Buscar

As adaptações necessárias no espaço escolar para a pessoa de necessidades especiais (1)

Prévia do material em texto

“As adaptações necessárias no espaço escolar para a pessoa de necessidades especiais”
Esse documento tem com objetivo encaminhar ao sistema de ensino de ensino e orientação para a organização do serviço educacional e do atendimento aos alunos com as necessidades especiais deficiência física.
As políticas educacionais devem estar voltadas para eliminação, de todas as formas de discriminação, de modo que os alunos possam participar plenamente das ações pedagógicas e sociais da escola, centradas nas diferentes formas de aprender e conviver.
Um aluno matriculado no 4°ano do ensino fundamental, ele apresenta dificuldade de locomoção precisa se locomover com andador, e tem dificuldade motora, não consegue recortar, manejar o lápis, realizar, enfim, atividades que exijam a coordenação motora finam. As adaptações e inovações seriam necessárias para a aprendizagem desse aluno, então será necessária para a aprendizagem desse aluno a adaptação do acesso ao currículo, criar condições físicas, ambientais e materiais para o aluno na sua unidade escolar de atendimento. 
Propiciar os melhores níveis de comunicação e interação com as quais convive na comunidade escolar, propiciar o mobiliário especifica necessário, fornecer ou atuar para a aquisição dos equipamentos e recursos materiais especifico necessário, adaptar materiais de uso comum em sala de aula, introdução, objetivos, conteúdos e critérios de avaliação que possibilitam acrescentar sistema de Braille, alfabeto-manual.
O sistema educacional devem modificar suas atitudes, axpectativas e mais ainda, organizarem-se para constituir uma real escola para todos, que de conta especificas decorrentes das necessidades apresentadas pelos alunos.
A adaptação de conteúdo, complementares e alternativos e da eliminação de conteúdos básico do currículo, determinadas pela adaptação de objetivos já realizadas, dessa forma, o professor de uma classe poderá ter de trabalhar com um plano de ensino básico para a classe , de versões um pouco modificadas desse plano de ensino, destinadas a atender a necessidades especiais de um ou outro aluno, conforme a orientação da equipe de apoio. Da qual ele, professor também faz parte .
Adaptação do método de ensino, o objetivo é buscar alternativas educacionais nas quais o currículo seja o agente modificador do processo educacional, visando estar o próximo possível da realidade do aluno, num espaço democrático, na perspectiva de uma política publica de educação inclusiva com igualdade e participação de todos.
O sistema avaliativo é uma das principais vias para se conseguir avaliar a aprendizagem desse aluno com responsabilidade e profissionalismo, e poder, então promover os ajustes que tornam necessários no processo de ensino para garantir seu desenvolvimento educacional.
A ultima categoria de adaptação da temporalidade, elas constituem ajustem no tempo de permanência de um aluno em uma determinada serie, desde que não se distancie dos critérios de respeito a faixa etária dos alunos.
Em síntese, é importante que o aluno com necessidades educacionais especiais vivencie sua escolaridade juntamente com seus pares.
O aluno com deficiência ou altas habilidades, cujas necessidades educacionais especiais requerem efetivação de adaptação no currículo proposto para o ensino regular, deverá contar com um plano de ensino individualizado, elaborado por uma equipe de apoio multiprofissional envolvida no seu atendimento aducacional. Esse plano será o norteador das ações pedagógicas dos professores, seja qual for a serie na qual ele estiver formalmente matriculado.
 
Rosana Oliveira RU: 1187982

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes