Buscar

av6químicacapitulo4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Qúimica
A Química na farmácia
AV#6
Automedicação
A qualidade de vida da população de qualquer cidade requer, entre outras coisas, moradia e meios de transporte adequados, comércio variado, escola, lazer e oferta de trabalho, serviços públicos relacionados à saúde, como saneamento básico (água tratada, esgoto e coleta de lixo), postos de saúde, pronto-socorro e hospitais.
Curare
Curare : veneno de ação paralisante extraído de determinadas plantas e utilizado por indígenas na região amazônica
Constituintes dos medicamentos
Fármaco
Excipiente ou veículo
Substância que acompanha o principio ativo para dá-lhe formula, para conseguir uma biodisponibilidade adequada, isto é para servir de veículo ao fármaco, facilitar sua absorção, sabor, aspecto e conservação.
Nome dos fármacos
Veja!
Tarjas
Tarja preta: essa tarja informa que o medicamento é de alto risco, não pode ser usado sem prescrição médica e só pode ser vendido com apresentação da receita. As receitas desse tipo de medicamento ficam retidas nas farmácias e são recolhidas, periodicamente, pelos serviços públicos de saúde. 
Tarja vermelha: o medicamento com tarja vermelha é de menor risco, isto é, embora também seja vendido apenas com receita médica, não representa risco de morte, mas apenas de efeitos colaterais, especialmente na interação com outros medicamentos. 
Sem tarja: a ausência de tarja não é um indicador de que o medicamento possa ser usado sem contraindicação, mas apenas que pode ser vendido sem a apresentação da receita médica; assim, o consumidor deve manter os mesmos cuidados recomendados para os demais medicamentos com tarja. 
Antiácidos
Sais de frutas
Os sais de frutos são usados, muito popularmente, como remédio para melhorar a digestão, o desconforto abdominal e combater a azia.
Antibiótico
Fitoterápicos
Fitoterápicos são medicamentos obtidos a partir de plantas medicinais. Eles são obtidos empregando-se exclusivamente derivados de droga vegetal (extrato, tintura, óleo, cera, exsudato, suco, e outros).
Analgésicos e Antitérmicos
Esses são os medicamentos mais vendidos sem receita médica, utilizados para aliviar dores e febre. Entre eles estão o paracetamol e o ácido acetilsalicílico. 
Atenção!
Faça todas as atividades do livro. Qualquer dúvida pergunte ao professor. Utilize fontes alternativas livros , revista , internet para ampliar seu conhecimento!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais