Buscar

Mecanismo da Febre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mecanismo da Febre
 Febre, podendo ser também denominado de pirexia, vem a ocorrer devido a incapacidade em que o organismo tem de perder calor, deixando de acompanhar o ritmo de uma produção excessiva de calor, ocasionando em um aumento de temperatura.
 A febre tem extrema importância no organismo, sendo um mecanismo de defesa do mesmo. Ela é uma resposta da alteração do ponto de ajuste hipotalâmico. Os pirógenos (vírus e bactérias) que atuam como antígenos estimulando respostas imunes, quando encontrados no organismo irão alterar a temperatura, elevando-a. Após isso, o hipotálamo irá reagir para aumentar o ponto de ajuste da temperatura tendo em seguida uma resposta do corpo de produção e conservação de calor.
 Inicia-se a fase Febril, onde a produção de leucócitos será estimulada e quando os Pirógenos irão ser removidos do organismos. Temos como exemplo a resposta de um determinado antibiótico que ao ser administrado em um paciente que encontra-se com algum tipo de infecção irá destruir as bactérias encontradas no organismo causadores da febre, em seguida, haverá uma baixa no ponto de ajuste do hipotálamo resultando na perda de calor. Quando a febre for finalmente cessada, o paciente encontrasse na fase afebril. A febre causadas por infecções virais irá lutar para a defesa do organismo através da estimulação da produção do interferon (molécula produzida pelo organismo de combate ao vírus)
 O aumento da temperatura resulta na diminuição de ferro no plasma sanguíneo, favorecendo o crescimento dos pirógenos.

Outros materiais