Buscar

Incisivo Central Superior FRB 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Incisivo Central Superior
Dente absolutamente indispensável na estética facial e mais importante na articulação das palavras para a emissão de sons línguo e lábio dentais. Como todos os incisivos tem forma de cunha ou de chave de fenda, para cortar alimentos. Sua face vestibular apresenta dois sulcos raros de disposição cérvico-incisal, consequência da fusão dos lobos de desenvolvimento. Como nos demais incisivos recém-erupicionados, ele exibe borda incisal serrilhada, pela presença de mamelões, os quais são pequenas eminências que, à semelhança dos sulcos vestibulares, consistuem vestígios da separação dos lobos de desenvolvimento. Depois que os incisivos completam a erupção e adquirem uma posição funcional, o uso e a atrição provocam o gradual desaparecimento dessas saliências.
Face Vestibular: Vista por esta face, a coroa é estreita no terço cervical e larga no terço incisal. Isso significa que as bordas mesial e distal convergem na direção cervical. Mas a borda mesial é mais retilínea e continua em linha com a superfície mesial da raiz. A borda distal é mais convexa, mais inclinada, e ao encontrar a superfície distal da raiz o faz em ângulo. Na borda incisal, o ângulo médio-incisal é mais agudo do que o ângulo disto incisal, que é mais obtuso ou arredondado. Se o mésio incisal for um pouco arredondado, o disto-incisal será mais ainda.
Face Lingual: É mais estreita do que a precedente em virtude da convergência das faces mesial e distal para lingual. Seu terço cervical mostra uma saliência arredondada bem desenvolvida chamada cíngulo. A fossa lingual está no terço médio e incisal, as cristas marginais são espessas próximo ao cíngulo e vão perdendo espessura à medida que se aproximam dos ângulos incisais.
Face de Contato: As faces vestibular e lingual convergem acentuadamente na direção incisal. Ambas as faces têm uma inclinação lingual, de modo que borda incisal e o ápice da raiz ficam centrados no eixo longitudinal do dente. Como em todos os incisivos, sua face vestibular é converxa, porém, os terços médio e incisal são planos.
Raiz: Tem forma cônica, corresponde a uma vez e um quarto do comprimento da coroa. O ápice costuma ser rombo e não se desvia muito para a distal.

Outros materiais