Buscar

EXERCÍCIOS NOVEMBRO 2013 - ESTACIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS:
01. Marque a opção correta relativa às características do contrato de trabalho:
( )Bilateral, gratuito, comutativo, real e de trato sucessivo;
( )Bilateral, gratuito, comutativo e de trato sucessivo;
( )Unilateral, oneroso, comutativo e de trato sucessivo;
( )Bilateral, consensual, oneroso, comutativo e de trato sucessivo.
( )Unilateral, gracioso, comutativo e de trato sucessivo.
02. (OAB/RJ 26º EXAME Dez. 2004) A duração normal de um trabalho diário e semanal, segundo a Constituição da República Federativa do Brasil é:
( )6 horas diárias e 36 horas semanais.
( ) 8 horas diárias e 40 horas semanais.
( )4 horas diárias e 120 horas semanais.
( )8 horas diárias e 44 horas semanais
03.(OAB/CESPE 2008.2) Ciro trabalha como taxista para uma empresa que explora o serviço de táxi de um município, sendo o automóvel utilizado em serviço por Ciro de propriedade da mencionada empresa. Em face da situação hipotética apresentada, de acordo com a legislação trabalhista, Ciro é considerado:
( )empregado.
( )empresário.
( )trabalhador avulso.
( )trabalhador autônomo
04. Henrique foi contratado pela empresa Alfa Ltda. para trabalhar 8 horas por dia e 44 horas semanais. Trabalhou de segunda a sexta-feira no horário de 8 horas às 17 horas, com uma hora de intervalo para repouso e alimentação (período não contado na duração do trabalho) e aos sábados de 8 horas às 12 horas. Na realidade, Henrique só trabalhou 1 (um) ano no horário contratado, pois nos três anos seguintes o empregador permitiu que Henrique saísse, durante a semana, sempre 1 (uma) hora antes do horário estabelecido, sem qualquer motivo. Diante dos fatos relatados, responda justificadamente: A empresa Alfa Ltda. poderá exigir que Henrique volte a trabalhar 8 (oito) horas por dia, sob o argumento de ser esse o limite diário previsto no contrato de trabalho de Henrique e, também, no art. 7º, XIII da Constituição da República de 1988? Justifique indicando os princípios do Direito do Trabalho aplicáveis ao caso em exame.
05. Em meados de 2009, Ana foi contratada por Francisco para realizar a limpeza de sua residência. Ana exerce a sua função uma vez por semana e recebe por seu labor a quantia de R$ 70,00 por dia de faxina realizada. Em 03.03.2011, Ana, após procurar um advogado, ingressou com uma reclamação trabalhista em face de Francisco pleiteando, primeiramente, o reconhecimento do vínculo de emprego (ser considerada doméstica e não diarista) e, consequentemente, todas as verbas inerentes a este.
Diante do caso apresentado, responda fundamentadamente:
Ana terá êxito na reclamação trabalhista? Justifique, indicando os requisitos da relação de emprego (elementos fático-jurídicos) e o entendimento jurisprudencial e doutrinário acerca da matéria.
Indique, justificadamente, todos os direitos assegurados aos empregados domésticos pela Constituição da República e pela legislação específica.
06.( TRT/2012 - adapatada) A empresa Loja Veste Bem comercializa confecções no varejo e criou um cartão de crédito próprio para propiciar aos seus clientes o pagamento parcelado das compras efetuadas exclusivamente nas suas lojas, mediante parcelamento. Aos empregados da empresa é oferecido este cartão de crédito, para pagamento parcelado nas mesmas condições oferecidas aos clientes em geral. No contrato individual de trabalho, consta cláusula específica, autorizando a empresa a descontar o valor das compras efetuadas com o cartão VESTE BEM nos salários dos empregados, sem limite de desconto. Considerando a legislação em vigor e o entendimento pacífico do TST, esclareça se o procedimento da empresa é correto quanto ao desconto?
07. Paulo José foi admitido para trabalhar na Empresa XYZ Ltda. na função de atendente no período de 01/03/2010 até 04/04/2012. Seu horário de trabalho era das 8:00h às 17:00h de segunda à sexta-feira e das 8:00h às 12:00h nos sábados. De segunda-feira até sexta-feira, Paulo José usufruía de intervalo para refeição e descanso de apenas 20 (vinte) minutos diariamente. Após o término do contrato de trabalho, Paulo José, ingressou com ação trabalhista, objetivando o pagamento do intervalo intrajornada em sua integralidade. Pergunta-se: com base no entendimento sumulado pelo TST, Paulo José terá êxito em sua pretensão?
08. (VI Exame Unificado da OAB) Uma empresa que atua no ramo gráfico, com jornada de trabalho de 8 horas diárias, pretende reduzir o intervalo para refeição de seus empregados para 30 minutos diários. De acordo com a Lei e o entendimento do TST, a pretensão:
( )não poderá ser atendida porque a norma é de ordem pública, tratando da higiene, salubridade e conforto, não passível de negociação.
( )poderá ser efetivada, mas dependerá da realização de acordo ou convenção coletiva nesse sentido.
( )poderá ser efetivada se autorizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que verificará se o local tem refeitório adequado e se o empregador não exige realização de horas extras.
( )poderá ser efetivada se houver autorização judicial.
09. José Maria trabalhava na agricultura no cultivo e preparo do solo para a plantação. Na prestação dos serviços não tinha qualquer autonomia, já que era preciso entregar boa parte da produção para senhor feudal em troca da proteção militar e política. Não tinha liberdade, pois estava preso aos feudos tendo que trabalhar para o senhor feudal que era o dono da terra. Diante do caso apresentado, responda: a)Qual o período e época histórica que a questão retrata? b)Nessa época já havia normas de proteção ao trabalho?
10. Kariana e Mariana residem no Pensionato de Ester, local em que dormem e realizam as suas refeições, já que Gabriela, proprietária do pensionato, contratou Abigail para exercer as funções de cozinheira.Jaqueline e vários colegas alugaram uma casa e contrataram Helena, responsável pela limpeza casa, além de cozinhar para os estudantes moradores. Analisando a situação concreta apresentada responda aos seguintes questionamentos: a) Abigail e Helena possuem relação de emprego com o Pensionato e os alunos da residência respectivamente? Justifique. b) Se positiva a opção "a" esclareça se Abigail ou Helena possuem vínculo de emprego doméstico? Em caso positivo, a empregada doméstica possui direito a estabilidade pela gravidez?
11. Paulo José foi admitido para trabalhar na Empresa XYZ Ltda. na função de atendente no período de 01/03/2010 até 04/04/2012. Seu horário de trabalho era das 8:00h às 17:00h de segunda à sexta-feira e das 8:00h às 12:00h nos sábados. De segunda-feira até sexta-feira, Paulo José usufruía de intervalo para refeição e descanso de apenas 20 (vinte) minutos diariamente. Após o término do contrato de trabalho, Paulo José, ingressou com ação trabalhista, objetivando o pagamento do intervalo intrajornada em sua integralidade. Pergunta-se: com base no entendimento sumulado pelo TST, Paulo José terá êxito em sua pretensão?
12. Fábio, empregado da empresa Transportar Ltda., firmou, com seu empregador, acordo escrito de compensação em que ficou estabelecido o horário das 08:00h às 17:48h de segunda à sexta-feira, sempre com intervalo de 1(uma) hora para refeição e descanso, perfazendo quarenta e quatro horas semanais. Ocorre, todavia, que Fábio regularmente ultrapassa seu horário de trabalho e em média labora até às 20:00h. O empregado foi questionar com seu empregador sobre o pagamento de horas extras e este lhe informou que nada era devido, tendo em vista o acordo de compensação firmado entre as partes. Pergunta-se: com base no entendimento Sumulado pelo TST este acordo de compensação é válido?
13. Platão foi contratado pelo Município do Belo Horizonte para prestar serviços internos ligados à administração pública. Em meados de 2007, por meio de uma ação civil pública intentada pelo Ministério Público, a administração pública teve que romper com os serviços prestados por todos aqueles que não ingressaram em seus quadros por concurso público. Platão, indignado, procurou um advogado e entrou com uma Reclamação Trabalhista, pleiteando o reconhecimentodo vínculo com o Município do Belo Horizonte e o consequente pagamento das verbas decorrente deste vínculo. Diante do caso apresentado, responda justificadamente: a) Platão terá êxito na Reclamação Trabalhista no que concerne ao reconhecimento do vínculo empregatício? Justifique indicando a posição jurisprudencial sobre a matéria. b) Platão faz jus ao pagamento de alguma parcela em decorrência da prestação de serviços acima referida?
14. O Contrato de Experiência não poderá ultrapassar:
( )03 (três) meses;
( )02 (dois) meses;
( )90 dias;
( )60 dias;
( )45 dias.
15. Pedro Paulo recebeu benefício de sua empregadora consistente em pagamento de mensalidade, livros, material didático durante todo o curso superior. Pretende postular tais utilidades como salário para todos os efeitos legais. Pergunta-se: Essas utilidades fornecidas a Pedro Paulo podem ser consideradas salário in natura?
16. (OAB/RJ 24º EXAME) Sem previsão no contrato de emprego, o motorista de uma empresa teve descontado por seu empregador os prejuízos advindos de uma multa de trânsito. Verificou-se que o profissional agiu com culpa. O procedimento do empregador foi correto? Fundamente sua resposta.
17. Julio Cesar foi admitido para trabalhar como garçom no Restaurante Paraíso da Comida Ltda. e foi pactuado que receberia somente gorjetas. Em média, Julio Cesar, recebia o valor de R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais). Ocorre, todavia, que o Julio Cesar soube por um colega que o salário de sua categoria profissional é R$ 700,00 (setecentos) reais e que tem direito a receber mensalmente o pagamento salarial, além das gorjetas recebidas. O empregado foi conversar com seu empregador que afirmou que nada lhe era devido, posto que recebia um valor superior ao mínimo previsto em sua categoria profissional. Analise o caso concreto e fundamente com base na Lei se Julio Cesar tem direito ou não a sua pretensão?
18. João Cuiabano é empregado de uma empresa que presta serviços de informática e tecnologia para uma rede de supermercados que funciona 24 horas, todos os dias. Por essa razão, a empresa onde João Trabalha faz uma escala de plantões. A escala de trabalho de João Cuiabano é de 12X36. O empregado foi questionar junto ao empregador sobre o recebimento dos feriados trabalhados, em dobro, bem como o adicional de 50% (cinquenta por cento) sobre as horas excedentes a oitava diária. O empregador esclareceu que nada era devido, tendo em vista que João Cuiabano trabalhava em regime de 12X36. Analisando o caso concreto e com base no entendimento Sumulado pelo TST sobre a matéria, informe se o empregado tem direito ou não a sua pretensão?
19. Mariana de Medeiros participou de um processo seletivo em uma firma de contadores para ocupar o cargo de trainee. Após a realização deste processo, a empresa, sob o argumento de não existir na Consolidação das Leis do Trabalho um artigo específico regulamentando a função de trainee, firmou um contrato de estágio com Mariana. No aludido contrato ficou acordado que Mariana exerceria a função de estagiária na área de departamento pessoal, sem vínculo empregatício, cuja jornada de estágio era de 30 horas, no horário de 8:30 às 14:30, de segunda a sexta, com data de início em 16/01/2008, com duração de 1 ano. Convém ressaltar que, apesar de o contrato de estágio mencionar que Mariana exerceria a função de estagiária, na prática ela exercia a função de trainee (função esta especificada no contracheque). Sabendo-se que Mariana terminou o Curso Técnico de Contabilidade há 6 (seis ) meses e pretende prestar exame vestibular no final do ano para ingressar no curso de Direito, responda fundamentadamente: a) O contrato de estágio firmado com Mariana observou os ditames da Lei de estágio (Lei nº 11.788/08)? Justifique, indicando os requisitos necessários para a validade do contrato de estágio. b) Mariana terá êxito numa ação trabalhista postulando o reconhecimento do vínculo empregatício? Justifique indicando os requisitos da relação de emprego.
20. Alberto foi contratado para trabalhar em um hospital. Contudo, o dono do hospital exigiu que Alberto constituísse uma empresa para que seus pagamentos fossem efetuados mediante a apresentação de nota fiscal de sua empresa (pessoa jurídica). Alberto trabalhava de 2ª a 6ª-feira, das 08:00 às 17:00 horas e realizava seus serviços de acordo com o planejamento feito pelo dono do hospital. Nos dias que eventualmente faltava, não podia mandar ninguém em seu lugar. Alberto ajuizou reclamação trabalhista e requereu a condenação do hospital ao pagamento de todas as verbas trabalhistas que teria direito. O Hospital contestou afirmando não se tratar de relação de emprego, vez que ausente um dos requisitos desta: a pessoa física do empregado, uma vez que quem lhe prestava os serviços era uma pessoa jurídica (a empresa de Alberto).
De acordo com o caso apresentado, responda se o juiz deve reconhecer o vínculo de emprego? Justifique de acordo com os princípios do Direito do Trabalho.
21. (FGV 2011 ADAPTADO) Paulo, empregado da empresa Alegria Ltda., trabalha para a empresa Boa Sorte Ltda., em decorrência de contrato de prestação de serviços celebrado entre as respectivas empresas. As atribuições por ele exercidas inserem-se na atividade-meio da tomadora, a qual efetua o controle de sua jornada de trabalho e dirige a prestação pessoal dos serviços, emitindo ordens diretas ao trabalhador no desempenho de suas tarefas. Diante dessa situação hipotética apresentada e com base no entendimento Sumulado pelo Tribunal Superior do Trabalho esclareça se esta terceirização é lícita ou ilícita e consequentemente se existe a possibilidade de Paulo ter o vínculo de emprego reconhecido com a empresa Boa Sorte Ltda.

Outros materiais