Buscar

Neoplasia Maligna 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Neoplasias Malignas
Melanomas são neoplasias malignas originarias dos melanócitos. Neoplasia benigna originaria dos melanócitos é o nevomelanocítico (pinta). 
1- Lipossarcoma
PPB: Neoplasia maligna
Geralmente grande (volumoso), macio, brilhante e amarelado. Não encapsulado. Cresce muito rápido. Pontos pretos são de hemorragia; Na neoplasia maligna tem focos hemorrágicos porque tem o processo de angiogenese. Quando o tumor cresce muito rapido é mais rapido que a angiogenese, pode ter focos de necroses isquemicas. É comum ver nas neoplasias malignas áreas de necrose e hemorragia. Na peça só da ver hemorragia, mas provavelmente na microscopia dá pra ver áreas de necrose. Lipossarcoma é de origem mesenquimal (SARCOMA) e metastatiza prioritariamente pela via hematogênica, já os CARCINOMAS é prioritariamente pela via linfática (linfonodos mais próximos do tumor).
2- Fibrosarcoma do dedo:
PPB: Neoplasia maligna
Fibrossarcoma acomete mais extremidades. É maligno se origina dos fibroblastos, tem auto poder de infiltração local, o que significa que tudo na falange está acometido. Por isso não pode dissecar a lesão sem ter lesão no dedo, pq o musculo osso, ta tudo afetado. Entao o tratamento é dissecção da área afetada com margem de segurança. Neoplasia não encapsulada, carnosa (caracteristica do fibrosarcoma), rosada ou pardacenta, altamente infiltrativa, firme elástica e arredondada. Sarcoma via metastica preferencial hematogenica. Sarcomas gostam de ir para o pulmão.
Prioritariamente, quer dizer mais precoce, pode acontecer tardiamente pelas duas.
3- Adenocarcinoma de cólon
PPB: Neoplasia maligna
Intestino grosso. Vem as alças normais e uma dilataçao, o que significa que tem uma luz obstruída e o que está obstruindo é um tumor. Este tumor não é grande em extensão mas é estenosante, ou seja ele pega todo o diametro circunferencial do colon e leva estenose o que leva a uma dilatação. Esse tumor se origina da mucosa glandular do colon entao ele é um adenocarcinoma de colon. Descrição: macroscopicamente os adenocarcinomas do colon podem ser assim: estenosantes ou circinferencias (os que mais causam obstruçao, podem ser ulcerados (forma depressão) ou podem ser uma massa polipóide (pendulo). Este é uma estenosente/circunferencial, elevado, firme elástica e esbranquiçado/pardo. Esta lesão vai crescer em direçao a profundida, ultrapassando a muscular da mucosa, submucosa, muscular própria e serosa a tendencia é ir infiltrando e ganhar todas as camadas e quando vai se infiltrando a tendencia é fazer metástase (neste caso para os linfonodos pericolonicos que sao os linfonodos ao redor do colo) mais tardiamente pode se disseminar pela via hematogenica pela veia mesenterica, chega à veia porta e gerar metastase hepatica (principal metastase do colon). Tratamento – retira tudo com margem de segurança. 
4. Dois diagnósticos: Linfoma ou Metástases 
PPB: Neoplasia maligna.
No meio do tecido adiposo tem uma bolota que é um linfonodo aumentado que é uma linfonodomegalia. Linfonodo aumentado de tamanho, pardacento, superficie irregular, nodular firme elastico e ainda tem área de hemorragias. Ou isso é primairio do linfonodo que seria um linfoma (tem origem no tecido linfóide), ou uma metástase por via linfática que chega no linfonodo. Macroscopicamente não da para diferenciar. Tem que ver a historia do paciente e histopatológico. Diagnóstico tem duas possibilidades – se for pensar em metastase pensa em carcinoma que é maior probabilidade. PPB – neoplasia maligna. Diagnóstico diferencial se o principal for metastase o diagnóstico preferencial é linfoma. Se o diagnóstico for linfoma o diferencial é metastase. Sempre pensar nas duas possibilidades porque macroscopicamente não da pra saber.

Outros materiais