Buscar

Preconceito e exclusão de pessoas com deficiência

Prévia do material em texto

Uma vez que a capacidade de sobrevivência decorria de habilidades individuais para caça, pesca e abrigo, diante da total submissão do homem aos desígnios da natureza, assim, muito provavelmente, eram seletivamente eliminados aqueles que não poderiam contribuir para a manutenção da subsistência do grupo.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: BIANCHETTI, L. Aspectos históricos da apreensão e da educação dos considerados deficientes. In BIANCHETTI, L; FREIRE, I.M. (Org.). Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. São Paulo: Papirus, 1998.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos para Educação Especial, a tentativa de apreender o significado do preconceito e da discriminação e da exclusão de pessoas com deficiência requer a significação:
	
	A
	no espaço histórico e na cultura
	
	B
	no presente e no passado
	
	C
	no tempo e espaço histórico
	
	D
	no tempo e na história moderna
	
	E
	no tempo e na cultura
Em Atenas, Esparta e Roma são recorrentes os relatos dos filósofos – trabalhadores intelectuais daquela sociedade – sobre extermínio de crianças com deficiências, desde o nascimento; tratavam de disseminar os valores necessários a manutenção da nobreza em seus discursos.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SILVA S.; VIZIM, M. (Org.). Educação especial: múltiplas leituras e diferentes significados. Campinas: Mercado de Letras, 2001.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos da Educação Especial assinale a alternativa correta sobre o que acontecia com as pessoas que fugiam ao padrão da dádiva de um corpo perfeito na Antiguidade:
	
	A
	eram colocados em lugares especiais
	
	B
	os recém-nascidos mal constituídos eram asfixiados
	
	C
	os cães as devoravam
	
	D
	os touros as pisoteavam
	
	E
	eram tratados como iguais
No ideário da ciência positivista, pessoas com deficiências encontram respaldo nos estudos da psicologia, sobretudo em sua vertente comportamental, cuja crença que as condições físicas e sociais do ambiente são imprescindíveis na determinação do comportamento humano supera o enfoque da imutabilidade da situação de deficiência até então vigente; tal qual um escultor modela um pedaço de barro, processos de intervenção adequados contribuíram para a mudança do olhar sobre a condição da deficiência.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: NYE, R. D. Três psicologias: ideias de Freud, Skinner e Rogers. São Paulo: Pioneira Thomson, 2005.
Na LDBEN de 20 de dezembro de 1961 no artigo 88 faz menção a educação de pessoas com deficiência com o termo:
	
	A
	portador de deficiências
	
	B
	deficiente mental
	
	C
	portador de necessidades educativas especiais
	
	D
	Excepcionais
	
	E
	deficientes intelectuais

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes