A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
PROVA OBJETIVA MATERIAL CONCRETO ANOS FINAIS ENS.FUNDAMENTAL  31 08 2016

Pré-visualização | Página 1 de 2

Prova objetiva – material concreto anos finais ensino fundamental NOTA 80 31.08.2016
Questão 1/10 Leia o extrato de texto a seguir:
“Muito fatos históricos ocorreram por meio das pipas ou de sua aerodinâmica simbolizando o grande desejo do homem em voar e busca de novas descobertas. Entre estes fatos temos que em 1250 — Roger Bacon escreveu um estudo sobre asas acionadas por pedais; por volta de 1300 — Marco Polo provoca o primeiro bombardeio aéreo de que se têm notícias; 1496 — Leonardo Da Vinci fez projetos teóricos com 150 máquinas voadoras; 1752 — Benjamim Franklin demonstrou definitivamente a importância das pipas na história da Ciência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://sbem.esquiro.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/930_1505_ID.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2015.
A partir da leitura do livro-base Materiais concretos para o ensino de Matemática nos anos finais do ensino fundamental, sobre a Arte e a Matemática, marque a afirmativa que explica a experiência com a releitura de obras de arte como forma de atingir a interdisciplinaridade no ensino da matemática.
A	A interdisciplinaridade ocorre quando são envolvidos diversos conteúdos de matemática em uma única aula.
B	Os estudos interdisciplinares nos ajudam a perceber que a matemática dá conta de explicar todas as situações.
C	A interdisciplinaridade se dá pela articulação da pesquisa sobre o autor, a percepção das formas geométricas presentes na obra e pelo estudo das cores. 
D	A interdisciplinaridade apresenta-se de forma bem restrita nas atividades de interação entre a matemática e a arte, pois a matemática é muito objetiva.
E	Agir interdisciplinarmente significa incentivar o aluno a aprofundar a técnica de memorizar os conteúdos de matemática e das artes.
Questão 2/10 Leia o texto a seguir.
“De acordo com Passos (2006), geralmente os professores que atuam no ensino fundamental têm a expectativa que a simples utilização de materiais manipuláveis pode amenizar as dificuldades de ensino, por entenderem que a simples manipulação levaria à compreensão. No entanto, estudos apontam para uma estreita relação entre a experimentação e a reflexão, ressaltando o papel do professor como fundamental para estabelecer a mediação entre o aluno e o conhecimento, no momento em que um saber está sendo construído”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem15dpf/sm15ss03_04.pdf>. Acesso em: 26 abr. 2016.
Diante do texto acima e dos estudos a respeito do Laboratório de Ensino de Matemática, a partir do livro-base Materiais concretos para o ensino de Matemática nos anos finais do ensino fundamental, marque a alternativa que responde à seguinte questão: o que se entende por LEM (Laboratório de Ensino de matemática)?
A	É um local em que se exploram objetos antigos e curiosidades matemáticas.
B 	Tem por objetivo divulgar eventos de educação em geral e da educação matemática.
C	É um ambiente virtual de última geração em que o aluno participa diretamente da realidade virtual.
D	É um espaço que professor e aluno podem utilizar para lançar questões, ir em busca de respostas, refletir e manipular objetos.
E	É um espaço ainda em estudo que deverá se tornar um museu da matemática na escola.
Questão 3/10 Leia o fragmento de texto a seguir:
“Nossa discussão pretende esclarecer a importância da contribuição dos jogos e materiais pedagógicos para o ensino e, como o professor pode fazer uso deles de modo a promover o crescimento das habilidades matemáticas dos seus alunos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AZEVEDO, Maria Veronica Rezende. Jogando e Construindo Matemática. 2. ed. São Paulo: VAP, 1999.
A resolução de expressões numéricas é muito importante para o desenvolvimento do pensamento matemático e costuma ser de grande desafio, tanto para o aluno como para os professores. Uma alternativa para tornar esse processo produtivo é o uso de um jogo. Supondo que você dispõe de um jogo cujo objetivo é a elaboração e resolução de operações e de expressões numéricas, bem como trabalhar com as propriedades no conjunto dos números naturais. Qual dos jogos a seguir possui tais características?
A	O Dominó Matemático.
B	O Jogo de xadrez.
C	O Boliche.
D	Batalha Naval.
E	Cartão Multiuso.
Questão 4/10 Leia o texto a seguir
“Como a escola é composta de diferentes disciplinas que estão divididas em blocos de conhecimentos, tornando a informação dividida em vários compartimentos, fica evidente que não se faz um elo entre as diferentes disciplinas e, desta forma não proporciona aos alunos as relações existentes entre elas. Isso torna os conteúdos ministrados vazios, sem aplicação na prática do cotidiano do aluno, levando o estudante ao desinteresse e ao desestímulo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOES, A. R. T.; LUZ, A. A. B. S. Uma Nova Visão Metodológica do Ensino de Desenho Técnico na Engenharia Civil. In: 14º Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis, 2008.
A partir da leitura do livro-base Materiais concretos para o ensino de Matemática nos anos finais do ensino fundamental, assinale a alternativa que apresenta corretamente os objetivos da disciplina de matemática.
A	Discutir as dúvidas, comunicar-se matematicamente, resolver situações problemas.
B	Dominar procedimentos de pesquisa, utilizar linguagem, resolver problemas;
C	Resolver problemas, conhecer e saber, predispor a cooperação;
D	Comunicar-se matematicamente, resolver problemas, conhecer e saber;
E	Utilizar linguagem estruturada, predispor a cooperação, resolver situações problemas.
Questão 5/10 Leia o excerto a seguir:
“O jogo na educação matemática passa a ter o caráter de material de ensino. A criança colocada diante de situações lúdicas aprende a estrutura lógica da brincadeira e, deste modo, apreende também a estrutura matemática presente. O jogo instiga o aprendiz a estabelecer planos de ação para alcançar determinados objetivos e avaliar sua eficácia nos resultados obtidos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1067_0dbf412b7d0c415c6819fc0504f187f8.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2016.
A partir da leitura do livro-base Materiais concretos para o ensino de Matemática nos anos finais do ensino fundamental, marque a afirmativa que responde corretamente à pergunta: quais os povos que defendiam a importância do aprender, aproveitando-se para trabalhar a formação de valores através do jogo?
 A	Os Gregos e Romanos foram os povos que defendiam a importância de aprender matemática de forma atrativa e para isso indicavam o jogo.
B	Rousseau, no século XVIII, e Froebel, no século XIX, já indicavam a importância dos jogos como forma de conduzir a aprendizagem de forma mais eficiente.
C	Os povos que aproveitavam o jogo para trabalhar a formação de valores foram os Egípcios, Romanos e Maias.
 D	A formação de valores através dos jogos era defendida pelos povos Egípcios e Indianos no século XVI.
 E	Os filósofos, Rabelais, no século XVI, e Spencer, no século XIX, já apontavam a importância dos jogos como forma de aprendizagem mais eficiente.
Questão 6/10 Leia o fragmento de texto a seguir:
“[A] nova tecnologia usada em sala de aula proporciona ao aluno a capacidade de aprender e a buscar por informações que contribuem para a construção do conhecimento. Além disso, [...] o computador é também utilizado como uma ferramenta pedagógica dando a oportunidade de aprender e ensinar, fazendo com que a criança possa compreender e transformar o mundo ao seu redor. Neste contexto o Software Educacional tem por objetivo desenvolver determinados tipos de conhecimento, dentre eles, o senso crítico nas crianças”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/lqClnX2oK9l7Aam_2013-7-10-16-26-49.pdf>.