Buscar

RESUMÃO EDF ESCOLAR E SAUDE.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Física é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura que resulte num gasto de energia acima do nível de repouso. Exemplos caminhar para se descolar de um lugar para outro, subir escadas, lavar o carro, brincar com os filhos, dançar etc.
Exercício Físico é uma forma de atividade física planejada, repetitiva, com orientação profissional que visa desenvolver a resistência física e as habilidades motoras. Exemplos natação, musculação, lutas marciais entre outros.
A pratica de atividade física também: melhora a autoestima e o desempenho sexual, diminui os riscos da depressão, reduz o risco de infarto e doenças cardíacas, previne o surgimento de diabetes e AVC, fortalece as articulações, musculaturas e osso.
A atividade física melhora a coordenação motora, aptidão cardiorrespiratória e auxilia na prevenção da obesidade. Atividades consideradas cíclicas ou repetitivas podem inicialmente não cativar sendo assim as opções mais adequadas são aquelas que são lúdicas e desafiantes e demandem aprendizagem como futebol, handebol, gincanas e brincadeiras. Benefícios para crianças e adolescentes: melhora a função cardiorrespiratória, força muscular, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio e sociabilidade.
Capacidade Motora: é um traço ou qualidade geral do individuo relacionada ao seu desempenho ou diversidade de habilidades ou de tarefas. Referem-se a potencialidade individual para a execução de habilidades motoras que podem ser desenvolvidas pelo treinamento.
Aterosclerose: é uma doença onde há excesso de gordura nas paredes das artérias, que podem interromper o fluxo de sangue para partes do corpo, causando derrame e ataque cardíaco. É um estreitamento dos vasos sanguíneos devido a
Infarto do Miocárdio: é consequência da obstrução de uma artéria coronária por um coagulo de sangue sobre a placa de gordura que estava em sua parede impossibilitando que uma quantidade suficiente de sangue chegue até aquela área do músculo cardíaco. Esta porção do músculo cardíaco sofre um processo de morte circular e necrose, podendo levar a morte súbita ou a insuficiência cardíaca que acarreta limitações física até a recuperação do quadro clinico. Fatores de risco: tabagismo e colesterol.
Diabetes: é uma síndrome metabólica de origem múltipla decorrente da falta de insulina e ou a capacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos causando um aumento da glicose no sangue.
Diabetes tipo 1: o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células.
Diabetes tipo 2: existe uma combinação de dois fatores a diminuição da secreção de insulina e um defeito na sua ação conhecido como resistência a insulina. Geralmente o tipo 2 pode ser tratado com medicamentos orais ou injetáveis.

Outros materiais