Buscar

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ex 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – EXERCÍCIO (2) 
1ª) A primeira geração de sofistas possuia alguns valores morais e éticos. Protágoras de Abdera (490 - 421 a.C) e Górgias de Leontinos (487 - 380 a.C) foram os mais importantes e influentes sofistas que contribuíram para o desenvolvimento da língua grega, através da divisão das partes do discurso, do estabelecimento da análise etimológica e da sistematização da gramática. Ao contrário dos seus predecessores, os sofistas da última geração (sofistas políticos) não formaram uma escola, caracterizando-se como um grupo somente por possuírem um objetivo comum:	
  Persuadir o interlocutor sem levar em conta quaisquer valores éticos e morais.	
2ª) Tratando-se de uma filosofia poderosamente ancorada no dever, para governar os outros era necessário cuidar de si. Assim sendo:
	   
	 Homem deve primeiro cuidar de si, para depois cuidar do outro.
3ª) “O pensamento de Sócrates é um marco na constituição de nossa tradição filosófica, e pode-se dizer que inaugura a filosofia clássica, rompendo com a preocupação quase que exclusivamente centrada na formulação de doutrinas sobre a realidade natural que encontramos nos filósofos pré-socráticos. A própria denominação 'pré-socráticos' já reflete a importância da Filosofia de Sócrates como divisor de águas. É nesse momento que a problemática ético-política passa ao primeiro plano de discussão filosófica como questão urgente da sociedade grega, superando a questão da natureza como temática central. Os sofistas são contemporâneos de Sócrates, seu principal adversário, assim como o foram posteriormente Platão e Aristóteles". (MARCONDES, Danilo. Introdução à História da Filosofia - dos pré-socráticos à Wittgenstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998). A respeito dos Sofistas e de Sócrates é correto afirmar que:
	 
 Ambos compartilham, EMBORA COM VISÕES DIFERENTES e até mesmo diametralmente opostas, o interesse fundamental pela problemática ético-política, pela questão do homem enquanto cidadão da pólis, que passa a se organizar politicamente no sistema que conhecemos como democracia.
4ª) A palavra democracia vem do grego "demos" e "Kratia". Marque o significado dessas palavras:
 Povo e Governo
5ª) Sócrates, o fundador da filosofia clássica, defendia que a verdade estava no interior do homem. E através do método dialético esta verdade poderia ser extraída como fosse um nascimento(parto), o que ficou conhecido como:
 Maiêutica 		 
6ª) Leia atentamente a passagem abaixo: "No que diz respeito a todas as coisas que compreendemos, não consultamos a voz de quem fala, a qual soa por fora, mas verdade que dentro de nós preside a própria mente, incitados pelas palavras a consultá-las. Quem é consultado ensina verdadeiramente e este é Cristo, que habita, como foi dito, no homem interior (...) Quando, pois, se trata das coisas que percebemos pela mente, isto é, através do intelecto e da razão, estamos falando ainda em coisas que vemos como presentes na luz interior de verdade, pela qual é iluminado e frui o homem interior; mas também neste caso quem nos ouve conhece o que eu digo por sua própria contemplação e não através de minhas palavras, desde que ele também veja por si a mesma coisa com olhos interiores e simples".
O trecho acima de Santo Agostinho evidencia:
 	Sua concepção de interioridade que prenuncia o conceito de subjetividade do pensamento moderno.
8ª) Como alternativa à crítica platônica, Aristóteles propôs sua Metafísica como concepção do real, que explica a origem de todas as coisas, que parte da Substância Primeira (Ser Individual), composto por Matéria e Forma. Aristóteles afirmou que a Forma se constitui por elementos da alma, humana ou animal, que se diferenciam em suas combinações e classificou-as em três categorias.
A partir do exposto acima, associe os conceitos da primeira coluna às definições correspondentes na segunda coluna:
(1) Vegetativa
(2) Sensitiva
(3) Intelectiva
( 2 ) Com objetivo de buscar os prazeres e os sentidos internos.
( 3 ) Com objetivo de operar o pensamento, abstrações, juízo e raciocínio.
( 1 ) Com objetivo de nutrição, crescimento e reprodução.
	  
	2 - 3 - 1
9ª) O filósofo grego Aristóteles é considerado um dos mais fecundos pensadores de todos os tempos. Sobre a metafísica Aristotélica podemos afirmar que:
I. É a ciência que estuda o ser enquanto ser, ou os princípios e as causas do ser e de seus atributos essenciais.
II. Estrutura-se em torno de quatro questões gerais: potência e ato; matéria e forma; particular e universal; e movido e motor.
III. É uma metáfora da condição humana perante o mundo, no que diz respeito à importância do conhecimento filosófico e à educação como forma de superação da ignorância.
Assinale a alternativa correta:
  Apenas os enunciados I e II estão corretos

Outros materiais