Buscar

Valoração econômica, Ecodesenvolvimento e Des. Sustentável, PNMA, Gestão e Zoneamento Ambiental

Prévia do material em texto

Caracterize os bens e serviços ambientais. O que são? Cite exemplos e por que tendem a ser valorados economicamente.
R.: São bens e serviços ambientais geralmente públicos, podendo ser privados também, e que são úteis ao desenvolvimento econômico, social, cultural e tecnológico de uma comunidade, além de apresentarem extrema importância na manutenção dos ecossistemas. Uma vez que são úteis, a exploração desenfreada tende a torná-los escassos, e devido a isso, eles necessitam ser valorados, medida adotada a fim de amenizar o consumo. Alguns exemplos de bens e serviços ambientais são biodiversidade, produção de água, proteção da fauna, da flora e do solo, assim como a captura de gás carbônico.
O que são externalidades ambientais? Cite e comente as formas de solução para as externalidades.
R.: Externalidades ambientais são os impactos gerados pela exploração de algum bem ou serviço ambiental, e que ocorrem não intencionalmente. As soluções para estes efeitos podem ser por negociação entre partes, por internalização e via taxação ou concessão de subsídios. A primeira forma é aplicada quando há informações corretas suficientes e poucos agentes envolvidos. A internalização consiste apenas em tornar em um único agente, todas as partes da externalidade. Quanto ao método de taxação, ele é bastante aplicado em países “sem caixa”, uma vez que ao final o governo é beneficiado já que arrecada fundos.
Valoração econômica dos recursos ambientais: cite e comente três métodos de valoração econômica do meio ambiente.
R.: Método do valor residual, que consiste em obter o valor original subtraindo-se custos intermediários, e que é aplicado em bens privados em sua forma final. Método da valoração hedônica, que consiste na variação do valor de mercado de um bem em função da variável ambiental. E por fim o método da contingência, que consiste em perguntar quanto se está disposto a pagar naquele recurso ambiental, sendo assim o método adotado em último caso, quando nenhum dos demais for aplicável.
Conceitue Gestão Ambiental e descreva sua importância para as organizações.
R.: Ramo da administração que trata do modo como uma organização gerencia suas atividades em relação ao ambiente. A gestão ambiental é de extrema importância pois através do planejamento, organização, direção e controle, é possível fazer o uso dos recursos ambientais da forma mais eficiente e eficaz, e com isso auxilia em questões como o controle e redução de impactos ambientais, no cumprimento de leis e normas ambientais, como também no desenvolvimento de tecnologias mais limpas.
	
Cite e comente pelo menos três grandes problemas ambientais na atualidade e o que pode ser feito (tem sido feito) para eliminá-los/atenuá-los.
R.: Erosão acelerada devido à ação antrópica, que ao carrear os sedimentos para o interior de corpos d’água, aceleram o fenômeno do assoreamento e com isso desequilibram o ecossistema local. Poluição atmosférica consequente da crescente emissão de material gasoso particulado, e que na maioria das vezes acarretam problemas respiratórios a população, e também em casos mais críticos, o fenômeno chamado chuva ácida. Despejo de esgoto doméstico aliado ao crescimento demográfico é também um grande problema relacionado ao recurso hídrico. As alternativas a serem/que foram adotadas para amenizar tais problemas, respectivamente são, o estudo do solo e emprego de práticas conservacionistas, utilização de filtros em chaminés e de catalisadores em fontes móveis, e por fim o estudo cauteloso do efluente gerado, ampliação de programas de saneamento básico, e escolha do tratamento adequado. 	
O Ecodesenvolvimento e o Desenvolvimento Sustentável preveem o desenvolvimento associado às questões sociais, econômicas e ambientais de uma nação. Cite as principais diferenças entre Ecodesenvolvimento e Desenvolvimento Sustentável.
R.: As principais diferenças estão nos campos da justiça social, da tecnologia e da estratégia político-econômica. Quanto ao primeiro fator, o Ecodes. é adepto do nivelamento de consumo (teto de consumo), enquanto o D.S. sugere a adoção de um piso de consumo e o estímulo a adoção de tecnologias mais eficientes. Quanto a tecnologia, o Ecodes. propõe que as melhores tecnologias devem ser as que melhor se adaptam as condições naturais e culturais da região, enquanto o D.S. prega a transferência de tecnologia do hemisfério norte, que é mais desenvolvido, para o sul. Em relação ao último quesito, o Ecodes. sugere uma maior participação de movimentos sociais e dos Estados, enquanto que o D.S. propõe um mercado mais liberal e expansivo. 
Cite o objetivo geral e três específicos da Política Nacional do Meio Ambiente. Cite também três instrumentos empregados para que esses objetivos sejam atingidos.
R.: Objetivo geral: Preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental visando assegurar condições ao desenvolvimento socioeconômico.
Objetivos específicos: 
Estabelecimento de critérios e padrões da qualidade ambiental e manejo de recursos ambientais; 
Desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias nacionais orientadas para o uso racional de recursos ambientais; 
Formação de uma consciência pública sobre a necessidade de preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico.
Instrumentos: 	Padrões de qualidade ambiental, zoneamento ambiental (ZEE – Zoneamento Ecológico Econômico) e avaliação de impactos ambientais (EIA RIMA).
Padrões de qualidade ambiental: o que é e qual a sua importância? Cite exemplos.
R.: São normas e critérios para defesa ambiental, e são de fundamental importância pois servem como valores limites que uma vez ultrapassados, podem afetar a saúde, a segurança e o bem-estar da população, bem como ocasionar danos à flora e à fauna, aos materiais e ao meio ambiente em geral.
Zoneamento ambiental (ZEE): o que é e qual a sua importância? Cite exemplos.
R.: Consiste na divisão do território em zonas de acordo com as necessidades de proteção, conservação, e recuperação dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável. A importância deste instrumento da PNMA consiste na designação da melhor atividade a ser desempenhada nas regiões em função das limitações e vocações de uso do solo, sendo possível então definir as áreas propícias a conservação ambiental, a produção agropecuária e ao desenvolvimento industrial.

Outros materiais