Buscar

Formação Geral Palestra 1

Prévia do material em texto

Formação Geral – Palestra 1
	Questão 1
	Valor da questão: 2,00 sua pontuação é 2,00
	A EJA é considerada uma modalidade de ensino, e está inserida nos mesmos preceitos dos respectivos níveis de ensino aos quais está associada: o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. 
Sobre essa modalidade de ensino é CORRETO afirmar que:
	
	
	Que é uma modalidade de ensino desnecessária a realidade brasileira porque não temos jovens e adultos com disparidade entre idade e nível de escolarização.
	
	
	A oferta da modalidade – EJA, deve considerar as situações e os perfis dos estudantes, as faixas etárias, porém, não se pautará pelos princípios de qualidade.
	
	
	Deve ser ofertada considerando as características adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola.
	
	
	A escola deve ensinar os conteúdos previstos na matriz curricular da EJA, mesmo que sejam desprovidos de significado e sentido para professores e alunos.
	
	
	A partir da constituição Nacional de 1988 a Educação de Jovens e Adultos tem a função de atender aos interesses e às necessidades de indivíduos já alfabetizados.
	 Questão 2
	Valor da questão: 2,00 sua pontuação é 2,00
	São muitos os desafios do profissional envolvido com a Educação de Jovens e Adultos, entre eles, evitar a visão de educandos como sujeitos passivos. Sobre  o papel do professor  que atua na Educação de Jovens e Adultos, avalie as afirmativas a seguir:
 I – O professor precisará levar em conta as memórias trazidas pelos alunos, mas, aos poucos, “desconstruir” uma concepção de escola neles arraigada, para construir nova concepção de escola, de ensino e de aprendizagem.
II – Para desenvolver o sentido crítico dos alunos em relação aos conhecimentos, é fundamental que os conteúdos sejam trabalhados de acordo com perspectivas tradicionais de educação.
III – O papel do professor é despertar a curiosidade, indagar a realidade, problematizar, ou seja, transformar os obstáculos em dados de reflexão para entender o processo educativo.
IV – O trabalho do professor deve estar pautado em um modelo de educação que aspira pela qualidade de ensino, visando à formação de cidadãos sujeitos de sua ação, que se orientam pela vivência da democracia.
 
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	
	Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	 
Questão 3
	
Valor da questão: 2,00 sua pontuação é 2,00
	O letramento, no Brasil, manteve sua especificidade no contexto das discussões sobre os problemas de domínio, habilidades de uso da leitura e da escrita. Partindo desse princípio, avalie as afirmações a seguir:
I - O letramento compreende tanto a apropriação das técnicas para a alfabetização quanto o aspecto de convívio e hábito de utilização da leitura e da escrita.
II – Letrar é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto, no qual a leitura e a escrita tenham significado para o educando.
III – As perspectivas pedagógicas que envolvem a alfabetização e o letramento são desarticuladas da utilização da leitura.
IV – Letrar é o mesmo que alfabetizar.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas
	
	
	Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	 Questão 4
	Valor da questão: 2,00 sua pontuação é 2,00
	Na proposta de Paulo Freire, valoriza-se a realidade do educando, considerando suas experiências, suas opiniões e sua história de vida. Os sujeitos envolvidos no processo (professor e alunos) devem caminhar juntos, interagindo durante todo o processo de alfabetização. Sobre a teoria freireana, leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
I - Como estudioso, ativista social e trabalhador cultural, Freire desenvolveu mais do que uma prática de alfabetização, uma pedagogia crítico libertadora.
II – Na perspectiva freireana, é por meio da relação dialógica que se consolida a educação como prática da liberdade.
III – O método de Paulo Freire foi adotado, a princípio, em São Paulo, Estado promissor na industrialização da cana-de-açúcar.
IV - O trabalho de Freire era direcionado às classes sociais mais altas. 
	
	
	Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas
	
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	 Questão 5
	Valor da questão: 2,00 sua pontuação é 2,00
	Considerando o contexto histórico do Brasil, o significado da EJA está evidentemente relacionado às responsabilidades assumidas para diminuir as desigualdades sociais.  Nesse sentido, ao Estado confere a responsabilidade das formas apropriadas de fazer com que essas pessoas usufruam dos bens culturais a que todos devem ter acesso, dentre eles a educação.
Considerando as ideias do trecho acima, avalie as afirmativas a seguir.
I – Essa afirmativa considera o propósito da educação pautada nos princípios de igualdade, considerando os direitos constitucionais.
II – A afirmativa pressupõe um direito do cidadão à escolarização, e ao Estado o dever de fazer cumprir esse direito.
III – É possível afirmar que desde as últimas décadas do século XX, tem-se avançado em relação à oferta de educação para jovens e adultos, no que diz respeito ao seu reconhecimento como um direito.
IV – Para o Estado, os sujeitos da EJA são considerados como uma massa de alunos sem identidade e não há processo educativo que converta esta situação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.

Outros materiais