Buscar

Comportamento do Consumidor

Prévia do material em texto

Comportamento do Consumidor
Composto Mercadológico
	Data de início:
	21/08/2016 19:21
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	30/08/2016 04:00
Questão 1/5
Leia o texto a seguir e assinale a alternativa correta sobre o comportamento do consumidor organizacional:
Ronaldo abriu o seu e-mail assim que chegou ao escritório. Viu que havia três mensagens de fornecedores a respeito da peça que precisava ser substituída em um dos caminhões de entregas que havia quebrado. Ronaldo estudou as propostas e percebeu que todas eram plausíveis de serem aceitas, então levou ao seu chefe para que ele resolvesse qual seria o fornecedor contratado.
	
	A
	O texto detalha um processo de recompra direta, afinal quem fez o levantamento das propostas foi um funcionário que não tem poder de decisão.
	
	B
	O texto demonstra um processo de recompra modificada, descreve a fase de busca de fornecedores do processo de compra.
	
	C
	O texto detalha as fases de solicitação de propostas e seleção de fornecedores, de um processo de recompra direta.
	
	D
	O texto demonstra um processo de recompra modificada, e as fases do processo de compra descritas são: solicitação de propostas e seleção de fornecedores.
A substituição de uma peça poderia ser considerada uma recompra direta, já que os caminhões da empresa podem quebrar com certa frequência, mas como existe o estudo de propostas de diversos fornecedores, considera-se que o processo apresentado é uma recompra modificada. Em relação às fases do processo de compra, o texto começa com o recebimento das propostas seguido da escolha de fornecedores, que começou com Ronaldo e que terminará com seu chefe, logo, as etapas presentes no texto são: solicitação de propostas e seleção de fornecedores.
	
	E
	O texto detalha um processo de compra nova, na fase de busca de fornecedores.
Questão 2/5
A empresa Alfa é uma das concessionárias de automóveis mais atuantes da sua região e se destaca por seu pós-venda.
Segundo o gerente da empresa, hoje, a concessionária detém 12% do mercado de carros novos da região, contra 4% da marca em nível nacional. “Não perdemos negócios. Sempre procuramos valorizar ao máximo o veículo do cliente na troca e nosso pós-venda tem sido apontado como um dos melhores do mercado. Estamos sempre inovando para bem atender nossos clientes. Investimos muito na reforma da loja, procurando oferecer mais conforto e praticidade em serviços de qualidade prestados aos clientes”.
Manter um bom cliente hoje exige muito das empresas. A qualidade, o bom atendimento e o cumprimento de prazos deixaram de ser os diferenciais de concorrência. A redução da diferenciação entre os produtos fez com que, hoje, as empresas procurassem uma nova forma de comunicar sua marca e seu produto. Uma das estratégias de diferenciação mais fortes no mercado é o pós-venda, que deve ser encarado com seriedade porque, cada vez mais, o serviço é um elemento de fidelização dos clientes.
Considerando a situação acima descrita, avalie as afirmações seguintes.
I. Os clientes esperam que o serviço pós-venda seja um atributo do produto tanto quanto a qualidade, o design e o preço.
II. A satisfação que um produto proporciona é relacionada ao produto em si, somada ao pacote de serviços que o acompanha.
III. A função da pré-venda é garantir a satisfação, ajudando a fidelizar o cliente e divulgar a boa reputação da empresa também para outros possíveis compradores.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	III, apenas.
	
	C
	I e II, apenas.
Você acertou!
Serviço é o conjunto de atividades realizadas por uma empresa para responder às expectativas e necessidades do cliente.” Uma vez alinhado o entendimento conceitual sobre serviço, podemos definir a Qualidade em Serviços como o grau em que as expectativas dos clientes são atendidas, por meio de mecanismos que favoreçam a identificação de suas necessidades e possibilitem a percepção sobre o serviço prestado.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.
Questão 3/5
“Mais uma vez fui mal atendida no Stop Norte*. Demoraram para entregar o cardápio. Trouxeram os pedidos separados, o que eu considerei inadequado, porque minha comida ficou na mesa por uns 10 minutos enquanto esperava o restante chegar. Eu pedi uma água com gás, que não veio. Pedi novamente para uma das atendentes, e ainda assim não chegou. Tive que levar a água para casa para a conta não sair mais cara, já que a bebida fazia parte do “combo”. Outra coisa que é sempre uma dificuldade: pagar a conta. Sempre demora e ela nunca vem organizada na forma de combos como está disposta no cardápio, o que leva a uma confusão na hora de dividir.”
*O testemunho acima foi retirado do site Reclame Aqui. O nome do restaurante foi modificado para manter a privacidade do mesmo e da cliente.
A partir do testemunho sobre o atendimento em um restaurante, julgue as afirmações a seguir
I - O testemunho da cliente retrata um caso de falha da empresa na “hora da verdade”,
Logo,
II -O restaurante deveria tirar a opção de combo do cardápio, afinal é isso que está causando a insatisfação dos clientes.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Somente a afirmação I está correta.
Você acertou!
A questão faz com que o estudante se depare com uma situação real em que a empresa falha na “hora da verdade”, momento mais importante do processo de compra de serviços, no qual o cliente realmente consome o que pagou ou vai pagar (afirmação I está correta). Assim, não foi somente o problema do combo (que realmente precisa ser repensado) que fez com que a cliente saísse insatisfeita. Diversos problemas no atendimento acabaram estragando a experiência de consumo, e como pode ser visto no relato, não é a primeira vez que isso acontece no restaurante (afirmação II está incorreta).
	
	B
	Somente a afirmação II está correta.
	
	C
	As afirmações I e II estão corretas
	
	D
	As afirmações I e II estão incorretas
	
	E
	A afirmação I só pode ser considerada correta se a afirmação II for correta.
Questão 4/5
A definição de marketing prevalece tanto para a empresa que atua somente em seu mercado doméstico quanto para aquela que atua também nos mercados internacionais. No entanto, o contexto de marketing é ampliado quando a empresa passa a vender além dos limites de seu país, principalmente em razão dos fatores adicionais – ou diferenças ambientais – a serem considerados, que dizem respeito, principalmente, às leis e aos regulamentos, às culturas e às situações econômicas desses novos mercados em que a empresa está se inserindo. De acordo com os conceitos sobre o Marketing Internacional marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) e em seguida escolha a sequência correta:         
(  ) O marketing internacional difere do marketing básico exatamente porque os bens e os serviços são comercializados com clientes que estão no exterior.  
(  ) A gestão de marketing internacional precisa dar conta de ações que envolvem planejamento, coordenação, implantação e controle das atividades e das operações domésticas em mercados internacionais. 
(  ) O marketing de exportação enquadra-se no marketing internacional como uma de suas dimensões mais importantes.
(  ) A exportação é o modo de entrada em mercados externos mais utilizado pelas empresas, exceto pelas pequenas e médias. 
(  ) A importação é o modo de entrada em mercados externos mais utilizado pelas empresas, exceto pelas pequenas e médias.
	
	A
	V – F – V – V – V
	
	B
	V – V – V – F - F
Você acertou!
O marketing de exportação enquadra-se no marketing internacional como uma de suas dimensões mais importantes. A exportação é o modo de entrada em mercados externos mais utilizado pelas empresas, em especial pelas pequenas e médias. Livro de Referência: Marketing Internacional / Autor: Ana Flávia Pigozzo – Editora Intersaberes
	
	C
	F – V – V – V – V
	
	D
	F – F – V – V – V
	
	E
	F – F – F - F– V
Questão 5/5
Leia a reportagem a seguir sobre a volta de uma empresaamericana 10 anos após deixar o Brasil.
Dez anos após sair do Brasil, a rede americana Dunkin' Donuts volta a operar no pais com um cardápio ampliado e mais adaptado ao gosto local. O cardápio limitado com um produto que não fazia parte dos hábitos de consumo dos brasileiros é apontado como um dos principais erros feitos no passado.
A marca chega agora com o conceito de cafeteria. Ou seja, além das tradicionais rosquinhas, o cardápio incluirá opções de café quente e gelado, lattes, cappuccinos, sanduíches, croissants e bagels. De olho na concorrência, a rede também decidiu incorporar o misto quente, pão de queijo e acesso gratuito à rede WIFI.
“Será uma cafeteria completa, com um mix de produtos muito forte. Até o final de 2016 vamos estar com 10 lojas abertas", afirma Leonardo Oliva, um dos sócios do Grupo OLH, franqueado master da marca e responsável pelo retorno da rede ao país.
A meta do grupo é abrir 65 lojas da Dunkin' Donuts no Brasil até 2019. A primeira loja desta nova tentativa da marca de se firmar no país será aberta em Brasília, e neste primeiro momento, a operação ficará restrita à região Centro-Oeste, no Distrito Federal e em Goiás.
Os tradicionais donuts vão custar entre R$ 5 e R$ 7 cada. As rosquinhas serão importadas até que sejam encontrados fornecedores locais que possam garantir a mesma qualidade e padrão da que é oferecida no exterior.
“Após 1 ano, a gente já deve ter condições para começar a produzir por aqui”, explica o franqueado. "Eles virão da Europa congelados e aqui será feito um procedimento para voltar a temperatura normal e a finalização. Estamos nacionalizando quase todos os recheios”, acrescenta.
(Fonte: Adaptado de g1.globo.com (08/05/2015) http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2015/05/apos-10-anos-dunkin-donuts-volta-ao-brasil-como-rede-de-cafeterias.html)
Julgue as afirmações a seguir sobre o texto da Dunkin’Donuts tendo como base seu conhecimento sobre os cenários do consumidor global e do consumidor brasileiro.
I - Pode-se afirmar que na primeira operação no Brasil, a Dunkin’Donuts apostou em uma estratégia de marketing padronizado.
II - Pode-se afirmar que a empresa fracassou na primeira operação no Brasil pois os consumidores não estavam acostumados com a cultura americana, sendo assim, a empresa deveria ter investido mais no ambiente de loja, explicando aos clientes como os americanos consomem esse tipo de rosquinhas.
III - Na nova tentativa no Brasil, a Dunkin’Donuts está buscando se adaptar aos costumes do país, por isso iniciará sua operação pela capital federal, assim, se os clientes gostarem do novo cardápio, a empresa pode replicar a fórmula para outras regiões do Brasil sem necessidade de maiores pesquisas.
IV - A nacionalização de quase todos os tipos de recheio é um sinal de que a empresa abandonou a estratégia de marketing padronizado e está tentando se adaptar aos elementos culturais do Brasil.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Todas as afirmações são verdadeiras
	
	B
	Somente a afirmação I é verdadeira
	
	C
	Somente a afirmação III é verdadeira
	
	D
	As afirmações I e IV são verdadeiras
A empresa fracassou na primeira vez que operou no país pois provavelmente tentou replicar aqui uma estratégia que havia dados certo em outras localidades, outros países que têm características mais parecidas com os Estados Unidos. Reconhecendo o fracasso da estratégia padronizada, a empresa volta buscando conquistar o mercado brasileiro, oferecendo produtos mais adequados à nossa realidade. É provável que devido às diferenças entre as regiões brasileiras, a empresa comece a abrir lojas aos poucos, buscando estudar cuidadosamente os hábitos de consumo de cada região para melhor adaptar seus cardápios. A questão faz o estudante se lembrar das discussões sobre as características dos consumidores globais e dos consumidores brasileiros, além de ver na prática, um exemplo de decisão muito comum em empresas multinacionais: se adaptar à cultura local ou manter os padrões seguidos em diversos países. 
	
	E
	As afirmações II e III são verdadeiras
Conheça o novo AVA
 
Comportamento do Consumidor
Composto Mercadológico
	Data de início:
	07/08/2016 19:02
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	07/08/2016 19:35
Questão 1/5
Sendo o estabelecimento de preço, uma das operações mais importante das empresas, ela deve estar ciente das formas possíveis de se estabelecer o preço e aplicar a fórmula condizente a ela.
Analise esses elementos a seguir, e enumere na ordem sequencial:
I. Baseada em valor.
II. Baseada em custos.
III. Baseada em Markup.
IV. Baseada na concorrência.
 
(  ) Esta estratégia de precificação é a mais simples, pois não considera as variáveis de um mercado altamente dinâmico.
(  ) A determinação de preço de valor postula que o preço deve representar uma oferta de alto valor para os consumidores.
(  ) Consiste em acrescentar uma margem padrão ao custo do produto a fim de chegar a um preço de venda.
(  ) Consiste em estabelecer o preço do produto alinhado ao preço dos outros fornecedores do mesmo produto.
 Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	I, III, II, IV.
	
	B
	III, II, I, IV.
	
	C
	II, I, III, IV.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (c), pois ela apresenta a sequência correta. II – Baseada em custos: Esta estratégia de precificação é a mais simples, pois não considera as variáveis de um mercado altamente dinâmico. / I - Baseada em valor:  A determinação de preço de valor postula que o preço deve representar uma oferta de alto valor para os consumidores. / III - Baseada em Markup: Consiste em acrescentar uma margem padrão ao custo do produto a fim de chegar a um preço de venda. / IV – Baseada na concorrência: Consiste em estabelecer o preço do produto alinhado ao preço dos outros fornecedores do mesmo produto.
	
	D
	I, IV, II, III.
	
	E
	I, II, III, IV.
Questão 2/5
Vamos analisar a seguinte situação problema:
O composto preço, integrante do marketing mix, tem como característica a sua natureza variável e uma relação direta em face do nível de vendas na margem de contribuição propiciada pelo produto e, principalmente, na posição estratégica que ocupa no mercado.
Com base nessas caraterísticas, as empresas apresentam e buscam atender objetivos quanto à formulação e fixação do preço, que são:
	
	A
	Lucratividade, volume de vendas, concorrência, prestígio ou posicionamento.
	
	B
	Custeio direto, custeio por absorção, custo-padrão, custo-meta e curva ABC.
	
	C
	Custos diretos, custos indiretos, receita operacional bruta e margem de lucro.
Você acertou!
Resposta correta: letra “C”. Conforme você estudou durante essa Rota, os objetivos das empresas quanto à formulação e fixação do preço buscam atender objetivos com relação à margem de contribuição propiciada pelo produto e, principalmente, na posição estratégica que ocupa no mercado, portanto, as empresas buscam atender objetivos que estão relacionados a:
Custos diretos, custos indiretos, receita operacional bruta e margem de lucro
	
	D
	premium price, penetração de mercado, desnatação de mercado e skimming
	
	E
	Custos operacionais, custos de produção, custos de manutenção e custos de estocagem.
Questão 3/5
Segundo pesquisa apresentada pela Deloitte, nos últimos 12 meses a internet teve o percentual mais alto de aprovação, de 69%, entre os meios de comunicação em sua eficiência na promoção de vendas. Na outra ponta, no entanto, o comércio eletrônico representa ainda apenas 6% do faturamento das 109 empresas entrevistadas, frente a 50% das vendas realizadas nas lojas físicas. O uso da web pelo consumidor ainda está concentrado na busca de promoções ou dos melhores preços. De acordo com os dados da Deloitte, 48% usam a rede com essa finalidade. As empresas, de seu lado, concentram suas ações em atividades para aumentar e melhorar o relacionamento, uma das prioridades para 53%.
De acordo com alguns executivos, a webrepresenta alguns perigos claros. O maior deles: a internet potencializa a quantidade de informação disponível para os clientes. Resultado: tende a diminuir as margens das empresas. Mecanismos de comparação de preço ajudam os clientes a economizar dinheiro, o que aumenta a concorrência. Fóruns na internet também podem prejudicar a imagem das empresas. “Quando colocamos no Google uma pergunta simples como ‘compro uma filmadora DVD ou uma Mini DV’, os primeiros resultados que aparecerem são fóruns”, afirma Carlos Wener, diretor da Samsung. “Nós não temos mais uma ‘voz única’. Temos que educar os internautas. É muito difícil”.
Um pecado capital cometido por algumas empresas é tentar enganar o consumidor, “levantando elogios” na internet. A tática é a seguinte: equipes da própria empresa entram na rede e se fazem passar por clientes, falando bem dos produtos. Segundo a experiência já acumulada, isso não funciona. “É preciso ser honesto e se identificar, senão você será descoberto e aí será ainda pior”, acredita Wener. Complexo, não? Mas a solução não parece vir de outro planeta. “O consumidor de hoje é o consumidor de ontem, o que muda são as ferramentas de marketing e propaganda a serem utilizadas. Não é o neoconsumidor. É o neomarketing”, afirma Sérgio Valente, presidente da agência de publicidade DM9DDB.
(Adaptado de: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,ERT94560-16373,00.html)
A partir do texto acima e tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina,  analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta.
 
I - No processo de decisão de compra, a internet afetou a fase de busca de informação que pode ser intensificada pelo consumidor pela abundância de informações disponíveis na web.
II - Diversas ferramentas e informações disponíveis na internet influenciam a fase de avaliação de alternativas no processo de avaliação de alternativas.
III - O uso da web pelo consumidor não afeta a etapa de decisão de compra, pois o cliente nesse meio ainda está concentrado na busca de promoções ou dos melhores preços.
IV - Atualmente a fase de avaliação de compra agora pode ser compartilhada pelo consumidor por relatos referentes a satisfação ou não decorrente do uso de um produto.
 
	
	A
	São corretas apenas as afirmativas I, II.
	
	B
	São corretas apenas as afirmativas II, III.
	
	C
	São corretas apenas as afirmativas III, IV.
	
	D
	São corretas apenas as afirmativas I, III, IV.
A alternativa I está correta pois a internet potencializa a quantidade de informação disponível para os clientes, através do uso de mecanismos de comparação de preço e fóruns na internet, por exemplo.
A alternativa II está correta pois na internet há diversas ferramentas que possibilitam comparar produtos, buscar promoções e os melhores preços, influenciando no processo de decisão de compra.
A alternativa III está incorreta pois a internet impactou todas as fases do processo de decisão de compra, inclusiva a da tomada de decisão propriamente dita que é influenciada por informações e ferramentas que os consumidores não tinham acesso antes da internet.
A alternativa IV está correta pois os fóruns na internet também podem prejudicar a imagem das empresas, pois perguntas simples relacionadas a um produto ou marca no Google, tem como os primeiros resultados que aparecerem fóruns de discussão de usuários compartilhando a sua avaliação de compra.
	
	E
	São corretas apenas as afirmativas I II, IV.
Questão 4/5
Imagine cruzar a cidade em carros do filme “Mad Max”? O serviço alternativo de transporte Uber permite que seus clientes possam chamar corridas que serão feitas nos veículos turbinados do mundo pós-apocalíptico do filme na cidade de Seattle, nos Estados Unidos. A brincadeira parte de uma parceria com a Warner Bros. para promover o game “Mad Max”, que será lançado nesta terça-feira, 1º, as corridas são gratuitas. “Seus dólares não valem nada em Wasteland. Pagamentos não serão requeridos”, afirma o Uber, em referência à terra aonde se passa a história do filme e do game. Para chamar uma das máquinas criadas para sobreviver ao mundo de Wasteland, os usuários do Uber têm de abrir o app em selecionar a opção Mad Max. Os carros especiais podem circular apenas no centro de Seattle.
Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/08/uber-faz-corridas-com-carros-do-filme-mad-max-nos-eua.html
A partir na notícia acima e tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, qual das alternativas apresenta considerações pertinentes a experiência de consumo?
	
	A
	A parceria entre a Uber e a Warner Bros. nessa ação proporcionou aos clientes uma experiência de consumo que fortalece as duas marcas.
Você acertou!
A alternativa A está correta pois a experiência de consumo resultante da parceria entre as duas empresas citadas proporcionaram uma experiência imersiva no uso de serviço de transporte Uber associado ao produto da Warner Bros.
	
	B
	A ação citada na reportagem favoreceu somente a Uber pois a associação à experiência de consumo foi feita apenas ao serviço de transporte.
	
	C
	A ação citada na reportagem favoreceu somente a Warner Bros. pois a associação à experiência de consumo foi feita apenas aos elementos de entretenimento do filme.
	
	D
	Do ponto de vista da experiência de consumo, a ação realizada não favoreceu nenhum das duas empresas.
	
	E
	Não se pode considerar que houve uma preocupação com a experiência de consumo na ação de marketing citada na reportagem.
Questão 5/5
Segundo Kolter e Keller (2006, p. 428), “o preço é o elemento do mix de marketing que produz receita; os demais produzem custos”. Dessa forma deve estar claro os objetivos da precificação.
Considerando os objetivos da precificação, avalie as afirmações seguintes.
I - Geração de caixa.
II - Criação de valor para o acionista.
III - Ajustar a oferta à realidade de mercado.
IV - Sustentar a estratégia de Posicionamento.
É correto o que se afirma em
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	II, III e IV, apenas.
	
	E
	I, II, III e IV.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (e), pois todas as informativas estão corretas, apresentando os objetivos de precificação.
Conheça o novo AVA

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes