Buscar

ListaArquiteturaeOrganizacaocomputadoresnov2013.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1ª geração: válvulas eletrônicas, 2ª geração: Transistores, 3ª Geração: Circuitos Integrados, 4ª geração: chips e 5ª geração: Máquina capaz superar pelo teste de Turing, desenvolvimento da IA.
 3- Registradores são elementos digitais com capacidade de armazenar dados que se situam no processador, e podem ser classificados como: registradores de controle, registradores de uso geral, registradores de uso específico etc.
4- ALU ou ULA (Unidade Lógica e Aritmética) tem por função efetuar operações aritméticas e lógicas, além da preparação de informações para desvios do programa. Assim, esta, contém circuitos que manipulam os dados.
5-A função da Unidade de Controle é gerenciar o fluxo interno de dados e o instante preciso em que ocorrem as transferências entre uma unidade e outra, fornecendo os sinais de controle necessários. Contem circuitos que coordenam as atividades da máquina. 6- Linguagem de máquina é uma linguagem numérica (binária) que representa a codificação do conjunto de instruções de um processador. É uma coleção de instruções (padrão bits), juntamente co o sistema de decodificação.
7-Instrução de Máquina são comandos que solicitamos e o cpu executa na linguagem de maquina.
8- Etapas para processamento o Contador recebe o endereço do primeiro comando e depois busca decodifica e executa depois atualiza pro novo endereço. 
- Busca: Trazer a instrução da memória na posição apontada pelo registrador PC (Program Counter) para uma área de armazenamento dentro da CPU, chamada registrador de instrução (IR). 
- Decodificação: Após ser trazida, a instrução precisa ser decodificada. Toda instrução tem uma área chama código de operação (opcode) que determina qual operação aquela instrução realiza; assim, quando os circuitos eletrônicos da CPU “descobrem” o que a instrução deve fazer, isto é chamado de decodificação. 
- Execução: Uma vez decodificada, a instrução será executada. Execução pode ser entendida como a aplicação da operação nos operadores. Após a instrução ser executada, o apontador de instruções (PC) é atualizado para o endereço de memória que contém a próxima instrução. 9- quase todos os computadores atuais ainda utilizam a arquitetura de von Neumann, os computadores possuem quatro sessões principais, a unidade lógica e aritmética, a unidade de controle, a memória e os dispositivos de entrada e saída. Essas partes são interconectadas por barramentos. O computador deve Armazenar as instruções na memória, bem como toda e qualquer informação necessária a execução da tarefa, e quando processar o programa, buscar as instruções diretamente na memória, ao invés de lerem um novo cartão perfurado a cada passo.
10- Barramentos são caminhos que permitem o transporte de dados entre os vários elementos da parte operacional, memória e sistema de entrada e saída. Um barramento é caracterizado pela sua largura em bits (ex: 8 bits, 16 bits, 32 bits, 64 bits). 
11- Podem ser classificados em três grupos funcionais: Linhas de dados, Linhas de endereço e de Linhas de controle.
12- os de transferências suportadas pela estrutura de interconexão são: Memória para o processador, Processador para a memória, E/S para o Processador, Processador para E/S, E/S para a memória e memória para E/S.
13- No Barramento de dados, O número de linhas é uma potência de 2: 8, 16, 32, 64 (largura de banda). Sua largura é determinante para o desempenho global do sistema. Se uma palavra possui 64 bits e o barramento 32 linhas, são necessários dois ciclos para realizar a transmissão.
14- as linha de endereço designam a fonte ou o destino dos dados transmitidos. Se o processador deseja ler uma palavra, ele envia o endereço dessa palavra, então a memória retorna a palavra com o endereço dela. A largura deste barramento define a capacidade de memória máxima possível do sistema. 
15- Linhas de controle são usadas para controlar o acesso e a utilização das linhas de dados e de endereço. São utilizadas tanto para transmitir comandos quanto para transmitir informações de temporização entre os módulos do sistema. Sinais de temporização indicam a validade das informações de dados e de endereço e sinais de comando especificam as operações a serem executadas 
16- As operações das Linhas de controle envolve: Escrita/Leitura na memória, Escrita/Leitura em porta de E/S, Confirmação de transferência, Requisição do barramento, Concessão do barramento, Requisito de interrupção, Confirmação de interrupção, Relógio (temporização) e Inicialização.
17-18 Quanto um módulo deseja enviar dados para outro, ele deve: 1- Obter o controle do barramento e 2-Transferir dados por meio do barramento. Quando um módulo deseja requisitar dados de outro então também deve então 3- aguardar que o outro módulo envie os dados requisitados além dos passos anteriores.
19- O desempenho do sistema pode ser prejudicado caso o número de dispositivos conectados a um barramento seja muito grande: quanto maior é o número de componentes, maior é o comprimento do barramento e maior é o tempo de propagação dos sinais assim o barramento pode se tornar um gargalo quando a demanda agregada por transferência de dados se aproxima da capacidade do barramento.
20- Barramento local pode conectar o processador à memória cache a algum dispostivo;
21- Controlador de memória cache pode se conectar ao barramento do sistema, pelo qual acessaria a memória e liberaria o processador para se comunicar diretamente com a memória cachê.
22- o barramento de expansão é usado para interligar os periféricos (dispositivos de E/S) que são de velocidade mais baixa.
23- O Barramento de Alta velocidade suporta a ligação a redes (LAN) de alta-velocidade, controladores de vídeo e gráficos de estações de trabalho, assim como, controladores de interface para barramentos locais de periféricos incluindo SCSI e P1394. Este último arranjo é um barramento de alta-velocidade especificamente projetado para suportar dispositivos de E/S de elevada capacidade. Dispositivos de baixa-velocidade são ainda suportados através de um barramento de expansão, com um interface para temporização do tráfego entre o barramento de expansão e o barramento de elevada-velocidade.
25 ISA (Industry Standard Architecture) Estabelecido em 1981; 8 bits e 16 bits; Velocidade Real: 2,5 Mbit/seg; Freqüência: 8 MHz (a mesma dos processadores à época); Com o aumento do clock dos processadores potencializou a criação de novos barramentos; Problemas com HD e Placas de Vídeo.
26-EISA (Extended Industry Standard Architecture) Estabelecido em 1988; 8 bits, 16 bits e 32 bits; Freqüência: Mantida em 8 MHz, por compatibilidade.
27-VLB (VESA Local Bus) Estabelecido em 1992; Criado como uma extensão aos slots ISA, voltado para Vídeo e Armazenamento; 8 bits, 16 bits e 32 bits; Freqüência: Acompanhava os processadores da época (Intel 80486); Não suportava PnP.
28-PCI PCI (Peripheral Component Interconnect) Estabelecido em 1993 pela Intel; Chipset próprio, trazendo independência do Processador; 32 bits; Freqüência: 33 MHz; Suporta nativamente PnP.
29-AGP AGP (Accelerated Graphics Port) Estabelecido em 1997 pela Intel; Não é exatamente um barramento e sim uma porta pois interliga apenas o Chipset de Video e o Processador; 32 bits; Freqüência: 66 MHz; Como é baseado no padrão PCI 2.1 (nunca implantado completamente), suporta nativamente PnP.
30-através de um plug na placa-mãe, todos os periféricos externos podem ser encaixados, e acabou c/ inúmeros problemas na falta de padronização. Em um único slot USB, podem ser conectados até 127 dispositivos diferentes. o USB é o primeiro barramento para micros PC realmente Plug-and-Play.
31-: Firewire é um barramento de grande desempenho, superior ao USB
32-Basicamente são dois tipos de memórias que existem: Internas dentro do processador, são memórias voláteis, isto é, perdem seus dados com ausência de energia, como a memória Cache, registradora. As memórias externas são memorias não volateis, servem para guardar dados enquanto o computador esta em uso. Mas é um é um termo genérico para designarcomponentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas. 
33-As Principais características das memórias são Localização; Capacidade; Unidade de transferência; Método de acesso; Desempenho; Tecnologia; Características físicas e Organização .
34-Memória interna compreende dispositivos de armazenamento utilizados diretamente pelo processador: registradores, memória cache e memória principal;
35-Memória externa compreende dispositivos periféricos de armazenamento: discos, fitas, pen-drive, discos externos, etc;
36-Na memória interna, a capacidade é expressa em função de bytes ou palavras (8, 16, 32 ou 64 bits)e na memória externa, a capacidade é expressa em função de Bytes (KB, MB, GB, etc); 
37- Unidade de tranferência é tipicamente o número de linhas do módulo de memória, frequentemente igual ao tamanho da palavra; Palavra: o tamanho da palavra é igual ao número de bits utilizado para representar um número inteiro e ao tamanho de uma instrução; Unidade endereçável: tipicamente é a palavra, embora alguns sistemas permitem o endereçamento de bytes; Unidade de tranferência: número de bits que pode ser lido ou escrito de cada vez.
38-Os métodos de acesso da memória são: seqüencial, direto, aleatório, associativo.
39-Acesso seqüencial:dados são organizados em unidades chamadas registros; a cada operação o mecanismo compartilhado de leitura/escrita deve ser movido da sua posição atual para a desejada;
40: Acesso direto: cada bloco individual ou registro possui endereço único; acesso é feito pelo movimento do mecanismo compartilhado de leitura/escrita até a vizinhança do endereço desejado e depois até o endereço por meio de pesquisa sequencial; 
41-Acesso aleatório: cada posição de memória possui um mecanismo de endereçamento único e e fisicamente conectado a ela; tempo de acesso é constante; Ex: memória principal e memória cache;
42- Acesso associativo: tipo de acesso aleatório que permite comparar simultaneamente certo número de bits de uma palavra com todas as palavras da memória, determinando quais dessas palavras contém o mesmo padrão; acesso depende do conteúdo e não do endereço. Ex memória cache; 
43- As características que devem ser levadas em conta na medida de desempenho da memória são: tempo de acesso, tempo de ciclo de memória e taxa de transferência.
44-Tempo de acesso: tempo gasto para efetuar uma operação de leitura/escrita; tempo entre o instante de apresentação de um endereço, até o momento em que os dados são lidos/armazenados;
45-Tempo de ciclo de memória: compreende o tempo de acesso e o tempo adicional requerido antes que um segundo acesso possa ser iniciado;
46-Taxa de transferência: taxa na qual os dados são transferidos 
47- Tecnologias de fabricação memória: Memórias de semicondutor; Memórias de superfície magnética usadas para disco e fita, óptica e magnética-optica.
48- caracterísicas físicas diz se são volátil/não volátil ou apagável/apagávelMemória volátil: dados são perdidos quando a energia elétrica é desligada; Ex: memória principal, memória cache, etc; Memória não-volátil: dados, uma vez gravados, permanecem armazenados, sem alteração, até que haja uma alteração explícita; ex: HD, pen-drive, etc;
49- Capacidade de memória é uma questão indefinida. À medida que a utilização do sistema se dá e surgem novas aplicações, a demanda por capacidade aumenta. Velocidade deve ser compatível com o desempenho do processador. Processador não deveria ficar ocioso esperando que instruções ou dados sejam buscados na memória durante a execução de programas. Custo da memória deve ser compatível com o custo dos demais componentes e deve ser colocado contra os benefícios obtidos nos quesitos Capacidade e Velocidade 
50- Dilema do Projetista de sistema computacional: Fornecer grande capacidade de armazenamento; Baixo custo por Byte e Ótimo desempenho.
A chave para o sucesso do projeto de sistema computacional passa pela combinação de memórias menores, mais caras e mais rápidas com memórias maiores, mais baratas e mais lentas. Assim Memórias menores, mais rápidas e mais caras devem possibilitar acesso direto pelo processador e AS Memórias maiores, mais lentas e mais baratas podem ficar “mais distantes” do processador.
51-
52-Memória de Acesso Aleatório (Random Access Memory) São memórias voláteis e requerem um fornecimento constante de energia e Podem ser estáticas ou dinâmicas;
53- Memória RAM Dinâmica são feitas de células que armazenam dados com a carga de capacitores, Presença ou ausência de carga é interpretada como 0 ou 1 e Como os capacitores perdem carga, necessitam de regeneração (refresh) periódicamente para manter os dados;
54- Memória RAM Estática os valores binários são armazenados usando configurações tradicionais de circuitos flip-flop e Mantém seus dados enquanto houver fornecimento de energia; 
A posição de uma memória dinâmica é mais símples e menor que uma memória estática. RAM dinâmica é mais densa e mais barata que RAM estática e a RAM estática são mais rápidas que as dinâmicas. 
55-Memórias somente para leitura (Read only memory); Contém padrão permanente de dados que não pode ser alterado;
56- a PROM (programmable ROM) os Dados podem ser gravados somente uma vez a partir de um dispositivo especial 
57- EPROM é uma memória ROM que pode ser apagada por processo ótico e regravada novamente, como a PROM;
58-EEPROM semelhante à EPROM, permite que um dado seja gravado sem a necessidade de apagar totalmente a memória;
59-Utiliza tecnologia de apagamento elétrico de dados; Permite apagar parte da memória. 
60-Memória CACHE – é construída com quantidade bem maior de transistores, em comparação com DRAM, ela é uma quantidade pequena de memória rápida: Se posiciona entre o processador e a memória principal e Pode estar encapsulado no processador ou disponibilizado no sistema. Memórias CACHE são utilizadas para obter uma velocidade de acesso mais rápido a dados e instruções e mantém uma cópia de parte da memória principal. 
61-parâmetros devem ser levados em conta no projeto das memória são: Tamanho do CACHE; Tamanho dos Blocos no CACHE; Mapeamento entre o CACHE e a memória principal e Política de escrita – atualização de dados quando necessário.
63- INTEL 8086: Processador de 16-bit com Limitado a 1MB de espaço de endereçamento. 
64- INTEL 80286: Modo de endereçamento mais complexo, mas não muito útil. 16 bits, 24 bits de endereçamento com 16Mb memória.
65- INTEL 80386: 16 (SX) ou 32 bits (DX) com Capacidade máxima de memória de 4 GByte.
66- INTEL 80486: 32 bits, Com cache de 8 KByte .
67- INTEL PENTIUM: 64 bit, FPU: coprocessador aritmético integrado e Cache de 16 KByte (2 x 8 KByte)
68-Intel Pentium Pro (P6): possui Execução fora de sequência e Execução especulativa.
69-Intel Pentium MMX: 8 novos registradores lógicos (MMX0 a MMX7) e Com cache de 32 KByte (2 x 16 KByte)
70- Intel Pentium II (P6): Instruções MMX, Cinco unidades internas, Execução fora de sequência e Execução especulativa.
71- Intel Pentium III: Instruções para processamento de vetores inteiros (MMX) ou de ponto flutuante (SSE) e No de série do processador (Inst. CPUID)
72- Intel Pentium 4: Instruções SSE2 (Streaming SIMD Extensions 2) e Barramento do sistema “Net Burst” de 400 MHz .
73- Processadores Celeron: Os processadores Celeron diferenciam-se dos processadores Pentium II, III e IV pela limitação de:Tamanho da Cache L2, Clock interno e Clock do barramento externo
74- Intel Extreme Edition: Hyper-Threading (HT) : 2 processadores (lógico + Físico) Processador dual-core com 4 processadores (2 lógicos + 2 Físicos)
75-AMD64 : Processamento nativo em 32 e 64 bitse Controlador de memória DDR integrado ao processador, Tecnologia Hyper Transport, Proteção anti-vírus por hardware 
76- AMD Sempron: Processamento nativo em 32 e 64 bits, Controlador de memória DDR integrado ao processador , Barramento de sistema Hyper Transport, Proteção anti-vírus por hardware, Acesso à memória em 64 bits
77- AMD Athlon 64 X2: Dois núcleos AMD64 (Dual Core), Acesso à memóriaem 128 bits e Alto desempenho multi-tarefa.
78- AMD Opteron: Para servidores com 1, 2, 4 ou 8 processadores Inclui modelos Dual Core e Excelente consumo de energia 
79- AMD x INTEL: Processadores AMD seriam mais indicados para aplicativos (Business), Jogos, Aplicativos 2D com melhor taxa de preço já Processadores Intel estão mais indicados para aplicativos 3D e Multitasking..
Imagens Questão 2, 24 e 62:

Outros materiais