Buscar

GAMA AFO II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Setor financeiro
Tem toda uma movimentação de um lucro real e um lucro financeiro
A empresa entrega um produtor e recebe dinheiro. As pessoas entregam mão de obra e recebem remuneração/salário. 
Temos o setor real e o setor financeiro.
Dentro dos produtos real e produtos do setor financeirono
Setor real temos os bens que são produtos tangíveis e os serviços que são bens intangíveis
E no setor financeiro é tudo intangível entre eles a intermediação que é um serviço, então o serviço prestado pelo setor financeiro são intangíveis
O valor adicionado e as operações: no setor real você tem processo de extração que pode ser mineral, vegetal, animal, ciração de gado, café, florestas... mineração, construção civil, movimentação (transporte de carga ou de pessoas)
No setor financeiro o valor adicionado as operações são as transações: custódia, intermediação, compensação e liquidaão
Serviço de Custódia: é a guarda. Você recebe cheques, ao inves de você guardar em casa, você entrega ao banco, ele vai cobrar lá um valor sobre as folhas de cheque, e dependendo do valor daquele cheque, no dia do depósito ele vai e deposita na sua conta. Não é um desconto, é uma taxa. Ele esta custodiando um dinheiro seu. É um serviço do banco.
Serviço de intermediação: o próprio banco pega dinheiro emprestado de algúem e empresta pra você. 
Serviço de compensação: pega um cheque de umn cliente do BB e deposita no bradesco, ai ele faz a compensação, tira de um banco e manda pra outro, sem a necessidade de a pessoa tirar o dinheiro de um banco e ir depositar no outro.
Serviço de Liquidação: eu quero pagar uma duplicata, então eu chego com o dinheiro e faço o pagamento, o banco faz o processamento e liquida a dívida. Em tempo do vencimento, pode-se pagar em qualquer agência bancária que eles fazem esse sistema de liquidação. 
Segmentação: por ramos de atividades, por generos de produtos gerados.
Dentro desses setores existem os mercados monetário, de crédito, de capital e de câmbio.
Setor real: suprimento da cadeia produtiva ou utilização final. O que é materia prima/processo/produto acabado. O que pode ser materia prima pra um, pode ser produto acabado pra outro e vice versa...
Destinação dos produtos do sistema financeiro: pra liquidar um pagamento, por precaução vou deixar uma reserva ou vou fazer uma aplicação pra gerar mais recursos. 
“Porque você mantem dinheiro no caixa?”
Transação, especulação ou prevenção. 
Daí, tem o mundo real e associado a ele, tem o mundo financeiro. Hoje em dia não pode mais haver desvinculação dos dois mundos.
INTERMEDIAÇÃO – intermediar é estar entre as aprtes, fazer a ponte. 
Intermediação financeira – transferência de recursos de quem não tem pra quem tem. E para acontecer as intermediações teve por requisito a maturidade, complexidade e desenvolvimento do sistema de trocas, pois antigamente, funcionava o sistema de escambo.
Existencia de agentes superavitários e deficitários: superavitários dispostos a oferecer os execendetes e deficitários dispostos a captar esses excedentes. 
Quem tem dinheiro tem que estar disposto a passar o dinheiro pra o outro, correndo o risco de não receber, e quem tá tomando emprestado, tem que saber que vai pagar juros sobre isso, sabendo do ônus que lhe esta sendo aplicado pelo emprésitmo.
Os bancos fazem isso. Daí tem que haver alguém que normatiza, e alguém que faz essa intermediação. 
AGENTE ECONOMICO: pode estar em três situações – em equilíbrio, em superávit ou déficit. Se você gasta mais do que recebe, alguém esta de financiando.
Renda = consumo + investimento + poupança
Equilíbrio é quando a renda se iguala ao consumo e ao investimento tendo a poupança 0
Superávit é quando há poupança positiva
Déficit é quando há poupança negativa
subsistema normativo
- estabele todas as normas dos procedimentos de como deve ser feita as intermediações do sistema financeiro e para q essa troca de recurso aconteça, primeiro deve haver algo que fiscaliza, superviziona e normatiza essas intermediações. São elas: 
Conselho Monetário Nacional (órgão máximo do sistema financeiro nacional): todas as normas, diretrizes, procedimentos de politica economica, de atuação das instituições financeiras no mercado tem que seguir a politica do CMN, que são direções políticas. A direção dele é formado por três: ministro da fazenda, ministro do planejamento e o presidente do Banco Central, e quem preside o conselho é o ministro da fazenda. 
Banco central – e o executor da política. Toda determinação do conselho monetário ancional quem executa é o Bacen. Ele é considerado o banco dos bancos. Ele quem controla todas as instituições financeiras. Regulamentação, fiscalização... tudo é regrado pelo Bacen. E o Bacen segue as regras do CMN. Inflação, quantidade de moeda – determinado pelo Bacen
Comissão de Valores Mobiliarios – empresas de capital aberto que tem ações negociadas em bolsas de valores, quem controla todo o processo é a CVM. E essas instituições de mercado aberto trabalha no mercado de capitais. Se o Bacen controla as insitutições financeiras, a CVM controla as outras insituitções não financeiras mas que atuam no mercado de capital. Toda a movimentação de papeis de empresas que são negociadas pela bolsa de valores. 
Uma empresa pode ser limitada ou S.A., toda S.A. ter seus balanços divulgados (DRE e outros), mas tem S.a que não tem ações negociadas em mercado aberto, você pode até comprar. Tem outras de maior porte que coloca suas ações no mercado de capitais, são as empresas de capital aberto.
Subsistema operativo ou de operações

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes