Buscar

Formação Geral Palestra 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Formação Geral – Palestra 4
	Questão 1
	Valor da questão: 2,00 sua pontuação é 2,00
	Após a elaboração do orçamento doméstico, cabe avaliar como as finanças pessoais se comportaram ao longo do mês e agir, corretiva e preventivamente, para que seu salário e sua renda proporcionem o máximo de benefícios, conforto e qualidade de vida para você e seus familiares. Assim, deve-se atentar para o registro de compromissos sazonais. Sobre os mesmos, assinale a alternativa correta.
	
	
	São as receitas de aluguéis e comissões de venda.
	
	
	São as despesas de supermercado e açougue.
	
	
	São as despesas de impostos, seguros e matrículas escolares.
	
	
	São as despesas de varejão e plano de saúde pago mensal.
	
	
	São as despesas de energia elétrica e água e esgoto.
	 Questão 2
	Valor da questão: 2,00 sua pontuação é 2,00
	O orçamento doméstico é uma importante ferramenta para que as famílias possam conhecer, administrar e equilibrar suas receitas e despesas e, com isso, poder planejar e alcançar seus sonhos. Um importante princípio a ser seguido na elaboração do orçamento é que as despesas não devem ser superiores às receitas (BANCO CENTRAL DO BRASIL, 2013). Nesse sentido, quando as receitas superarem as despesas, significa que (coloque V para verdadeiro e F para falso e logo a seguir assinale a alternativa que completa corretamente a sequência):
(   ) As famílias estão formando uma poupança.
(   ) As famílias estão se endividando.
(   ) O superávit financeiro pode ajudar em eventuais emergências e a realizar sonhos.
(   ) O déficit financeiro gerado, precisa ser financiado com o limite do cheque especial.
A sequência correta é dada pela alternativa:
	
	
	F, F, V, F
	
	
	F, V, F, V
	
	
	V, F, V, F
	
	
	V, F, V, V
	
	
	V, V, F, F
	 Questão 3
	Valor da questão: 2,00 sua pontuação é 2,00
	Reflita sobre seus desejos e necessidades. Na figura abaixo, mova as palavras conforme sua classificação: Necessidades ou Desejos.
 
Sendo assim, assinale a alternativa correta que configure as necessidades e desejos.
	
	
	As necessidades são moradia, alimentação, transporte, saúde, roupas, lazer e exercício físico e os desejos são desejos: carro conversível, casa própria, jet ski, cirurgia plástica estética, academia de ginástica, restaurantes, calça de marca e viagem à praia.
	
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	
	As necessidades são moradia, transporte, saúde, roupas, lazer e exercício físico e os desejos são desejos: carro conversível, casa própria, jet ski, cirurgia plástica estética, academia de ginástica, alimentação, restaurantes, calça de marca e viagem à praia.
	
	
	As necessidades são carro conversível, casa própria, jet ski, cirurgia plástica estética, academia de ginástica, restaurantes, calça de marca e viagem à praia e os desejos são desejos: moradia, alimentação, transporte, saúde, roupas, lazer e exercício físico.
	
	
	As necessidades são moradia, calça de marca, alimentação, transporte, saúde, academia de ginástica, roupas, lazer e exercício físico e os desejos são desejos: carro conversível, casa própria, jet ski, cirurgia plástica estética, academia de ginástica, restaurantes, calça de marca e viagem à praia.
	 Questão 4
	Valor da questão: 2,00 sua pontuação é 2,00
	Na hora de investir, é importante conhecer as características dos investimentos disponíveis para que sua escolha seja a mais adequada para cada pessoa. Por isso é importante ter em mente que as pessoas são diferentes umas das outras. O mesmo é verdade para o perfil de quem está investindo. O investidor pode ser classificado em três diferentes perfis, de acordo com a sua disposição para aceitar riscos, sua preferência por liquidez e expectativa de rentabilidade. A combinação dessas características determina o perfil do investidor, que pode ser conservador, moderado ou arrojado (agressivo). A análise de perfil do investidor é fundamental para que seus investimentos sejam realizados de forma consciente e sejam compatíveis com seus objetivos (BANCO CENTRAL DO BRASIL, 2013). Face os produtos financeiros apresentados na palestra, qual deles é considerado jogo e não aplicação financeira? Assinale a alternativa correta.
	
	
	Título de capitalização.
	
	
	Previdência Privada.
	
	
	Fundos DI.
	
	
	Tesouro Selic.
	
	
	Caderneta de poupança.
	 Questão 5
	Valor da questão: 2,00 sua pontuação é 2,00
	A participação e o comprometimento de cada membro da família são imprescindíveis para o sucesso do projeto de gestão financeira familiar responsável. Para envolver a família, é importante levar em consideração que as pessoas são diferentes umas das outras e, portanto, os diferentes membros da família costumam apresentar comportamentos financeiros distintos. Algumas pessoas têm uma tendência natural para poupar, enquanto outras preferem consumir de imediato (BANCO CENTRAL DO BRASIL, 2013). Nesse sentido, sobre o comportamento familiar diante das finanças pessoais, assinale a alternativa que representa a melhor abordagem para o envolvimento de todos os membros com vistas a atingir as metas estabelecidas (melhores resultados).
	
	
	Obrigar que todos os membros da família poupe a mesma quantidade em dinheiro.
	
	
	Ser flexível, deixando as coisas acontecerem naturalmente
	
	
	Buscar limites, pois implica o envolvimento de toda a família.
	
	
	Ser conservador, forçando resultados.
	
	
	Impor limites, pois não esbarra na dificuldade de se conquistar o comprometimento de todos.

Outros materiais