Buscar

Aula+04+ +Organizacao+da+Seguridade+Social+ +Regimes+da+Previdencia+Social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Direito da Seguridade Social
Regimes da Previdência Social
*
Regimes
Regime de previdência social: é aquele que oferece aos segurados, no mínimo, os benefícios de aposentadoria e pensão por morte.
Ponto de vista financeiro: os regimes da previdência social podem ser financiados de duas formas:
*
Regimes
Regime Repartição Simples: alinhado ao princípio da solidariedade  as contribuições são depositadas em um fundo único e serão distribuídos a quem deles necessitar
No Brasil, são organizados com base na repartição simples.
Regime de Capitalização: utilizado pela previdência privada, neste regime as contribuições são investidas pelos administradores, sendo os rendimentos utilizados para concessão de futuros benefícios aos segurados, de acordo com a contribuição de cada um.
*
Regimes
Os benefícios previdenciários podem ser de natureza programada (ex: cobrir risco de idade avançada) e não programada (ex: invalidez; auxílio doença).
*
Regimes
Podem ainda os benefício serem definidos como:
Regimes de benefício definido: as regras para o cálculo do valor dos benefícios são previamente estabelecidas – é o que ocorre na previdência pública brasileira, que possui suas regras definidas em lei; ou
Regimes de contribuição definido: está vinculado ao regime de capitalização – as contribuições são definidas e o valor dos benefícios varia em função do rendimento das obrigações – é o que ocorre na previdência privada brasileira,
*
Regimes
No Brasil existem 3 regimes previdenciário:
 Regime Geral da Previdência Social;
 Regimes Próprios da Previdência Social; e
 Regime de Previdência Complementar.
*
Regime Geral da Previdência Social
*
RGPS
RGPS, assim como o RPPS, são regimes públicos de previdência social, pois ambos são administrados pelo Poder Público, ao passo que o Regime Complementar, atualmente, é de natureza privada.
*
RGPS
RGPS: 
Possui organização estatal, contributivo e compulsório;
É administrado/gerenciado pelo Instituto Nacional da Previdência Social – INSS;
Atribuições de arrecadação, fiscalização e cobrança, além da normatização, são da Receita Federal do Brasil;
É regime de repartição simples e de benefício definido.
*
Previdência Complementar
*
Trata-se de um benefício opcional, que proporciona um seguro previdenciário adicional, conforme sua necessidade e vontade.
Pode-se dizer que é uma aposentadoria contratada com o objetivo de proporcionar uma renda extra ao trabalhador ou a seu beneficiário. 
Previdência Complementar
*
O participante do regime complementar paga mensalmente uma quantia ao sistema, que será aplicado pela entidade gestora, para cobrir eventos como: morte, invalidez, doenças, aposentadoria ou outros eventos contratados.
Previdência Complementar
*
No Brasil existem dois tipos de previdência complementar: a previdência aberta e a previdência fechada.
Nos planos de previdência aberta, qualquer interessado pode aderir e participar. Estes planos são fiscalizadas pela Superintendência de Seguros Privados - SUSEP, do Ministério da Fazenda. 
Previdência Complementar
*
Na Previdência Fechada, que são geridos pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), mais conhecidas como “fundos de pensão”, somente são permitidas a participação dos empregados de uma empresa e aos servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, entes denominados patrocinadores; e aos associados ou membros de pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial, denominados instituidores.
Previdência Complementar

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais