Buscar

Trabalho do filme Um Estranho No Ninho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFMT – Psicologia
Psicopatologia Nosográfica
Docente: Abner Faria
Discente: Rodrigo Mendes Silva Ribeiro
1. Com base no texto "Política de saúde mental no Brasil: uma visão histórica" (RESENDE, 1997), qual o período da história da psiquiatria que corresponde ao contexto do filme e quais as suas características principais?
2. A partir das várias práticas curativas apresentadas no hospital psiquiátrico retratado no filme, o que você percebe como conceitos de cura e/ou tratamento que embasam essas práticas. Em outras palavras, qual eram os objetivos do tratamento nesta instituição?
-------------------
O Movimento Nacional da Luta Antimanicomial se constrói a partir dos meados dos 
anos 70, em uma conjuntura política, social e econômica de contestação em escala mundial, diversificado nos temas e na sua amplitude. No Brasil, o período se caracteriza por grandes mobilizações contra a Ditadura Militar instaurada com o Golpe de 1964.
“O II Congresso dos trabalhadores em saúde mental realizado em Bauru em 1987 foi um marco decisivo para a constituição do movimento nacional da luta antimanicomial, que tem como objetivo o fim dos hospitais psiquiátricos pelo gasto inútil de verbas públicas e forma de atenção ultrapassada, sem resolutividade, excludente e violenta.”
“Os modelos substitutivos com mudanças no espaço físico, na infra-estrutura e mesmo em relação a implantação de equipes multidisciplinares podem se apresentar como uma forma melhorada de manter a exclusão e segregação do modelo hospitalocêntrico ao fazer a manutenção dessa cultura manicomial. Ou seja, perde-se a discusão que questionou não só o modelo asilar mas também as concepções cientificistas sobre o fenômeno e também a sua origem histórica de exclusão e normatização.” (Conselho Regional de Psicologia, 1997)
 O conheicmento médico era o mais valorizado e a normatização demonstrada no filme através da cena em que a enfermeira Ratched diz ter encerrado a votação para decidir se os pacientes assistiriam os jogos na tv é uma das cenas que ilustram isso muito bem.
“ A denominada doença mental é uma produção histórica que se afirma enquanto categoria com o advento e consolidação do modo de produção capitalista, principalmente com a ascenção do conheicmento médico que de restrito ao espaço da prática clinica, assume para si o controle das instituições e passa a intervir no espaço urbano. Não mais ao doente em si, mas as possíveis formas de prevenção do adoecer. Nesse sentido, o hospital psiquiátrico não vem cumprir nenhuma função de assistência, tratamento, recuperação e cura, mas sim a função de legitimar a exclusão daqueles que não se adequam as normas.”
 Assim como percebemos no início do filme quando McMurphy é entrevistado pelo doutor John que lhe explica que a verdadeira razão por ele estar ali é para ser avaliado para determinar se ele é um doente mental ou não, sendo que em sua ficha era apresentado agressividade, falar sem estar autorizado, não gostar de trabalhar, ser preguiçoso, (“masquei chicletes na aula” McMurphy diz demonstrando como ele é capaz de quebrar as “normas”), no final o doutor diz que na ficha é dito que pensam que ele faz tudo isso pois “andou fingindo para escapar do trabalho”.
 Quando McMurphy começa a usar sua imaginação narrando o jogo de basebal que não foi transmitido devido a rigidez da enfermeira ele e todos os outros pacientes são reprimidos por estarem felizes e se sentirem livres, esta seria mais uma ilustração desta rigidez na normatização.
 McMurphy era considerado perigoso apesar de ser visto como não doente mental e todo o tratamento na clinica psiquiatrica era baseado principalmente nos medicamentos diários e na terapia grupal, em outra cena da terapia o sr Cheswick pede insistentemente por seus cigarros e todas as vezes a única coisa que a sra Ratched diz é para ele se sentar como se isso fosse resolver seus problemas ou fazê-lo entender a importância da terapia, os pacientes começam a questionar suas obrigações, após a morte de Billy a enfermeira Ratched diz que o melhor a se fazer é respeitar a rotina diária que mais uma vez demonstra a rigidez do tratamento insensível da época, após todo o caos da morte de Billy Mcmurphy é submetido a lobotomia frontal pela segunda vez e acaba em estado vegetativo assim retirando sua maior característica a luta pelos seus direitos e liberdade, assim seu grande amigo Chefe o mara já que para uma pessoa como ele aquilo significava a morte, este filme nos traz diversas reflezões profundamente necessárias sobre os conceitos de “cura” da época, o objetivo do tratamento era domar/domesticar as pessoas para que obtivessem comportamentos aceitáveis nos padrões da sociedade da época, porém atualmente podemos observar a tamanha ignorância de todo o tratamento psiquiátrico e assim nos esforçarmos para superar e buscar tratamentos mais adequados e humanos de uma forma muito diferente da que o filme denuncia e relata para que pessoas lúcidas como Mcmurphy e Billy não venham a ser assasinadas novamente. O manifesto de Bauru deixa clara a luta contra a mercantilização da doença e dos manicômios desde 1988.
abnerfaria@gmail.com

Outros materiais