A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AV - MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Pré-visualização | Página 1 de 2

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
 
Fechar
Avaliação: MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Tipo de Avaliação: AV 
Aluno: CARLA LINO DO NASCIMENTO 
Professor:
ANGELA MARIA PAIVA GAMA
Turma: 9001/AA
Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 1        Data: 14/11/2013 
 1a Questão (Ref.: 201202419931)
5a sem.: LEITURA
Pontos: 0,8  / 0,8 
Das premissas abaixo, qual se refere à concepção e alfabetização como um processo discursivo? Marque a resposta correta. 
Usar os textos que a criança tem interesse por conhecer apenas para efeito de cópias ou para recortar as palavras chaves que servirão de base para os ditados posteriores. 
Ler e escrever são habilidades que precisam ser treinadas desde as fases iniciais da educação infantil para a criança ter um desenvolvimento psicomotor que fundamente a alfabetização. 
A leitura e a escrita são trabalhadas como um processo de interlocução, troca e compreensão de sentidos que se dão nas interações entre os diferentes sujeitos. 
A leitura, a escrita e a oralidade são trabalhadas como os três eixos da alfabetização numa proposta em que a língua portuguesa é ensinada como uma regra rígida em que a correção das palavras é o aspecto mais importante. 
Trabalhar com rótulos, embalagens, mapas e jornais só a partir de um pleno domínio da leitura, da escrita, das habilidades de interpretação de imagens e fotografias. Caso contrário, a criança não terá êxito na atividade. 
 2a Questão (Ref.: 201202425865)
3a sem.: PIAGET E VYGOTSKY
DESCARTADA 
Considerando as ideias de Piaget e Vygotsky, é INCORRETO afirmar que: 
Vygotsky considera a linguagem como elemento que possibilita a formação de funções psicológicas mais sofisticadas. 
Vygotsky considera que a linguagem é uma forma de materializar o pensamento. 
Piaget considera que a cognição humana se define em função de estruturas ou esquemas que o organismo desenvolve. 
Piaget considera que a mente humana se desenvolve a partir do ambiente e da repetição de exercícios. 
Vygotsky acredita que a interação é a base do conhecimento e da dupla natureza da linguagem: cognitiva e social, a linguagem percorre um duplo percurso entre sujeito e realidade: 
 3a Questão (Ref.: 201202435681)
8a sem.: DIVERSIDADE TEXTUAL
Pontos: 0,2  / 0,8 
(Secretaria Municipal de Educação-Campinas/2008 - questão adaptada). Qual a importância de um trabalho pedagógico na pré-escola com a diversidade textual?
Resposta: A pré-escola é um momento de descobertas, e um trabalho pedágogico bem feito é de fundamentla importância, e para isso, é preciso que os pedagogos estejam trabalhando em parceiria junto aos educadores, apresentar textos aos alunos nessa fase da vida estudantil, pode ser de grande valia quando este contém situações da cultura do aluno, assim, cada texto independente da forma que é exposto, terá significado para ele, que aprenderá de forma natural e reflexiva, aprendendo também a ser um cidadão crítico.
Gabarito: Permite a criança compreender as funções da leitura e da escrita; perceber que os textos têm diferentes fins; desenvolver habilidades textuais; conhecer livros de poesia, fábulas, culinária, cartazes, etc
 4a Questão (Ref.: 201202420596)
3a sem.: CONSTRUTIVISMO
Pontos: 0,0  / 0,8 
Na alfabetização, a concepção de conhecimento Empirista defende a experiência e os sentidos como elementos a serem valorizados para o alcance do conhecimento. No que se refere à alfabetização, é um dos pressupostos dessa concepção que: 
Considerar que a criança passa por fases que vão desde simples tentativas de definir o que pode ser lido até que cada fonema representa uma letra. 
A alfabetização é uma prática que associa a aprendizagem da leitura e da escrita à experiência e ao treinamento de habilidades psicomotoras. 
A alfabetização é um processo sócio-cultural que contempla as práticas linguísticas cotidianas e as diferenças regionais como elementos legítimos de serem utilizados na escola. 
Na alfabetização, deve haver lugar para as práticas discursivas que fazem parte da cultura das crianças: escrever é uma forma de interação. 
A leitura e a escrita são concebidas como um processo cognitivo que deve ser construído juntamente com os esquemas de conhecimento assimilados e acomodados. 
 5a Questão (Ref.: 201202447738)
1a sem.: MÉTODO
Pontos: 0,8  / 0,8 
Sr. Paulo está preenchendo o cadastro para busca de empregos no setor de construção civil. Quando perguntado sobre sua condição de escolaridade, ele respondeu que era alfabetizado. Entretanto ao preencher as habilidades/competências que têm relacionadas com a leitura e a escrita, o seu nível de alfabetismo foi considerado rudimentar. Marque a opção em que aparecem as características do alfabetismo rudimentar. 
Lê e escreve de forma rápida podendo fazer inferências, elaborar argumentos e tecer conclusões. 
Não consegue resolver tarefas simples que envolvam palavras e pequenas frases, mas são capazes de conhecer e operar com números familiares. 
Capaz de fazer cálculos com algumas variáveis abstratas além de fazer a transformação de um sistema de medida para o outro. 
Podem ler e escrever desde que a informação esteja em letra bastão e com poucas palavras, pois se orientam mais pelas figuras que pelas palavras. 
Conseguem ler e escrever textos simples e lidar com números familiares e com o sistema monetário. 
 6a Questão (Ref.: 201202420556)
4a sem.: CONSTRUTIVISMO
Pontos: 0,0  / 0,8 
Dentre as concepções de conhecimento que podem fundamentar a alfabetização, temos uma que trabalha a leitura e da escrita dentro de um processo de interlocução, troca e compreensão de sentidos que se dão nas interações entre os diferentes sujeitos da sociedade. A qual das concepções estamos nos referindo? Marque a resposta correta. 
Concepção de letramento, na medida em que leitura, escrita e oralidade são atividades que trabalham a habilidade de letramento. 
Concepção sintética, pois o leitor precisa fazer operações de síntese e conclusão com a leitura. 
Concepção construtivista, pois o conhecimento vem da relação estabelecida entre o pensamento e a linguagem. 
Concepção empirista, pois o conhecimento vem da experiência social. 
Concepção sócio-histórica, na medida em que o sujeito é compreendido na sua condição de agente do discurso. 
 7a Questão (Ref.: 201202422341)
3a sem.: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Pontos: 0,8  / 0,8 
A escrita na escola deve ser trabalhada como um objeto sociocultural por que deve:
seguir as regras prescritas pela gramática normativa.
ser significativa, já que é uma forma de comunicação entre interlocutores. 
a criança deve aprender a escrever com ritmo.
A escrita é a materialização da cultura de um povo e por isso, toda letra deve ser de caligrafia.
indicar para a criança que uma mesma letra pode apresentar mais de um som.
 8a Questão (Ref.: 201202422356)
8a sem.: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Pontos: 0,8  / 0,8 
Para se alfabetizar com o texto, é preciso que se crie um ambiente alfabetizador, ou seja, um ambiente em que haja cultura letrada. Assim, NÃO é exemplo de ambiente alfabetizador uma sala de aula em que:
se trabalhe, por exemplo, uma letra de música e se explore a biografia do autor.
a professora brinque de supermercado com seus alunos explorando, por exemplo, a temática da conservação dos alimentos.
os alunos leiam jornais diariamente selecionando a notícia mais interessante para conversarem.
haja trabalhos diários de ortografia e cópia, desconsiderando-se o contexto de vida dos alunos.
haja mural de rótulos e de propagandas, varal de aniversariantes e calendários.
 9a Questão (Ref.: 201202447733)
14a sem.: LETRAMENTO
Pontos: 0,8  / 0,8 
Quando Paulo Freire proferiu em sua palestra de abertura do Congresso Brasileiro de Leitura em 1981 que:  "a leitura do mundo precede a leitura da palavra...