Buscar

Questão 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2
Leia o fragmento de texto:
“Os Estudos Culturais caracterizam-se por sua dimensão multidisciplinar, a quebra das fronteiras tradicionalmente estabelecidas nos departamentos e nas universidades. Esse é para mim um aspecto altamente positivo no processo de renovação das ciências sociais. Não há dúvida de que o movimento de institucionalização do conhecimento durante o século XX caminhou muitas vezes para uma espécie de fordismo intelectual, no qual as especialidades, as subdivisões disciplinares e temáticas (sociologia rural, antropologia da família, partidos políticos etc.), alimentadas sobretudo nos momentos de celebração ritual, os grandes congressos acadêmicos, implicaram a preponderância de um saber fragmentado em relação a uma visão mais "globalizadora", "totalizadora", dos fenômenos sociais (lembro que para Marcel Mauss a categoria "totalidade" era fundamental na construção do objeto sociológico)”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702004000100007>. Acesso: 15 jul. 2016.
Segundo Regina Zilberman, os pensadores associados à Escola de Frankfurt, condenaram a indústria cultural e seus subprodutos. Diferente movimento introduziu os Estudos Culturais, tendência que derrubou fronteiras entre o erudito e o pop, defendendo que tudo é possível. Sobre essas tendências, marque as alternativas corretas: 
I - Os best-sellers, as histórias em quadrinho, a novela de televisão ou as manifestações populares, como o cordel, o funk, o rap e o hip-hop foram condenadas pela Escola de Frankfurt.
II - O grafite, no cenário urbano, e a fanfiction, no ambiente digital, expressões muitas vezes anônimas, foram condenadas pela Escola de Frankfurt.
III - A ruptura das fronteiras entre o centro e a periferia, o erudito e o popular, entre a “alta literatura” e o pop, entre o clássico e o fashion, o rural e o urbano, determinou certa euforia que vigora nos meios tanto acadêmicos, quanto artísticos e é em grande medida originária dos Estudos Culturais.
IV - A constatação de que tudo é cultura, dificulta as potencialidades de criação e de investigação, segundo os Estudos Culturais.
Agora, assinale a alternativa correta:
	A	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
	B	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	C	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	D	Apenas a afirmativa IV está correta.
	E	Apenas a afirmativa III está correta.
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Quando se pergunta à população brasileira, em uma pesquisa de opinião, qual seria o problema fundamental do Brasil, a maioria indica a precariedade da educação. Os entrevistados costumam apontar que o sistema educacional brasileiro não é capaz de preparar os jovens para a compreensão de textos simples, elaboração de cálculos aritméticos de operações básicas, conhecimento elementar de física e química, e outros fornecidos pelas escolas fundamentais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/educacao/os-problemas-da-educacao-no-brasil-657.html>. Acesso em: 26 jul. 2016.
Segundo o artigo-base O papel na literatura na escola, os problemas educacionais permanecem visíveis no Brasil e são identificados por vários quesitos. São eles:
A	Desvalorização dos profissionais da educação e mau aproveitamento do espaço público.
B	Empobrecimento do ensino público e privado e valorização dos professores.
C	Vandalismo nas escolas e privatização da escola.
D	Empobrecimento da escola pública e pauperização dos professores.
E	Sucateamento das salas de aula e aumento dos impostos.

Outros materiais