Buscar

av3químicacapitulo1e3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Química
O descarte dos materiais que utilizamos: como era, como é? 
AV3
Matérias primas
Tanto no passado como nos dias atuais, a fonte de matérias-primas para fabricar todos esses produtos sempre foi uma só: o ambiente natural. Contudo, muitos deles, mais cedo ou mais tarde, tornam-se imprestáveis e são descartados. Assim, o ambiente natural, de uma forma ou de outra, sempre acaba recebendo todos eles.
Poluição Ambiental
Um ambiente é considerado poluído quando deixa de apresentar condições adequadas para manter a qualidade e diversidade de vida do conjunto dos seres que nele vivem, incluindo o ser humano.
Tipos de Poluição
	 
	
		Um pouco mais sobre poluição sonora
Poluentes do Ar
		Óleos Vegetais e derivados de petróleo 
Esses materiais não se dissolvem na água e, por serem menos densos, espalham-se na superfície formando extensas “manchas” sobre a água. Derramamentos desses materiais em mares ou rios já causaram diversos desastres ecológicos, tanto no Brasil como em outros países. 
Pesticidas e fertilizantes
Utilizados em grandes quantidades nas plantações, acabam sendo transportados para as águas pelas chuvas.
Pesticidas e fertilizantes
 Os fertilizantes nas águas provocam crescimento de algas que chegam a cobrir toda sua superfície, impedindo que a luz chegue às regiões mais profundas, prejudicando a fotossíntese e a vida dos seres que habitam a região fótica (iluminada) dos cursos de água naturais. 
Metais Pesados
São considerados metais pesados os que têm densidade superior a 5 g/cm3. Muitos deles são tóxicos e não são eliminados pelos organismos vivos, acumulando-se, frequentemente, nos tecidos gordurosos ou no fígado dos animais. 
Detergentes Sintéticos
Os detergentes que utilizamos em casa estão entre os principais poluentes das águas. Para entender por que poluem, é importante conhecer algumas características deles. 
11
O futuro dos materiais que utilizamos: perspectivas de mudanças.AV#3
Crise do Petróleo 1973
Parecia que tudo o que a natureza fornecia era inesgotável, até que, em 1973, uma luz de alerta se acendeu com o surgimento de uma crise mundial: a primeira crise do petróleo, na qual o preço desse insumo e de seus derivados quadruplicou de uma hora para outra. 
Fontes de energia no Brasil
Derivados do petróleo
Destilação Fracionada
Mas há pouco mais de um século, por meio do conhecimento químico, desenvolveu-se um processo capaz de produzir muitos derivados do petróleo: a destilação fracionada. 
Características dos metais
Maleabilidade			Ductilidade		Condutibilidade Elétrica
Maleabilidade: os metais podem ser transformados em chapas e lâminas de diferentes formatos e espessuras. Ductilidade: os metais podem ser transformados em fios de diferentes espessuras. Condutibilidade elétrica: os metais conduzem corrente elétrica.
Cobre: Um metal especial
Atenção!
Faça todas as atividades do livro. Qualquer dúvida pergunte ao professor. Utilize fontes alternativas livros , revista , internet para ampliar seu conhecimento!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais