Buscar

AV Auditoria 2013 Luci

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201002229777)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Considerando as três categorias de auditoria (Independente; Interno e Fiscal), indique os usuários dos trabalhos dessas categorias e os respectivos objetivos:
	
	
Resposta: Auditoria Independente - usuários: internos (administradores, sócios, funcionários...), usuários externos (Fornecedores, acionistas...) e Governo. Objetivo: Atender a Legislação e Exigências administrativas. Auditoria Interna - Usuários: internos. Objetivos: atender exigências administrativas, a necessidade de controle e auxiliar a gestão administrativa. Auditoria Fiscal - Usuários: Esferas Federal, Estadual e Municipal. Objetivos: Evitar a sonegação de impostos.
	
Gabarito: a) O Auditor Independente tem por usuários: Acionistas, Investidores, Credores, Governo e público externo à empresa em geral. Tem por objetivo o atendimento de exigência legal ou estatutária. b) O Auditor Interno tem por usuários: Administradores e público interno da empresa em geral. Tem por objetivo atender exigências operacionais e administrativas. c) O Auditor Fiscal tem por usuários: Governo Federal, Estadual e Municipal. Tem por objetivo evitar a sonegação de tributos.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201002281102)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	No planejamento dos trabalhos de auditoria independente, a possibilidade de o auditor emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis significativamente incorretas é denominada risco:
	
	
	de controle externo.
	
	moral.
	 
	de auditoria.
	
	de detecção interna.
	
	de erro doloso.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201002266835)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	O auditor, por meio de uma listagem de dividendos, confere a exatidão dos valores de pagamentos desses, com as respectivas autorizações dadas em atas de reuniões de diretoria ou de assembéias de acionistas. Esse procedimento chama-se:
	
	 
	Cálculo
	
	Inspeção
	
	Observação
	
	Investigação
	
	Circularização
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201002268452)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Em uma Auditoria Independente, a perda de independência pode-se dar pela ocorrência dos seguintes fatos, exceto:
	
	 
	Recebimento dos honorários devidos pelos serviços de auditoria prestados à entidade auditada.
	
	relacionamentos comerciais com a entidade auditada.
	
	operações de créditos e garantias com a entidade auditada
	
	atuação como administrador ou diretor de entidade auditada.
	
	relacionamentos familiares e pessoais com a entidade auditada.
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201002261503)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A utilização da auditoria traz vários benefícios para as entidades, exceto:
	
	
	Treinar as pessoas envolvidas nos processos
	
	Reduzir erros e evitar fraudes
	
	Redução de custos
	
	Utilização racional dos recursos disponíveis
	 
	Aplicação de sanções legais
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201002261512)
	DESCARTADA
	Sobre a organização das equipes de trabalho, é correto afirmar:
	
	
	Não é necessário que exista um responsável pelo trabalho e sua execução e pelo relatório de auditoria ou outros relatórios emitidos em nome da firma, qualquer pessoa que trabalhe na firma de auditoria pode ser esse responsável
	
	A revisão do controle de qualidade do trabalho executado deve ser feito pelo auditor trainee durante a execução das atividades
	 
	Escolha das pessoas mais qualificadas para a realização do trabalho, com competência e habilidades apropriadas para: executar trabalhos de auditoria de acordo com as normas técnicas, exigências legais e regulatórias aplicáveis e possibilitar a emissão de relatório apropriado nas circunstâncias
	 
	É o quadro técnico envolvidos na realização do trabalho, assim como qualquer pessoa contratada pela firma de auditoria ou uma firma da rede para executar procedimentos de auditoria no trabalho. Isso exclui especialistas externos contratados pela firma ou por uma firma da rede e os sócios
	
	A equipe de trabalho não precisa incluir pessoa especialista em contabilidade ou auditoria para realizar procedimentos de auditoria para o trabalho
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201002268472)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	O auditor externo, ao realizar testes no cálculo do valor recuperável de um ativo imobilizado, feito pelo método do fluxo de caixa descontado, identificou que a taxa utilizada para descontar o fluxo de caixa estava maior que a recomendada para aquela atividade. Dessa forma, pode-se afirmar que a conta:
	
	
	De ajuste especial no Patrimônio Líquido, está subavaliada.
	
	De depreciação acumulada do imobilizado, está superavaliada.
	
	Do ajuste especial no Resultado do Exercício, está subavaliada.
	
	De despesa de depreciação, do imobilizado, está superavaliada.
	 
	Do ativo imobilizado está subavaliada.
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201002261500)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Assinale a alternativa que possui o conceito de Auditoria:
	
	
	Ato de gerir um patrimônio. As funções da gestão são aquelas dirigidas para a provisão, conservação e emprego dos meios necessários
	 
	Exame analítico das operações contábeis, desde o início até o balanço. Identifica deficiências de controle interno e apresenta recomendações para melhorá-lo
	
	Emissão de parecer sobre determinado assunto de sua especialidade
	
	Verificação do cumprimento de atividades, disposições legais, regulamentos
	
	Exame de caráter técnico, por pessoa entendida, nomeada pelo juiz, de um fato, estado ou valor de um objeto litigioso
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201002268462)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	O auditor externo que estava realizando o processo de auditoria na empresa Erfra S.A., constatou um desvio no processo de pagamento de funcionários. Funcionários demitidos continuavam na folha de pagamentos com contas bancárias de outras pessoas, para as quais eram efetuados os créditos. Neste caso, deve o auditor:
	
	
	Suspender os trabalhos por tratar-se de ponto de auditoria que limita a conclusão dos trabalhos, impedindo que o auditor externo possa emitir parecer ou opinião.
	
	Relatar em seus papéis de trabalho, informando a administração no encerramento do processo de auditoria e dependendo da relevância do desvio emitir parecer com ressalva ou adverso.
	
	Encerrar os trabalhos, emitindo parecer com abstenção de opinião fundamentada no desvio, incluindo parágrafo no parecer identificando os desvios e o montante estimado.
	 
	Comunicar a administração da entidade e sugerir medidas corretivas, informando sobre os possíveis efeitos no seu parecer, caso elas não sejam adotadas.
	
	Informar os responsáveis pela área para avaliação e verificação do processo, de forma a identificar os responsáveis pelo desvio, que deverão constar dos papéis de trabalho, sendo providenciado os procedimentos legais.
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201002261522)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Os Papéis de Trabalho são fundamentais para a execução dos trabalhos de auditoria. Sobre eles, indique a alternativa incorreta:
	
	
	Os papéis de trabalho devem ser elaborados de maneira que qualquer interessado conhecedor das normas e procedimentos de auditoria entenda sem a necessidade de explicações ou comentários adicionais de quem elaborou.
	
	Auxiliam o auditor na execução do trabalho e servem como memória de cálculo em possíveis revisões.
	
	A confidencialidade dos papéis de trabalho é dever permanente do auditor.
	
	Devem ser realizados utilizando lapiseira, conter cabeçalho, sem uso do verso, incluindo dados e conclusões, com tiques e notas, redação clara e simples, codificados e com indicação de responsável pela elaboração e revisão.
	 
	A propriedade dos papéis de trabalho, após a conclusão do trabalho de auditoria externa, é da empresa auditada.
	
11aQuestão (Ref.: 201002229716)
Descreva de forma resumida a origem da Auditoria
Resposta: O crescimento das empresas provocou o aumento das transações financeiras exigindo assim um maior controle e mais transparência nas Demonstrações Contábeis originando a Auditoria.
Gabarito: Etimologicamente, a palavra auditoria origina-se do latim "Audire" (ouvir) e foi utilizada inicialmente pelos ingleses (auditing) para significar o conjunto de procedimentos técnicos para a revisão da Contabilidade. Como o próprio nome indica, a essência do trabalho de auditoria consiste na audição de informações sobre fatos sujeitos à Auditoria para que o Auditor possa formar opinião a respeito de sua adequação em relação a determinadas normas. A prática de auditoria surgiu, provavelmente, no século XV ou XVI na Itália. Os precursores da contabilidade foram os Italianos; não sem razão, visto ser o clero a essa época o responsável pelos principais empreendimentos estruturadaos da Europa moderna ou medieval. O reconhecimento oficial da prática também ocorreu na Itália (em Veneza), onde em 1581 foi constituido o primeiro Colégio de Contadores. Inicialmente os trabalhos de auditoria eram bastante limitados, restringindo-se à verificação dos registros contábeis, visando à comprovação de sua exatidão. Com a evolução da Ciência Contábil, tornando-se imprescindível às administrações das empresas, desenvolveu-se também, de forma notável, a técnica de auditoria, a ponto de, hoje em dia, não ser ela um instrumento de mera observação, estático, mas de orientação, de interpretação e de previsão de fatos, tornando-se dinâmica e ainda em constante evolução

Outros materiais