Buscar

Aula+07+ +Segurados+ +Dependentes+ +Periodo+de+graca

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Direito da Seguridade Social
Segurados
*
SEGURADO
Para a previdência social, os segurados classificam-se em duas categorias: obrigatórios e facultativos.
Em regra, todos os trabalhadores são segurados do Regime Geral de Previdência Social.
*
SEGURADO
Não serão segurados, os vinculados a regimes próprios e os que prestam serviços a entidades estrangeiras, quando amparados por regimes de previdência desses países. (art. 12)
	“Art. 201 [...] § 5º É vedada a filiação ao regime geral de previdência social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime próprio de previdência.”
*
SEGURADO
Os segurados do Regime Geral de Previdência Social são os que exercem atividade remunerada de filiação obrigatória ou os que, mesmo não exercendo, optam pela inclusão no sistema previdenciário, que são os facultativos.
*
SEGURADO
É segurado facultativo aquele que se filia espontaneamente à Previdência Social, contribuindo para o custeio das prestações sem estar vinculado obrigatoriamente ao Regime Geral de Previdência Social ou a outro regime previdenciário qualquer.
*
SEGURADO
Os segurados obrigatórios são os maiores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz (a partir dos 14 anos), que exercem qualquer tipo de atividade remunerada lícita que os vinculem, obrigatoriamente, ao sistema previdenciário.
*
SEGURADO
Segurados obrigatórios são aqueles que contribuem compulsoriamente para a Seguridade Social, com direito aos benefícios pecuniários previstos para a sua categoria (aposentadoria, pensões, auxílios, salário-família e salário-maternidade) e aos serviços (reabilitação profissional e serviço social) a encargo da Previdência Social.
*
SEGURADO
A legislação previdenciária subdivide os segurados obrigatórios em cinco categorias:
Empregado;
Empregado Doméstico;
Contribuinte Individual;
Trabalhador Avulso; e,
Segurado Especial.
*
EMPREGADO
Os empregados são aqueles que trabalham com vínculo empregatício.
A categoria dos empregados inclui também os trabalhadores temporários, os diretores-empregados, servidores públicos ocupantes de cargo comissionado, exercentes de mandato eletivo.
*
EMPREGADO
Brasileiros e estrangeiros que trabalham em empresas brasileiras instaladas em outros países (inclusive em multinacionais e organismos internacionais que operam no Brasil) e pessoas que trabalham no Brasil em missões diplomáticas.
*
EMPREGADO
DOMÉSTICO
É o trabalhador que presta serviço na residência de outra pessoa ou família, contanto que esse serviço não tenha fins lucrativos para o empregador. Essa categoria inclui o(a) doméstico(a), a governanta, os profissionais de enfermagem, o(a) jardineiro(a), o(a) motorista e o caseiro, entre outros.
*
CONTRIBUINTE INDIVIDUAL
Os contribuintes individuais são aqueles que exercem atividade por conta própria ou prestam serviços a empresas, mas não são seus empregados.
Ex: os trabalhadores por conta própria, prestação de serviços, os sacerdotes, os condutores autônomos de veículos rodoviários, os ambulantes, os associados de cooperativas, as diaristas, os pintores, eletricistas, entre outros. 
*
CONTRIBUINTE INDIVIDUAL
O titular de firma individual urbana ou rural, o diretor não empregado e o membro de conselho de administração de sociedade anônima, o sócio solidário, o sócio de indústria, o sócio gerente e o sócio cotista que recebam remuneração decorrente de seu trabalho em empresa urbana ou rural,
*
CONTRIBUINTE INDIVIDUAL
O associado eleito para cargo de direção em cooperativa, associação ou entidade de qualquer natureza ou finalidade, bem como o síndico ou administrador eleito para exercer atividade de direção condominial, desde que recebam remuneração.
*
TRABALHADOR AVULSO
São aqueles que trabalham para empresas, mas são contratados por sindicatos ou órgãos gestores de mão-de obra. Nessa categoria estão o estivador, o carregador, o amarrador de embarcações, o trabalhador na limpeza e conservação de embarcações e o vigia. Existem também trabalhadores avulsos que atuam na indústria do sal e no ensacamento de cacau e café. 
*
SEGURADO ESPECIAL 
É a pessoa física residente no imóvel rural ou em aglomerado urbano ou rural próximo a ele que, individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxílio eventual de terceiros, na condição de ruralista, agropecuarista, seringueiro ou extrativista vegetal, pescador artesanal ou assemelhado, desde que façam essas atividades como seu meio de vida principal.
*
SEGURADO ESPECIAL
Igualmente se enquadram nesta condição o cônjuge ou companheiro, bem como filho maior de 16 (dezesseis) anos de idade ou a este equiparado, do segurado especial, que, comprovadamente, trabalhem com o grupo familiar respectivo.
*
SEGURADO
FACULTATIVO
São os que, mesmo não estando vinculado obrigatoriamente à previdência social, por não exercer atividade remunerada, opta pela sua inclusão no sistema protetivo.
Ele deve ter no mínimo, 16 anos.
Ex: as donas de casa, os estudantes, os síndicos de condomínio não remunerados, os desempregados, os presidiários não remunerados.
*
DEPENDENTE
Dependente é pessoa economicamente subordinada a segurado.
Com relação a ele é mais própria falar em estar ou não inscrito ou situação de quem mantém a relação de dependência ao segurado.
*
DEPENDENTE
A relação jurídica entre dependentes e o INSS só se instaura quando deixa de existir relação entre este e o segurado, o que ocorre com sua morte ou recolhimento à prisão.
Não existe hipótese legal de cobertura previdenciária ao dependente e ao segurado, simultaneamente. 
*
DEPENDENTE
São três as classes de dependentes:
1ª: o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 anos ou inválido;
2ª: os pais;
3ª: o irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 anos ou que, sendo inválido, não tenha contraído matrimônio ou possua união estável. 
*
DEPENDENTE
A existência de vários dependentes arroladas nas mesmas classes decretada a concorrência entre eles e a partilha da prestação previdenciária.
A dependência econômica do cônjuge, do companheiro ou da companheira e do filho, é presumida e a dos demais, pais e irmãos, deve ser comprovada. 
*
PERÍODO DE GRAÇA
Mantém a qualidade de segurado, independentemente de contribuições:
Sem limite de prazo, quem está em gozo de benefício;
Até 12 (doze) meses após a cessação das contribuições, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdência Social ou estiver suspenso ou licenciado sem remuneração;
*
PERÍODO DE GRAÇA
Mantém a qualidade de segurado, independentemente de contribuições:
Até 12 (doze) meses após cessar a segregação, o segurado acometido de doença de segregação compulsória;
Até 12 (doze) meses após o livramento, o segurado retido ou recluso;
*
PERÍODO DE GRAÇA
Mantém a qualidade de segurado, independentemente de contribuições:
Até 3 (três) meses após o licenciamento, o segurado incorporado às Forças Armadas para prestar serviço militar; 
Até 6 (seis) meses após a cessação das contribuições, o segurado facultativo.
*
PERÍODO DE GRAÇA
O prazo do inciso II do art. 15 será prorrogado para até 24 (vinte e quatro) meses se o segurado já tiver pago mais de 120 (cento e vinte) contribuições mensais sem interrupção que acarrete a perda da qualidade de segurado.
A este tempo poderá ser acrescidos de 12 (doze) meses para o segurado desempregado, desde que comprovada essa situação pelo registro no órgão próprio do Ministério do Trabalho e da Previdência Social.
*
PERDA DA QUALIDADE
DE SEGURADO
Durante o período de graça o segurado conserva todos os seus direitos perante a Previdência Social.
A perda da qualidade de segurado ocorrerá no dia seguinte ao do término do prazo fixado para recolhimento da contribuição referente ao mês imediatamente
posterior ao do final dos prazos de período de graça.
*
PERDA DA QUALIDADE
DE SEGURADO
A perda da qualidade de segurado não será considerada para a concessão das aposentadorias por tempo de contribuição e especial, podendo exercitar o direito adquirido o benefício.
Também não será considerada para a aposentadoria por idade, desde que o segurado conte com a carência e idade mínima exigidas. (art. 3° da Lei n° 10.666/2003).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais