Buscar

Análise SWOT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Análise SWOT: É uma poderosa ferramenta de planejamento estratégico, e deve ser realizada ao menos uma vez por ano, durante o planejamento estratégico de marketing ou apenas planejamento estratégico. A sigla SWOT, vem das iniciais das palavras inglesas Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), pois estes são justamente os pontos a serem analisados. Notem que ao analisarmos Forças e Fraquezas estaremos analisando apenas variantes internas da empresa, enquanto que a análise das ameaças e oportunidades referem-se as variantes externas.
Em 1969 os professores de Harvard Edmund P. Learned, C. Roland Christensen, Kenneth R. Andrews e William D. Guth escreveram um livro sobre política de negócios introduzindo a ideia de que uma firma deve balancear diversos elementos. Além das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, constavam os valores pessoais dos dirigentes da empresa e as expectativas da sociedade. O modelo SWOT como o conhecemos foi criado no Stanford Research Institute nos anos 60 (hoje chamado SRI International) . A análise de Swot é um modelo criado pela escola de Design.
Informações internas consideradas para analise:
Strenghts (pontos fortes): Corresponde as vantagens internas da empresa ao concorrente.
Weaknesses (pontos fracos): Aspectos e formas negativas que devem ser revistas na empresa internamente.
Informações externas:
Opportunities (oportunidades): Aspectos positivos do ambiente em que a empresa esta envolvida e potencial para vantagem competitiva.
Threats (ameaças): São os aspectos negativos envolvendo a empresa comprometendo assim a sua vantagem competitiva.

Outros materiais

Outros materiais