Buscar

aula 12 - civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aula 12 – Direito de Família - aspectos patrimoniais: regimes de bens no casamento, alimentos e bem de família.
Caso concreto:
João é um homem divorciado, proprietário de um único apartamento que se encontra alugado a Maria. Com o dinheiro do aluguel que recebe de Maria, João paga o aluguel de um outro imóvel na cidade vizinha, onde reside sozinho e trabalha. João está devendo aluguel do imóvel onde mora, está em débito com a operadora do cartão de crédito e há três meses deixou de pagar a pensão alimentícia que deve ao filho Pedro, de dois anos, filho que teve com sua ex-mulher. João o/a consulta, como advogado/a para receber esclarecimentos a respeito da possibilidade de vir a perder o imóvel de que é proprietário para pagamento das dívidas. Responda fundamentadamente ao questionamento de João.
Gabarito: Jurisprudencialmente já se aceita uma interpretação teleológica dos dispositivos legais acerca do bem de família. Se a idéia é a proteção do direito à moradia, é considerado protegido o bem alugado a terceiro, quando a finalidade é empregar o dinheiro para alugar uma residência. Também já se admite o bem de família para solteiros, divorciados e viúvos (STJ 364). Entretanto, como João deve pensão alimentícia a seu filho Pedro, além de correr o risco da prisão civil também corre o risco de ver seu imóvel penhorado, nos termos do art.3o, III da lei 8009/90.
Questões objetivas:
I - A respeito dos regimes de bens entre os cônjuges, assinale a opção correta.
A - É sempre necessária para a alienação de bem imóvel a autorização do outro cônjuge.
B - A lei impõe ao maior de sessenta anos o regime obrigatório da separação de bens. 
C - O regime de bens começa a vigorar tão logo seja escolhido perante o oficial de registro de casamentos.
D - A administração dos bens próprios só é possível quando adotado pelos cônjuges o regime da separação de bens. Gabarito: Letra “B” (art. 1.641, II CC)
II - A respeito do bem de família, assinale a opção correta.
A - O bem de família, oferecido em garantia hipotecária de determinado contrato, perde o privilégio da impenhorabilidade para a execução de outras dívidas, com exceção da garantida pela hipoteca do bem imóvel.
B - Com a instituição do bem de família convencional, o prédio se torna inalienável impenhorável, permanecendo isento de execuções por dívidas posteriores a essa instituição, salvo as relacionadas com tributos relativos ao prédio e as despesas de condomínio. 
C - Somente a pequena propriedade rural pode ser constituída como bem de família, e, ainda, restringindo-se a impenhorabilidade tão somente à sede ou à residência da família.
D - Para que seja reconhecida a impenhorabilidade do bem de família, é necessária a prova de que o imóvel em que reside a família do devedor seja o único imóvel de propriedade do devedor e que necessariamente seja utilizado exclusivamente como a residência da família.
Gabarito: Letra “B” (art. 1.715 e 1.717 CC)

Outros materiais