Buscar

Resumo do documentário "História das coisas"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A história das coisas é um documentário que aborda sobre o consumo exagerado de bens materiais, e o impacto agressivo que esse padrão de consumo acaba exercendo sobre o meio ambiente. 
Para tal fim, expõe-se as causas e consequências desde o processo da extração da matéria, confecção do produto, venda e ideologia publicitária, facilidade de compra e falsa ideia de necessidade, até o momento em que o produto comprado torna-se resíduo, e é destinado aos aterros de lixo ou incineradores. 
Além da geração de resíduos em larga escala, o documentário contempla também o mal que alguns compostos tóxicos, empregados ou liberados na confecção e/ou incineração do produto, causam não só ao meio ambiente, mas também à saúde da população em geral, uma vez que além da poluição atmosférica, do solo ou hídrica, eleva-se também o número de doenças como câncer.
Ainda em relação à degradação ambiental, atenta-se quanto à disponibilidade de matéria prima na natureza. Ainda que encontrada com bastante frequência em grandes quantidades, a maneira como ela é empregada reflete o pensamento consumista que não leva em conta a saúde humana, nem a ambiental, mas sempre prioriza a produção, e consequentemente o interesse industrial. Como exemplo de consequência desta exploração irresponsável acerca das condições climáticas e ambientais, pode ser citada a possibilidade de um recurso antes abundante, se tornar escasso em um curto prazo de tempo em função desta política de produção, que além de gerar produtos de curta duração e uso limitado, estimula a aquisição constante de produtos mais desenvolvidos para a satisfação do desejo do consumidor.
Hoje em dia os bens são criados para satisfazer a estética, e a aceitação por parte da sociedade, assim, quem tem mais e quem tem o melhor, eleva-se na cadeia social, dessa maneira, o consumismo interfere também nas relações interpessoais e no status das classes sociais. Não o bastante, este padrão de consumo afeta também o governo, que fica refém do setor industrial uma vez que este é a principal fonte de renda do país.
A força que o setor industrial exerce sobre a economia norte-americana, explicitado no vídeo, impossibilita o governo de aplicar restrições à produção em favor de políticas ambientais. Em decorrência desta disso, é notável o apoio incondicional do governo, que por Annie é ilustrado pela mensagem do ex-presidente George W. Bush após o atentado de 11 de setembro. Mas por que apoiar algo não saudável para as esferas social e ambiental?! Pois é através dessa forma que o governo consegue realizar a lavagem de dinheiro e dar prosseguimento à corrupção. 
Adicionalmente ao incentivo do governo, é enfatizado também o mecanismo de publicidade e toda a ideologia de consumo existente por trás desse padrão de vida consumista. 
Por fim, o documentário finaliza com a ideia de que faz-se necessário desde já, extinguir o sistema linear atual e implantar um novo sistema de consumo baseado na equidade, sustentabilidade, química verde, desperdício nulo, produção em ciclo fechado, energias renováveis, e economias locais vivas. Somente assim não haverá desperdício de pessoas e de matérias primas, consequentemente, a natureza então terá a capacidade de fornecer seus recursos às próximas gerações em abundância, e ao mesmo tempo satisfazer as necessidades da sociedade atual.

Outros materiais