nitidamente proletário e teve como uma de suas principais causas a crise de 1847, que ocasionou grande desemprego. A medida mais famosa do governo provisório foi a abertura das Oficinas Nacionais, em que desempregados podiam se inscrever para receber trabalho remunerado, mas estas oficinas foram fechadas logo em seguida. 
*
Primeiras proteções ao trabalhador
Para a classe trabalhadora, a grande conquista da Revolução de 1848 foi o sufrágio universal, entretanto o efeito político da ampliação do direito do voto não foi imediato.
Em 1842, foi aprovada lei proibindo o trabalho subterrâneo das mulheres nas minas e criando inspetores de minas
*
Primeiras proteções ao trabalhador
Em 1844, foi aprovada a extensão da legislação fabril à indústria da seda e a limitação da jornada de jovens e mulheres a 12 horas.
Em 1847, nova Lei Fabril foi aprovada, a qual reduziu a jornada de jovens e mulheres a 11 horas e a partir de 1º de maio de 1848 a dez horas.
O almejado dia de dez horas para todos foi só conquistado em 1874. 
*
Alemanha
Otto von Bismarck, em 1878, propõe uma série de leis que tinham por fim a criação de seguros sociais que viessem a socorrer os trabalhadores que se encontravam afastados do trabalho por motivos de doença, acidente de trabalho, invalidez e velhice. 
Otto von Bismark – Chanceler da Alemanha entre 1871 e 1890
*
Alemanha
Cria-se a Caixa Imperial em 1881, sem subvenção do Estado, apenas com a contribuição dos trabalhadores e empregadores.
*
Alemanha
Cria-se a Caixa Imperial em 1881, sem subvenção do Estado, apenas com a contribuição dos trabalhadores e empregadores.
Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) observa-se um impulso pelos direitos sociais.
*
O Estado do
Bem-Estar Social
Marcam o início do Estado do Bem-Estar Social as Constituições Mexicana (1917) e a Alemã (1919 – Constituição de Weimar) que eram especialmente generosas quanto aos direitos sociais.
*
Organização Internacional do Trabalho
A OIT foi criada pela Conferência de Paz após a Primeira Guerra Mundial. A sua Constituição converteu-se na Parte XIII do Tratado de Versalhes. A ideia de uma legislação trabalhista internacional surgiu como resultado das reflexões éticas e econômicas sobre o custo humano da revolução industrial. 
*
Pós Guerra
Após a Primeira Guerra Mundial as greves são evitadas voluntariamente pelos trabalhadores ou simplesmente proibidas e reprimidas; os direitos políticos de dissentir são suspensos e os de reivindicar são adiados até que a normalidade se restabeleça. Para compensar os trabalhadores por tais renúncias, os governos costumam fazer grandes promessas de que os direitos serão, quando da volta à paz (sempre supostamente com vitória), ampliados e multiplicados.
*
A Grande Depressão
Em 1929, com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, os Estados Unidos – país de forte tradição liberal – passava pela Grande Depressão. Ocasionando extrema pobreza e desemprego.
*
A política do New Deal
Em 1933 é eleito Franklin Delano Roosevelt, que para fazer frente à Grande Depressão adotou políticas de aumento do gasto público e oferta da moeda. Neste período mais da metade da população idosa dos Estados Unidos não tinha condições financeiras de se manter. 
Franklin Delano Roosevelt – 32º Presidente dos Estados Unidos, entre 1933 e 1945.
*
Estados Unidos
Nascia assim nos EUA o direito social primordial, qual seja: a obrigação de qualquer governo de aplicar políticas que mantivessem a economia no pleno emprego (generalizado pela OIT).
*
Estados Unidos
Em 1935 o Presidente Roosevelt assina a Lei da Seguridade Social, criando um programa de seguro social destinado ao pagamento de aposentadorias a trabalhadores com 65 anos ou mais.
Ida May Fuller (1875-1975) foi a primeira aposentada pelo sistema americano em 31 de janeiro de 1940, aos 65 anos de idade.
*
Segunda Guerra Mundial
A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) encerrou os efeitos da crise de 1929, observando-se novamente importantíssimas conquistas sociais após este segundo conflito mundial.
*
Plano Beveridge
Em 1941 e 1942, o Plano Beveridge representou uma ruptura da tradição liberal passando a atender todos os cidadãos, exigindo do Estado um aparato administrativo para gerir a previdência, incorporando inclusive, muitos fundos de aposentadoria e pensões. Baseava-se em três “U” universalidade, unicidade e uniformidade.
William Henry Beveridge (1879-1963) – economista britânico.
*
Declaração da Filadélfia
(1944)
A Conferência reafirma como princípios fundamentais que:
a) o trabalho não é uma mercadoria;
b) a liberdade de expressão e de associação é uma condição indispensável a um progresso ininterrupto;
c) a penúria, seja onde for, constitui um perigo para a prosperidade geral;
*
Declaração da Filadélfia
(1944)
d) a luta contra a carência, em qualquer nação, deve ser conduzida com infatigável energia, e por um esforço internacional contínuo e conjugado, no qual os representantes dos empregadores e dos empregados discutam, em igualdade, com os dos Governos, e tomem com eles decisões de caráter democrático, visando o bem comum.
*
Declaração Universal dos Direitos do Homem
ONU, de 10 de dezembro de 1948
Artigo 25 “toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.”
*
O Neoliberalismo
Com a eleição de Thatcher (1979) e Reagan (1981) retorna-se ao liberalismo exacerbado, sendo contrária à política do Estado do Bem-Estar Social.
Margaret Thatcher – Primeira Ministra da Grã-Bretanha entre 1979 e 1990
Ronald Wilson Reagan – 40º presidente dos Estados Unidos governou entre 1981 a 1989.
*
Tendências no futuro da Previdência
Privatização da Previdência Oficial (Chile e Argentina )
Aumento da Idade; (Estados Unidos e Inglaterra )
Igualdade de idade e tempo de contribuição entre homens e mulheres; (Inglaterra e Alemanha )
Diminuição dos valores pagos a título de aposentadoria. (Brasil )

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes