Buscar

aula 14 - civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aula 14 – Direito das Sucessões - Sucessão: aspectos gerais da sucessão testamentária.
Caso Concreto
(DP-AM adapta) Cíntia foi nomeada, por testamento público, herdeira de Clóvis. Como ela faleceu antes do testador, Clóvis revogou parcialmente o testamento, por instrumento particular, nomeando as filhas de Cíntia suas herdeiras necessárias. Pergunta-se: a. A revogação parcial feita por instrumento particular é válida? Justifique sua resposta. b. A morte do herdeiro testamentário determina a perda de validade da cédula testamentária? Explique sua resposta.
Gabarito: a. A revogação parcial feita por instrumento particular é válida? Justifique sua resposta. Embora a revogação do testamento possa ser parcial, precisa ser realizada pelo mesmo modo e forma como pode ser feito. Portanto, feito testamento público, não se pode revogá-lo por instrumento particular (art. 1969, CC).
b. A morte do herdeiro testamentário determina a perda de validade da cédula testamentária? Explique sua resposta. Na sucessão testamentária é necessário que o herdeiro ou legatário esteja vivo quando da abertura da sucessão. Então, a morte de Cíntia determina a caducidade da disposição testamentária e os bens constantes na deixa passarão aos herdeiros legítimos do "de cujus" (art. 1788, CC).
Questão Objetiva 1
(TJPA 2005) Analise as proposições a seguir com base no Código Civil:
I. O direito de provar a causa da deserdação extingue-se no prazo de três anos a contar da data da abertura do testamento.
II. No legado alternativo, se o herdeiro ou legatário a quem couber a opção falecer antes de exercê-la, passará esse poder aos seus herdeiros.
III. A cláusula de inalienabilidade, imposta aos bens por ato de liberalidade, implica, apenas, a impenhorabilidade, permitindo, no entanto, a comunicabilidade.
Assinale:
a. Se apenas a proposição I estiver correta.
b. Se apenas a proposição II estiver correta.
c. Se apenas as proposições I e II estiverem corretas.
d. Se todas as proposições estiverem corretas.
e. Se nenhuma proposição estiver correta.
Gabarito: Letra "B" (arts. 1965; 1933 e 1911, CC.)
Questão Objetiva 2
(MP-DF 2009) Em relação ao direito das sucessões, assinale a alternativa correta:
a. Considere que uma pessoa casada, sem filhos, com pais vivos, foi declarada ausente. Durante a posse provisória dos bens, morreu o cônjuge do ausente e se comprovou que a morte deste ocorreu antes do falecimento do seu cônjuge. Nessa hipótese, receberão a herança somente os pais do ausente, ainda que o cônjuge deste tenha deixado herdeiros legítimos ou necessários.
b. Se uma pessoa solteira, sem descendentes e ascendentes, tendo irmãos, dispuser da metade de seu patrimônio em favor de estranhos, por meio de testamento, a outra parte do acervo hereditário será considerada herança jacente, porque os irmãos não foram contemplados no testamento.
c. Fideicomisso é meio pelo qual o testador pode instituir como fideicomissário os não concebidos ao tempo de sua morte. Assim, é possível instituir fideicomisso em que contemplem, sucessivamente, determinada pessoa, seu filho e seu neto.
d. Uma pessoa com 16 anos de idade ou um interdito poderão validamente dispor de seus patrimônios, por meio de testamento, desde que assistidos ou representados por tutor ou curador. Podendo, nesse caso, estabelecer-se a irrevogabilidade do testamento.
e. Se o testador instituidor como herdeiros Caio e Pedro, mas submeter o quinhão deste ao encargo de o herdeiro, escultor, fazer uma determinada obra de arte. Se ocorrer a morte de Pedro antes do testador, haverá o direito de acrescer, transmitindo-se o quinhão sem o encargo pessoal.
Gabarito: Letra "E" (arts. 1943, CC.)

Outros materiais