Buscar

Política Ambiental Global - Gabarito AV1 2013

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301322359)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O movimento ambientalista se iniciou ao ser considerado que as transformações decorrentes do capitalismo causam impactos no meio ambiente. De origem que data o fim do século dezenove, nos Estados Unidos, surgiu representado por duas vertentes: a dos preservacionistas e conservacionistas; em contraponto aos preceitos desenvolvimentistas. Podemos entender como exemplos ilustrativos do pensamento preservacionista e conservacionista, respectivamente:
		
	
	De viés mais radical, o conservacionismo coloca que o uso de recusos naturais de maneira sustentável é incompatível com qualquer modalidade de desenvolvimento econômico e industrial, por isso propõe a "intocabilidade" das reservas florestais.
	
	Ambos concordam que há condições para atrelar o desenvolvimento humano e necessidades de consumo ao uso racional dos recusos naturais, o preservacionismo, no entanto, crê que parte dos recursos devem ser mantida isolada e intocada como uma espécie de "reserva natural" para regeneração ambiental.
	
	A conscientização em torno do uso consciente dos recursos naturais por indústrias; e a "intocabilidade" de espaços naturais, tais como parques florestais.
	
	Ambos defendem a proteção do meio ambiente dos riscos do desenvolvimento industrial mas, para o conservacionismo, o meio ambiente deve ser protegido também das necessidades de consumo do homem, enquanto que para o pensamento preservacionista, o homem exerce um papel fundamental na preservação dos recursos naturais.
	 
	A criação de espacos naturais voltados para total "intocabilidade" do meio ambiente; e a propagação do uso consciente dos recursos naturais por parte da sociedade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301319645)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Através do texto "Nosso Futuro Comum", o conceito de desenvolvimento sustentável é finalmente formalizado e levado ao âmbito global como "saída" para a degradação ambiental, diferente da proposta feita anteriormente pelo Clube de Roma, onde o crescimento zero foi colocado como opção única para interromper a destruição do meio ambiente. Assim sendo, é CORRETO dizer:
		
	 
	Há uma forte influência do pensamento conservacionista na construção conceitual de desenvolvimento sustentável, isso porque aceita-se a necessidade de satisfação das gerações atuais, mas respeitando as demandas das gerações futuras.
	
	Buscando isentar os países pobres de qualquer responsabilidade sobre a degradação ambiental, o conceito de desenvolvimento sustentável se tornou possível apenas aos países de grande desenvolvimento econômico e industrial, cujas tecnologias estão aptas a atuar com menor impacto ambiental.
	
	Há uma ampla convergência entre o pensamento desenvolvimentista e a formação conceitual de desenvolvimento sustentável, o que pode ser verificado pela continuidade dos antigos processos industriais e de extração de recursos naturais.
	
	Não podemos pensar em desenvolvimento sustentável sem o crescimento econômico dos países pobres, isso porque o requisito básico para o respeito ao meio ambiente é atingir os mesmos níveis de consumo e conforto dos países ricos e desenvolvidos.
	
	Segundo o relatório, o conceito de desenvolvimento sustentável é compatível apenas com a realidade econômica e social dos países ricos, pois aos pobres poderia significar um entrave ao desenvolvimento nacional.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301319782)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os debates teóricos sobre a questão ambiental serviram de base importante para a construção de relatórios e para dar respaldo a trabalhos acadêmicos ao longo da segunda parte do séc. XX. A respeito da conservação e da preservação do meio ambiente, foram apresentadas as proposições seguintes:
I. Conservar, ou conservação dos recursos naturais, significa não aproveitar, isto é, guardar ou preservar;
II. A idéia de preservar normalmente implica tombar ou estabelecer um patrimônio cultural-ecológico;
III. A questão ambiental era mais importante, em nível internacional, durante a ordem bipolar, de 1945 a 1991;
IV. A biodiversidade é um assunto que ganhou crescente destaque nas discussões ambientais, a partir da Terceira Revolução Industrial.
Estão CORRETAS as proposições:
		
	 
	II e IV
	 
	II e III
	
	I e III
	
	I, II e IV
	
	I e IV
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301319557)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"O termo mudança global, para indicar as consequências da atuação humana sobre o meio ambiente, começou a ganhar espaço após divulgações científicas, em torno da década de 1970, segundo as quais as emissões de gazes poderiam alterar a química da atmosfera, resultando em chuvas ácidas, aumento da exposição aos raios ultravioletas do sol e o aquecimento global por conta do efeito estufa"(PRESS, JORDAN, p. 585-98, 2006). Dessa forma, podemos dizer que:
		
	
	o tema não ultrapassou as esferas civis da sociedade, pois praticamente nada foi debatido internacionalmente através das grandes organizações.
	
	como tais mudanças estão em observação há cerca de 40 anos apenas, a própria evolução tecnológica deverá permitir uma solução para as consequências da ação do homem sobre o meio ambiente.
	
	o que diferencia o séc. XX de todos os períodos anteriores é que apenas com o surgimento das organizações internacionais - como a ONU - o tema ambiental passa a ser visto e compreendido pelos Estados e sociedades civis.
	
	as publicações científicas da década de 1970 foram documentos de comprovação das preocupações já manifestadas pelos Estados mais industrializados desde a virada do séc. XIX, por isso não tiveram um efeito decisivo nas orientações de políticas públicas para o setor.
	 
	na década de 1970 houve, enfim, a constatação científica e acadêmica sobre uma histórica relação desequilibrada entre o homem e a natureza.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301319564)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A intensificação dos problemas de ordem ambiental despontou para o processo de mobilização em torno do meio ambiente, que foi divulgado e se consolidou através de estudos técnicos, da literatura científica e da realização de Conferências Internacionais. Sobre essas conferências é CORRETO afirmar:
		
	
	Foi na Rio-92 que o conceito de desenvolvimento sustentável foi amplamente divulgado como um princípio de que o atendimento às necessidades básicas das populações do presente não devem comprometer a qualidade de vida das futuras gerações, assim como a necessidade em zerar o desenvolvimento econômico em áreas de vastos recursos naturais.
	 
	A primeira mobilização internacional em favor das questões ambientais ocorreu em Estocolmo, em 1972. Esse evento significou a tentativa mundial de equacionar os problemas ambientais, chamando atenção à recusa dos Estados Unidos em assinar o Protocolo de Kyoto.
	
	Os primeiros estudos internacionais sobre temas ambientais surgiram justamente em consequência dos acordos fechados nas conferências internacionais.
	 
	Na Conferência de Estocolmo sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, o Brasil pertencia ao grupo de países que defendia o crescimento econômico a qualquer custo e declarou a aceitação das indústrias altamente poluentes no país.
	
	Como resultado dos debates ocorridos em Estocolmo, é divulgado o chamado "Relatório do Clube de Roma", que será a referência científica e teórica para a construção do conceito de desenvolvimento sustentável.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301319617)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos mais importantes nomes quando tratamos dos primeiros debates internacionais sobre o tema ambiental é o de Ignacy Sachs, acadêmico presente na Conferencia Preparatória para a I Conferencia Mundial do Meio Ambiente da ONU e responsável pela indicação da idéia do eco desenvolvimento, que significa:
		
	
	Uma abordagem econômica sobre o meio ambiente, mostrando a relação existenteentre democracia, subdesenvolvimento, ecologia e degradação dos recursos naturais.
	 
	Um modo de desenvolvimento compatível com a renovação dos recursos naturais a fim de garanti-los às gerações futuras.
	
	Um conceito mais tarde compreendido como "desenvolvimento sustentável", e que busca usar dos avanços tecnológicos para a preservação do meio ambiente.
	
	Uma radical abordagem sobre os riscos do desenvolvimento sobre o meio ambiente, apontando, portanto, o fim do capitalismo como única saída para o equilíbrio do planeta.
	
	Uma visão resultante dos debates capitalistas sobre desenvolvimento sustentável e a necessidade de frear o consumo predatório das populações de países ricos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301319808)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Numa demonstração bastante evidente de que os problemas ambientais despertam enorme preocupação em todo o mundo, vários são foram os encontros realizados para tratar do tema, tais como a Conferência do Meio Ambiente em Estocolmo em 1972 e a ECO-92, no Rio de Janeiro. Sobre as questões ambientais, analise as seguintes informações:
I. Como apontam diversos relatórios científicos, a chamada ¿crise ambiental¿ é resultado direto da Revolução Industrial e do alto grau de desenvolvimento econômico, por isso atinge exclusivamente os países ricos, já que os países pobres tem baixíssima ou nenhuma capacidade industrial praticamente;
II. As últimas décadas do século passado conheceram uma série de propostas dos países ricos de superação dos problemas ambientais a partir de uma modificação da matriz energética e nos modelos de produção industrial, propostas estas que não contaram com o apoio de todas as nações pois ameaçariam o desenvolvimento dos países pobres;
III. Por gerar problemas localizados e regionais, as organizações internacionais encontram grande dificuldade em conscientizar as nações sobre os riscos da degradação ambiental;
IV. Mesmo cientes dos riscos ao meio ambiente, o desenvolvimento industrial é visto como prioridade absoluta pelos países pobres, por isso a crítica de que o conceito de desenvolvimento sustentável não pode ser aplicado de maneira uniforme a todas as nações.
Estão CORRETAS as opções:
		
	
	I, II e IV
	
	I e III
	
	I, II e III
	 
	II e IV
	 
	III e IV
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301319773)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A dinâmica ambiental e a interação entre o que se entende por "mundo" e "planeta" se expressa pelo comportamento dos elementos da natureza, bem como pelos aspectos socioeconômicos da sociedade. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmações:
I. A relação entre a sociedade e a natureza representa um conjunto fundamental para a compreensão das análises socioambientais do espaço geográfico;
II. O processo de desmatamento pode ocasionar o rompimento do ciclo biológico natural, por outro lado, tais transformação não recebem influências das atividades humanas;
III. Como agente de transformação nas relações entre os homens e destes com a natureza, a industrialização implicou na urbanização baseada na degradação ambiental, adotando medidas de alto impacto ambiental;
IV. Nos países desenvolvidos o processo de urbanização e industrialização foi acompanhado de uma legislação voltada para a proteção dos recursos naturais, por isso, mesmo nos dias atuais, a emissão de poluentes nessas regiões mais ricas do globo é amplamente menor.
Estão CORRETAS as opções:
		
	
	II e IV
	
	I e IV
	
	I e II
	
	I, III e IV
	 
	I e III
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301322367)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Na contramão das orientações ambientalistas mais recentes que propõem conciliar os objetivos da conservação da natureza com a presença das populações humanas nas áreas ambientalmente protegidas, tem predominado, na política ambiental no estado do Rio de Janeiro, desde os anos de 1930, a tendência a criarem-se unidades de proteção integral", (Esterci e Fernandez, 2010). Isso significa que:
		
	
	podemos identificar uma forte influência do pensamento conservacionista, segundo o qual o ser humano é capaz de utilizar os recursos naturais de forma controlada, equilibrada e, muitas vezes, mais eficazmente do que se este permanecesse ¿intocado¿.
	
	o Rio de Janeiro tem se destacado de uma tendência mundial quanto à criação de grandes parques ambientais de acesso restrito ao homem, voltadas exclusivamente para a proteção das espécies e desenvolvimento de pesquisas agrônomas e florestais.
	
	tradicionalmente o Rio de Janeiro tem adotado uma agenda desenvolvimentista, que propõe a criação de espaços voltados para pesquisas e usos racionais de recursos naturais para fins de desenvolvimento econômico e humano.
	 
	há uma tendência ilustrativa do pensamento preservacionista; considerado mais radical, por acreditar que a interferência humana é essencialmente nociva ao meio ambiente, coloca que é preciso proteger a natureza contra o desenvolvimento moderno, industrial e urbano.
	
	o Rio de Janeiro já mostrava no início do séc. XX um comportamento político bastante comum apenas a partir da década de 1990 no restante do Brasil e parte do mundo: a formação de parques voltados para a preservação ambiental e lazer do homem.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301319552)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A questão ambiental nasce da interação entre o "mundo" e o "Planeta", e geralmente é caracterizada por uma ação negativa e não sustentável das forças produtivas sobre a capacidade de renovação natural dos recursos. Um claro exemplo dessa relação:
		
	
	é a ação definitiva dos governos em proibir, em caráter legal, a produção de gêneros que ofereçam riscos a renovação dos recursos naturais.
	 
	é a diminuição da oferta de combustíveis fósseis, que poderão desaparecer em pouco tempo graças à exploração ininterrupta dos homens.
	
	é o fim dos chamados ambientes naturais, sendo amplamente substituídos pelas metrópoles e campos tecnologicamente explorados por grandes empresas agrícolas.
	
	são os avanços tecnológicos que, mesmo permitindo reverter integralmente os danos ambientais, ainda são muito caros e, portanto, negligenciados pelos governos e empresas.
	
	é a mobilização social e política em torno da questão ambiental em seminários e conferências internacionais.

Outros materiais